Kart: Francisco Weiler, um estreante com muito talento

Francisco Pimentel Kortwich Weiler, nasceu na capital paulista, indo com a família para a cidade de Capão Bonito, interior de São Paulo com apenas três meses. Aos 15 anos de idade pediu ao pai uma oportunidade para fazer escolhinha de pilotagem, apenas para “ver como era”, conforme as próprias palavras de Francisco.

Matriculado na escolhinha de pilotagem da Granja Viana, os destinos começaram a se cruzar. Paulo Carcasci, piloto recordista de títulos brasileiro de kart (6 até hoje) era o instrutor. Após algumas aulas, Carcasci resolve promover uma corrida de kart indoor com alguns pilotos, para poder observar melhor a habilidade do garoto. E o resultado não poderia ser melhor: vitória na estréia.

Paulo decidiu então conversar com o jovem Francisco e sua família, decidindo que seria melhor abandonar os modelos indoors e começar a treinar com modelos de competição. Foram dois meses amaciando motores e treinando, tudo para “pegar a mão” do novo equipamento e se aperfeiçoar com sua nova equipe.

Depois disso, era o momento da estréia. Contudo a adrenalina da primeira corrida logo foi substituída pela tristeza de não conseguir fazer um bom treino, largando na última colocação em sua primeira corrida profissional. Porém durante a corrida a recuperação foi muito importante. Mesmo largando no fundo do grid, Francisco terminaria a prova na 3ª colocação, um ótimo resultado para um estreante, que logo se tornaria um resultado melhor ainda. Os dos primeiros colocados foram desclassificados, devido a irregularidades nos equipamentos, e Weiler fora declarado vencedor, na sua primeira prova.

Depois da abertura, mais 15 corridas foram disputadas na temporada 2007. Entre elas, uma prova de endurance de kart, ao lado de Allan Hellmeister, piloto atualmente contratado pela Katalogo Racing na Stock Car V8.

No total, dez vitórias em dezesseis provas disputadas, uma resultado muito bom para quem começou a desvendar os segredos do automobilismo aos 16 anos. Depois de disputar o Paulista Open e ser Campeão da Copa Petrobras Sorriso, os planos agora são dar continuidade aos campeonatos de kart (Paulista, Paulista Light e Paulista Granja Viana) buscando o título.

Em 2008, um plano ainda mais audacioso: partir para uma categoria internacional, a Fórmula BMW. “A grande dificuldade é conseguir patrocínio, mas tenho certeza que conquistando bons resultados e com a ajuda do Paulo (Carcasci) e todos que estão me auxiliando nesse início de carreira, iremos chegar ao nosso objetivo”, completa Francisco Weiler.

E alguém poderá dizer que isso não é possível, para um piloto que tem uma ascensão como essa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *