IRL: Tony luta pelo bicampeonato neste domingo em Chicago

Neste domingo (9), a Fórmula Indy encerra a temporada 2007 com a emocionante decisão pelo título no oval de Chicago. Apenas três pilotos brigam pelo campeonato, entre eles, o baiano Tony Kanaan, campeão da categoria em 2004. O piloto da Andretti Green Racing disputa com o seu companheiro Dario Franchitti e com o piloto da Ganassi, o neozelandês Scott Dixon. Apesar da difícil tarefa, já que está a 39 pontos do líder Franchitti, o brasileiro vem de uma recuperação espetacular. Das últimas quatro provas, Kanaan venceu três, incluindo o GP de Detroit no domingo passado, e tirou 72 pontos de desvantagem.

“É ótimo vir para a prova decisiva num momento tão para cima como nos sentimos agora. Estamos todos muito motivados e, como fizemos desde Michigan, vamos para vencer a prova e depois a gente vê o que acontece. Com certeza entraremos em Chicago com o pensamento de conquistar o título”, destacou o piloto do carro número 11. “Não temos alternativa, temos que vencer e liderar o maior número de voltas. Esse é o nosso objetivo e tudo que podemos fazer, e é assim que queremos terminar essa grande temporada”, complementou o baiano, o maior ganhador do ano com cinco vitórias.

Para conquistar o bicampeonato, Kanaan precisa somar os 50 pontos da primeira colocação e mais os 3 extras por liderar mais voltas Caso conquiste sua sexta vitória no ano, igualando o recorde do inglês Dan Wheldon em 2005, ainda tem que contar que Franchitti não passe da 16ª posição e o Dixon da 13º. O baiano também aproveitou para esclarecer sobre a sua posição no GP de Sonoma, quando terminou na 4º colocação, para proteger o escocês após um choque com o também companheiro Marco Andretti. “Não me arrependo de nada do que eu fiz. Poderia até ter mais pontos o que me ajudaria na briga pelo bicampeonato, mas naquela hora optei por ajudar um amigo e um companheiro. Não adianta falar que os pontos farão falta, pois teve outras provas que não saiu como esperávamos. Se eu não conquistar o título, pode ter certeza que não será porque ajudei o Dario em Sonoma”, esclareceu Kanaan.

Uma curiosidade é que nenhum dos três postulantes ao título venceu no oval de 1,5 milha de Chicago. Kanaan tem seu melhor resultado um 3º lugar em 2004, Dixon tem um 2º no ano passado e o de Franchitti é um 12º em 2005. No entanto, o brasileiro detém o melhor retrospecto nos circuitos de 1,5 milha, pois venceu duas etapas nesse ano em ovais da mesma extensão (Japão e Kentucky), além de ter quatro vitórias, das 12 na carreira, nos chamados “speedways”.

Os treinos livres da etapa decisiva que encerra o calendário 2007 iniciam somente no sábado (8), mesmo data da classificação oficial que estabelecerá a ordem de largada. A largada para as 200 voltas acontece no domingo (9), às 17h, com transmissão ao vivo da Band, BandSports e PlayTv para todo o Brasil.

Programação:

Sábado (8):
1º treino livre – 09h15 às 11h00 (horário de Brasília)
2º treino livre – 12h00 às 13h00
Classificação – 17h30

Domingo (9):
Largada (200 voltas) – 17h

GP de Chicago
Etapa: 17 de 17
Data: Domingo, 9 de setembro
Hora: 17h
Circuito: Oval
Extensão: 1,5 milha
TV: Band, BandSports e PlayTv AO VIVO
Narração: Luciano do Valle
Comentários: Willy Hermman e Celso Miranda
Participação Especial: Felipe Giaffone

Foto: Shawn Payne/Indycar/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *