Stock: Equipe M4t/WAS estréia no circuito externo de Curitiba

Os pilotos Paulo Salustiano e Mateus Greipel já correram no traçado rápido.

Em sua segunda temporada na Copa Nextel Stock Car, a equipe paulista M4T/WAS (Inpacom/Nicoboco/Sawary/RedeTV) vai fazer a sua estréia no circuito externo do Autódromo Internacional de Curitiba neste final de semana (06 a 08/9). Apenas os pilotos do time, o catarinense Mateus Greipel e o paulista Paulo Salustiano, já tiveram experiência no traçado de 2.550 metros, utilizado pela última vez em 2004. “Temos noção do que iremos fazer, pois corremos no anel externo de BrasÁ­lia no ano passado. De qualquer maneira, será fundamental o “feeling” do Greipel e do Salustiano para encontrarmos um bom acerto”, analisa Miguel Ferreira, chefe da equipe. A sétima etapa será disputada excepcionalmente no sábado, com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão a partir das 10h15.

Correr em um traçado com apenas duas curvas, pode parecer fácil. No entanto, o circuito de Curitiba tem a peculiar caracterÁ­stica de ter duas retas longas, ligadas por duas curvas de raios e desenhos completamente diferentes. Na entrada da reta da arquibancada há uma curva de raio longo de média velocidade, e antes da reta oposta é um “Esse” de baixa velocidade. “Teremos menos parâmetros para se trabalhar, o que não deixa de ser uma dificuldade”, explica Miguel. “Temos que ter boa tração nas saÁ­das de curvas, para ganhar nas retas, e um carro solto, para que o motor consiga empurrar bem o conjunto para alcançar a maior velocidade possÁ­vel”, ensina o engenheiro.

A pequena extensão do circuito e o acerto mais homogêneo entre os carros vão fazer com que os pilotos tenham um desempenho muito parecido, o que obrigará os engenheiros a trabalhar nos mÁ­nimos detalhes para se destacarem. “Vamos atrás de ajustes finos e diferenças de milésimos de segundo. Quando a gente acha que o carro está bom, vem outro concorrente e abaixa o seu tempo em alguns milésimos de segundo. Então, temos que tentar outro acerto para dar o troco, e assim vai, o tempo todo”, continua o técnico da Inpacom/Nicoboco/Sawary/ RedeTV. â€œÉ um verdadeiro jogo de xadrez. Ainda bem que temos dois pilotos bons de curvas rápidas, e que já correram com sucesso neste anel externo. Assim poderemos fazer reuniões de trabalho produtivas”, confia Ferreira, que está garantindo a sua equipe entre as 16 melhores que terão vaga assegurada para a próxima temporada.

Depois de seis etapas o campeonato de equipes da Copa Nextel está assim:

1 Eurofarma RC – Mitsubishi – 123
2 A.Mattheis Motorsport – Chevrolet – 114
3 Texaco/Vogel – Chevrolet – 103
4 Terra Racing – Mitsubishi – 69
5 Neoquimica-Neosoro/JF Racing – Peugeot – 67
6 Biosintética Action Power – Volkswagen – 59
7 Red Bull Racing – Volkswagen – 58
8 AMG Motorsport – Mitsubishi – 53
9 Cimed Racing – Volkswagen – 46
10 Boettger Competições – Chevrolet – 29
11 Officer Pamplona’s Motorsport – Mitsubishi – 28
12 L&M Racing – Peugeot – 25
13 M4T Motorsport – Chevrolet – 20
14 Nascar Bennamed – Mitsubishi – 19
15 Hot Car/São Luiz – Chevrolet – 11
16 RC3 Bassani – Peugeot – 7
     Full Time Sports – Peugeot – 7
18 WA Matheis 307 Racing – Peugeot – 5
19 Carlos Alves Competições – Volkswagen – 4
19 Scuderia 111 – Chevrolet – 3
20 Katalogo Racing – Mitsubishi – 1
     Win Motorsport – Volkswagen – 1
21 GomesSports – Volkswagen – 0           
     Powertech – Chevrolet – 0
     RC Motorsport – Mitsubishi – 0
     RS Competições – Volkswagen – 0
     TM Sports-Beckdom – Mitsubishi – 0
     WB Motorsport – Volkswagen – 0