Kart: Começa neste sábado a segunda fase classificatória do Paulista Light

Cumpridas a primeira fase classificatória e a primeira pré-final de 2007, o Campeonato Paulista Light de Kart inicia neste sábado o segundo turno de classificação para a decisão do título de campeão da temporada. No embalo do sucesso causado pelos playoffs da Stock Car no ano passado, o regulamento do estadual de kart foi alterado para que a disputa pelo título se mantenha aberta até a última corrida do calendário, que será realizada no dia 08 de dezembro.

A fase inaugurada neste sábado será composta por quatro corridas, que a exemplo do primeiro turno distribuem 11 pontos para o vencedor. Entre a sexta e a nona provas do ano, os pilotos passarão a acumular pontos numa espécie de “tabela paralela”, e só poderão pontuar na tabela real ao final desse período, de acordo com o resultado acumulado nas quatro próximas corridas.

“Parece complicado, mas não é”, garante o atual terceiro colocado na classificação geral da categoria Júnior, Eduardo Banzoli Filho (Oakley). “Teremos quatro corridas e somaremos pontos após cada uma delas, o que dará origem a uma classificação paralela. Ao final desse turno, esse campeão virtual receberá 16 pontos, que serão, estes sim, computados na tabela real. O segundo colocado leva 14, o terceiro 13 e assim por diante. É como se as próximas quatro corridas, para efeito de campeonato, valessem apenas uma”, explicou Banzoli.

A diferença do sistema de pontuação do Paulista Light de Kart para a Stock Car é que, ao contrário da categoria de elite do automobilismo nacional, todos os pilotos poderão disputar o título no último playoff, não havendo restrição, por exemplo, aos dez mais bem colocados na fase de classificação.

“Nas finais do Paulista Light não há descarte e todos os pontos somados são aplicados à tabela que realmente conta pontos para o campeonato. Na Stock, os dez primeiros são reagrupados e são os únicos a disputar o título no turno decisivo. No kart o regulamento ficou mais democrático, embora, na prática, os dez melhores sejam os que, naturalmente, têm as maiores chances de encerrar o ano na primeira posição”, acrescentou Banzoli.

O piloto patrocinado pela Oakley tem boas expectativas para a corrida deste fim de semana, em especial após a conquista da liderança do Campeonato Paulista de Kart, onde acumula duas vitórias nas primeiras quatro rodadas duplas do calendário. O estadual principal também utiliza, neste ano, motores alugados e sorteados, da mesma forma que o Paulista Light.

Foto: Luca Bassani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *