Kart: Igor Fraga é vice na final do AKOC(Asian karting Open Championship) em Macau

Com apenas 9 anos, Igor Fraga ( Brastel, Bom Preço Mercado, Agua na Boca, CRG Japan, Just-one, Pacific Motors, escritório São Paulo e Trust ) já faz sua segunda participação em campeonato internacional, que foi realizada no dia 16 de dezembro em Macau na China.

Mais uma conquista para o precoce piloto Igor Fraga, que preenche seu currículo com um segundo lugar no Asian Karting Open Championship em Macau, o único brasileiro a participar da competição.

Igor Fraga começou seus treinos na quinta-feira, foram 4 treinos durante o dia e no último treino já foram lacrados os motores, o regulamento do campeonato só permiti ao piloto usar um único motor, e após lacrado só permiti acertos na carburação. Na sexta-feira Igor Fraga fez um treino livre, dois time-attack e duas provas de classificação. Conquistou a quarta posição na tomada de tempo, o segundo lugar na primeira prova de classificação e o primeiro lugar na segunda prova. O brasileiro tínha um grave problema, o seu motor não ía bem na reta principal do circuito, não girava bem, normalmente o motor da categoria mini rok gira entre 14.500 a 14.900, mais o motor do brasileiro girava no máximo 14.000, uma vez que o motor já estáva lacrado, não permitindo ajustes interno. Vários acertos no chassis foram feito para amenisar a situação, e Igor Fraga se alinha no sábado para o terceiro teste de classificação, onde o brasileiro precisava chegar na frente do piloto de Macau Chang Wing Chung de 11 anos, para poder conquistar a pole para a pré-final. Igor Fraga no momento em que tentava uma ultrapassagem em cima do primeiro colocado, foi tocado por trás e teve seu eixo e roda trazeira empenado, terminando a prova apenas na terceira posição.

Com o balanço das três provas de classificação Igor Fraga conquista o segundo lugar no grid para a pré-final e o piloto de Macau ficou com a pole.

O problema de rendimento do motor do brasileiro não teve como ser solucionado, mais a equipe encontrou uma relação de coroa que se Igor Fraga andasse na reta pegando o vácuo do piloto de Macau, tínha chances de ultrapassar na parte interna do circuito, mais se o piloto abrisse uma vantagem, o brasileiro não teria chances de brigar pela liderança, uma vez que Chang Wing era mais rápido na reta 0,3 sec. As dificuldades que Igor Fraga encontrou e a vontade de superar o piloto local, fez com que a prova da categoria ganhasse uma atenção especial, era visível a diferença de rendimento do kart do brasileiro, mesmo assim Igor Fraga na parte interna do circuito conseguia manter a primeira posição, mais na reta era ultrapassdo por Chang Wing e trocaram de posição em quase todas as voltas, mais na penúltima volta Igor Fraga quando liderava a corrida pegou dois retardatários e quando foi ultrapassá-los, um deles tirou o kart do seu traçado e fechou o brasileiro favorecendo o piloto local, que assumiu a liderança e o brasileiro ficando com a parte suja do circuito, perde aderência e a primeira posição. Faltando apenas uma volta, Igor Fraga não consegue buscar Chang Wing e termina a prova em segundo lugar.

Na final disputada no domingo, Igor Fraga faz uma boa largada e assume a liderança, a única forma do brasileiro vencer a prova era se manter o maior tempo possível na primeira posição, Igor Fraga cumpriu muito bem o seu papel e deu uma emoção especial a prova, por várias vezes a arquibancada se levantou para assistir o pega do brasileiro com o piloto de Macau. Mais um acidente com um dos pilotos da categoria fez a prova ser interrompida, foi feita uma nova largada.

Igor Fraga na hora do acidente liderava a prova, e larga na primeira posição. Após a nova largada, a briga pela liderança ganha mais um participante o terceiro colocado, do tempo dos três primeiros colocados o do brasileiro era o mais lento, mesmo assim Igor Fraga liderou a maior parte da prova segurando como pôde o piloto de Macau, que nas últimas voltas conseguiu fazer uma ultrapassagem em cima do brasileiro e o terceiro colocado que estáva no vácuo também ultrapassa Igor Fraga, que cai para a terceira posição. Não deixando o segundo colocado abrir vantagem, o brasileiro consegue recuperar a segunda posição,  Chang Wing distância e vence a prova. Igor Fraga segurou sua colocação como pôde e terminou a prova em segundo lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *