Kart: Biland começa Campeonato Paulista neste sábado. E vai correr em Interlagos

Menos de um mês depois do International Kart GP, a Biland Brasil começará seu principal torneio regional: o Campeonato Paulista Biland de Kart. A primeira etapa da competição está marcada para o próximo sábado (22), quando os pilotos da categoria se reunirão no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, para a primeira das dez corridas previstas para este ano.

A Linea (Liga Nacional de Esporte Automotor), organizará o Paulista Biland de Kart, e assinou na última quinta-feira (20) o contrato com a SP Turismo, administradora do kartódromo paulistano, para realizar as provas do campeonato durante todo o ano. “Devemos fazer oito das dez etapas em Interlagos. Só não poderemos correr lá nos meses de setembro e outubro, quando o autódromo será fechado para obras antes do GP de Fórmula 1. Nesses meses as etapas devem acontecer em Limeira (interior de São Paulo) e Praia Grande (no litoral)”, comentou Paulo Breim, promotor da Biland no Brasil.

Para esta primeira etapa, a expectativa dos organizadores é que uma nova geração de pilotos apareça na categoria. Além, claro, dos nomes que habitualmente correm com os motores de 250 cilindradas e quatro tempos de ciclo. “Vamos ter alguns nomes que nunca correram de Biland e se interessaram pelo campeonato, por conta dos baixos custos para competir. Além desses, o Alberto Cattucci (atual campeão Mundial da categoria) e o André Girotto vão correr também”, disse Paulo Breim, se referindo a dois dos principais pilotos da Biland.

O campeonato segue com o regulamento bastante parecido com o que era usado até 2007. Será dividido em quatro turnos que têm pontuação diferenciada. Para garantir a competitividade até o final do ano, cada piloto deverá descartar um pior resultado no primeiro e no terceiro turnos. As novidades no regulamento ficam por conta da idade para competir e da homologação de chassis. No primeiro item, serão aceitos pilotos com 13 anos na Biland KGP (13 a 24 anos), desde que provem ter, no mínimo, dois anos de experiência em categorias Júnior. No que se refere aos equipamentos, os pilotos podem usar qualquer marca de chassis, desde que esta seja homologada pela Comissão Internacional de Kart (CIK).

“Também vamos inovar com uma punição diferenciada. Cada advertência tomada na pista representará um ponto a menos no campeonato. A idéia é diminuir o número de toques e incidentes, partindo o princípio que o piloto sabe que vai pagar por aquilo de alguma forma”, contou Paulo Breim. Além da categoria KGP, o Paulista de Biland Kart tem as classes KGPS e KGPSS que atendem, respectivamente, pilotos com idade entre 25 e 40 anos, e acima de 40 anos.

Apesar de a pista estar liberada desde quinta-feira para os treinos livres, no sábado – dia das provas – os pilotos ainda terão duas sessões de treinos, além das tomadas de tempo. A programação começa às 9h15 da manhã e se encerra às 15h com a largada da última bateria. A entrada no kartódromo de Interlagos, para quem quiser assistir de perto as corridas, é franca. Confira abaixo a programação completa da 1ª etapa do Paulista de Biland Kart:

9h15 às 10h30 – 1º treino livre
11h15 às 12h – 2º treino livre
13h às 13h10 – Tomada de tempos KGP
13h40 – Largada – Corrida KGP
14h40 às 14h50 – Tomada de tempos KGPS e KGPSS
15h – Largada – Corrida KGPS e KGPSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *