Kart: Douglas Hiar entra na briga pelo título paulista

O melhor estreante no Pan-Americano de Kart, duas vitórias consecutivas e um segundo lugar compõem o excelente retrospecto do paulista Douglas Hiar (Tx Wear/RG518) nas últimas quatro provas que disputou. A mais recente delas foi a quinta etapa do Campeonato Paulista, realizada no último sábado (3/6), no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos – na capital paulista. Correndo na Graduados A, a principal categoria do kart no Brasil, Douglas chegou ao circuito paulistano como favorito por ter vencido a quarta rodada do torneio – há cerca de quinze dias.

Na tomada de tempos que definiu a ordem de largada da Graduados A, disputada na manhã do sábado, horas antes da corrida, Douglas garantiu sua posição na primeira fila ao cravar o segundo melhor tempo. Dada a largada e partindo pelo ‘lado de fora’ do traçado, Douglas perdeu uma posição na primeira curva e caiu para terceiro, pressionando o gaúcho César Ramos, que estava a sua frente. Depois de algumas voltas perseguindo o adversário, Douglas conseguiu a ultrapassagem na mais famosa curva do kartódromo de Interlagos, a ‘Curva da Balança’. “Como eu fiquei por fora na largada, o César conseguiu me ultrapassar na primeira curva e ficamos disputando durante umas quatro voltas até eu conseguir passar à frente”, lembrou Douglas, que faz em 2006 seu ano de estréia na Graduados A – promovido por ter sido campeão Brasileiro de Kart na Graduados B.

Uma vez na segunda colocação, Douglas abriu vantagem para o restante do pelotão e partiu para tentar uma caçada ao líder da prova, o também paulista Dennis Dirani. Com desempenhos muito parecidos, os dois pilotos ‘viravam’ praticamente o mesmo tempo e a diferença entre eles não se modificava. “O meu kart e o do Dirani estavam muito parecidos, virando os mesmos tempos todas as voltas. Isso dificultou para descontar a vantagem que ele já tinha na frente”, comentou Douglas. “Acho que se eu não tivesse caído para terceiro na largada teria acompanhado ele mais de perto durante a prova e brigado pela vitória”, arriscou.

Porém a segunda colocação na corrida alçou o piloto da sexta para a vice-liderança na tabela de pontos. O regulamento do Campeonato Paulista de Kart prevê que após a quinta etapa, cada piloto deve descartar seus dois piores resultados até ali. E foi nessa matemática que Douglas entrou na briga pelo título. “Fiz as contas assim que cheguei em casa e vi que agora estou em segundo lugar, empatado com o César Ramos”, contou o piloto de 15 anos de idade. O líder da competição agora é Dennis Dirani com 32 pontos, cinco a mais que Douglas Hiar e César Ramos.

O Campeonato Paulista volta no próximo dia 24 de junho com uma rodada dupla no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri.

Confira como terminou a quinta etapa do Paulista de Kart na categoria Graduados A:
1-)Dennis Dirani;
2-)Douglas Hiar;
3-)Gabriel Dias;
4-)Leonardo Cordeiro;
5-)Gabriel Tojal
6-)Denis Navarro.

Os seis primeiros no campeonato (já com descartes):
1) Dennis Dirani (SP), 32 pontos;
2) César Ramos (RS) e Douglas Hiar (SP), 27;
4) Rafael Suzuki, 25;
5) Guilherme de Conto, 24;
6) Leonardo Cordeiro, 20 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *