Kart: Campeonato Paulista inicia nova fase neste sábado

Principal competição regional do kartismo brasileiro parte para sua 41ª edição com novas categorias e novos patrocinadores.

A temporada de 2007 do Campeonato Paulista de Kart começará neste sábado (19), no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. A partir das 9h15, os pilotos vão à pista para a disputa dos primeiros treinos classificatórios do dia, e as atividades no circuito se estendem até pouco depois das 17h00. Esta será a primeira rodada dupla da competição mais tradicional do kartismo brasileiro, que parte para sua 41ª edição recheada de novidades.

Além da já consolidada categoria Biland – única no país a oferecer aos pilotos karts com motores quatro tempos de alta performance –, o estadual terá a estréia de outras seis séries e estará aberto a pilotos com idade a partir de sete anos.

O grande diferencial do Paulista de Kart 2007 em relação às temporadas anteriores é alteração no regulamento técnico, que manteve o consagrado motor Biland e abriu espaço para alguns dos propulsores mais modernos existentes atualmente no kartismo interncional, produzidos pela chinesa Fireball e pelas italianas TM o Vortex.

“Começamos por reduzir os custos das inscrições, que eram uma antiga reivindicação dos pilotos, e eliminamos a necessidade de altos investimentos na preparação de motores de treino e de corrida, adotando propulsores alugados de preparação original”, declarou Cláudio Vieira, do Interlagos Motor Clube, que há 30 anos está à frente da competição.

O envolvimento da Federação de Automobilismo de São Paulo na nova configuração do campeonato foi decisiva para a adequação do Paulista de kart à nova realidade da modalidade no país, e a entidade espera um grande crescimento da competição que, desde os anos 1960, tem formado os pilotos brasileiros que mais fizeram sucesso no automobilismo internacional.

“Estamos trabalhando para que haja corridas em Cotia, no Kartódromo da Granja Viana, e em Itu, no Kartódromo Schincariol. As duas pistas já sediaram ou ainda sediam provas importantes e têm ótima estrutura para receber pilotos e equipes”, declarou o professor Rubens Carpinelli, presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo.

O Campeonato Paulista de Kart terá, também, dois novos patrocinadores neste ano. A Revista Auto Market é parceira da categoria Endurance, em que equipes de até três pilotos se revezam em corridas de uma hora de duração. Já a rede de restaurantes Applebee’s apóia toda a competição, concedendo vales-desconto para os pilotos e abrindo espaço para a divulgação do estadual nas três lojas da rede em São Paulo.

“Acredito que as parcerias com a Auto Market e com a Applebee’s sejam um importante passo no sentido de ampliar a divulgação do kart como modalidade esportiva em São Paulo. Com isso, pretendemos atrair o interesse de pessoas que não estão habituadas a acompanhar o esporte, e também estreitando o relacionamento com um público que é potencial praticante da modalidade”, completou o publicitário Luigi Di Nizo, responsável pelo Departamento de Marketing do Campeonato Paulista.

Conheça as categorias do estadual:

Kadet
Nova grafia da antiga Cadete. Karts equipados com motores Honda fornecidos pela RBC Preparações.

Fireball Junior
Nova denominação da Junior Menor. Karts equipados com motores Fireball fornecidos pela One Sports.

Rok Junior
Nova denominação da Junior. Karts equipados com motores Vortex Rok fornecidos pela RBC Preparações.

Sprinter
Nova denominação da Novatos. Karts equipados com motores Fireball fornecidos pela One Sports.

KZ1
Nova denominação da Graduados A e B. Karts equipados com motores TM K9C fornecidos pela RBC Preparações.

Endurance
Nova categoria criada para pilotos acima dos 14 anos de idade. Karts equipados com motores Fireball fornecidos pela One Sports.

Biland
Sucesso absoluto no ano passado, a categoria mantém a proposta de motores quatro tempos da marca Biland. Karts equipados com motores pelo Team Biland Brasil.

Confira a programação do fim de semana:

Tomadas de tempos:
Kadet – 09h15
Fireball Junior – 9h30
ROK Junior – 09h45
KGP Biland – 10h00
Sprinter – 10h15
KZ1 – 10h30
KGPS Biland – 10h45
Endurance – 15h40

1ª bateria (Categorias Biland e Endurance com bateria única)
Kadet – 11h15
Fireball Junior – 11h30
ROK Junior – 11h50
KGP Biland – 12h10
Sprinter – 12h40
KZ1 – 13h00
KGPS Biland – 14h20
Endurance – 16h00

2ª bateria
Kadet – 13h20
Fireball Junior – 13h40
ROK Junior – 14h00
Sprinter – 14h50
KZ1 – 15h15

O calendário completo do 41º Campeonato Paulista de Kart é o seguinte (com exceção das categorias Biland GP e Endurance Kart, todas as demais terão rodadas duplas):
1ª etapa – 19 de maio – Kartódromo de Interlagos
2ª etapa – 02 de junho – Kartódromo de Interlagos ou Granja Viana
3ª etapa – 30 de junho – Kartódromo de Aldeia da Serra
4ª etapa – 11 de agosto – Kartódromo de Interlagos
5ª etapa – 01 de setembro – Kartódromo de Aldeia da Serra
6ª etapa – 27 de outubro – Kartódromo de Aldeia da Serra
7ª etapa – 17 de novembro – Kartódromo de Interlagos
8ª etapa – 08 de dezembro – Kartódromo de Interlagos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *