IRL: Tony luta pelo bicampeonato neste domingo em Chicago

Neste domingo (9), a Fórmula Indy encerra a temporada 2007 com a emocionante decisão pelo tÁ­tulo no oval de Chicago. Apenas três pilotos brigam pelo campeonato, entre eles, o baiano Tony Kanaan, campeão da categoria em 2004. O piloto da Andretti Green Racing disputa com o seu companheiro Dario Franchitti e com o piloto da Ganassi, o neozelandês Scott Dixon. Apesar da difÁ­cil tarefa, já que está a 39 pontos do lÁ­der Franchitti, o brasileiro vem de uma recuperação espetacular. Das últimas quatro provas, Kanaan venceu três, incluindo o GP de Detroit no domingo passado, e tirou 72 pontos de desvantagem.

â€œÉ ótimo vir para a prova decisiva num momento tão para cima como nos sentimos agora. Estamos todos muito motivados e, como fizemos desde Michigan, vamos para vencer a prova e depois a gente vê o que acontece. Com certeza entraremos em Chicago com o pensamento de conquistar o tÁ­tulo”, destacou o piloto do carro número 11. “Não temos alternativa, temos que vencer e liderar o maior número de voltas. Esse é o nosso objetivo e tudo que podemos fazer, e é assim que queremos terminar essa grande temporada”, complementou o baiano, o maior ganhador do ano com cinco vitórias.

Para conquistar o bicampeonato, Kanaan precisa somar os 50 pontos da primeira colocação e mais os 3 extras por liderar mais voltas Caso conquiste sua sexta vitória no ano, igualando o recorde do inglês Dan Wheldon em 2005, ainda tem que contar que Franchitti não passe da 16ª posição e o Dixon da 13º. O baiano também aproveitou para esclarecer sobre a sua posição no GP de Sonoma, quando terminou na 4º colocação, para proteger o escocês após um choque com o também companheiro Marco Andretti. “Não me arrependo de nada do que eu fiz. Poderia até ter mais pontos o que me ajudaria na briga pelo bicampeonato, mas naquela hora optei por ajudar um amigo e um companheiro. Não adianta falar que os pontos farão falta, pois teve outras provas que não saiu como esperávamos. Se eu não conquistar o tÁ­tulo, pode ter certeza que não será porque ajudei o Dario em Sonoma”, esclareceu Kanaan.

Uma curiosidade é que nenhum dos três postulantes ao tÁ­tulo venceu no oval de 1,5 milha de Chicago. Kanaan tem seu melhor resultado um 3º lugar em 2004, Dixon tem um 2º no ano passado e o de Franchitti é um 12º em 2005. No entanto, o brasileiro detém o melhor retrospecto nos circuitos de 1,5 milha, pois venceu duas etapas nesse ano em ovais da mesma extensão (Japão e Kentucky), além de ter quatro vitórias, das 12 na carreira, nos chamados “speedways”.

Os treinos livres da etapa decisiva que encerra o calendário 2007 iniciam somente no sábado (8), mesmo data da classificação oficial que estabelecerá a ordem de largada. A largada para as 200 voltas acontece no domingo (9), Á s 17h, com transmissão ao vivo da Band, BandSports e PlayTv para todo o Brasil.

Programação:

Sábado (8):
1º treino livre – 09h15 Á s 11h00 (horário de BrasÁ­lia)
2º treino livre – 12h00 Á s 13h00
Classificação – 17h30

Domingo (9):
Largada (200 voltas) – 17h

GP de Chicago
Etapa: 17 de 17
Data: Domingo, 9 de setembro
Hora: 17h
Circuito: Oval
Extensão: 1,5 milha
TV: Band, BandSports e PlayTv AO VIVO
Narração: Luciano do Valle
Comentários: Willy Hermman e Celso Miranda
Participação Especial: Felipe Giaffone

Foto: Shawn Payne/Indycar/Divulgação