Kart: Cláudio Cantelli Júnior compete na Itália

Piloto do Paraná volta ao kartismo europeu e disputa a segunda etapa da categoria KF1 no WSK Series.

A cidade de Castelletto di Branduzzo, ao sul de Milão – na Itália, respira velocidade nesta semana. A partir desta quinta-feira (02/4) até o próximo domingo, o Kartódromo 7 Laghi é palco de mais um desafio do WSK – o World Series Karting que vem conquistando espaço entre as competições mais importantes do velho continente. A rodada do final de semana é a terceira da competição em 2009, mas ainda a segunda com participação da categoria KF1 – a elite do kartismo mundial. É nessa classe que o paranaense Cláudio Cantelli Júnior marca sua volta à modalidade depois de duas temporadas competindo no automobilismo europeu.

Na Itália, Cantelli integra uma delegação brasileira que deve contar com quatro pilotos nessa etapa do WSK. “O kartismo europeu é muito forte e muito equilibrado. Poder competir junto com outros 44 pilotos é uma excelente maneira de colocar meu potencial à prova e também aprender coisas novas”, avalia Cantelli, que carrega um currículo com duas participações no Mundial de Kart – em 2004 e 2005.

“Os karts na Europa mudaram muito desde a época em que eu disputei o Mundial. Os motores agora tem centrais eletrônicas que limitam os giros e também fornecem muito mais informação ao piloto sobre o rendimento. Nos treinos que fiz tentei aprender o máximo do kart para chegar nos treinos livres pronto para buscar o melhor acerto”, comenta o piloto que viajou na semana passada para a Itália e aproveitou o último dia de pista aberta no 7 Laghi (27/3) para treinar.

Desde 2007 os karts na Europa são equipados com motores dois tempos de 125 cilindradas. Porém, dotados de centralinas eletrônicas, esses propulsores têm rotações limitadas em 16 mil giros – e foram de batizados com a sigla KF para designar uma linha cujo destaque está no baixo custo de manutenção, idealizado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para reduzir os orçamentos no kart.

A terceira etapa do WSK 2009 começa nesta quinta-feira com os primeiros treinos livres para todas as categorias que estão em Castelletto di Branduzzo: KF1, KF2 e KF3. Tomadas de tempo e baterias eliminatórias serão realizadas entre sexta-feira e sábado, enquanto o domingo é destinado às corridas finais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *