Kart: Interpretação polemica prejudica Victor Guerin na Granja Viana

Dois pesos e duas medidas são utilizadas para situações idênticas por Comissários Desportivos da FASP em provas oficiais.

O piloto paulista Victor Guerin (GTP/ Semorin/ Rubi/ Café De La Musique/ Keiper Recaro/ Top Report) viu caÁ­rem por terra suas possibilidades de conquista do titulo máximo da temporada 2006 na categoria Intercontinental do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana, ao sofrer uma polemica punição de acréscimo a seu tempo total de prova.


Partindo da segunda posição na grelha de partida Guerin buscou incessantemente a liderança da prova e mesmo após um toque que recebeu do lÁ­der da prova em uma tentativa de ultrapassagem, que o fez perder algumas posições – e interpretado como “normal de corrida” pelos Comissários Desportivos -, o piloto da equipe GTP Motorsport conseguiu recuperar-se, estabelecendo a melhor volta da corrida para tentar a vitória nas voltas finais. Preocupado com a incessante pressão de Victor Guerin o lÁ­der da prova “espalhou” um pouco seu kart em uma das curvas do circuito, dando a oportunidade que o piloto que representa as cores das empresas GTP/ Semorin/ Rubi/ Café De La Musique/ Keiper Recaro/ Top Report precisava para realizar a ultrapassagem.


Na manobra os karts se tocaram – exatamente da mesma maneira que haviam se tocado anteriormente, quando Guerin perdeu varias posições -, com Victor Guerin, desta vez, levando a melhor e vencendo espetacularmente a corrida. Encerrada a disputa e a vistoria técnica obrigatória nos bólidos participantes, os Srs. Comissários Desportivos da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo entendendo ter ocorrido atitude anti-desportiva na manobra encetada pelo vencedor da corrida – idêntica Á  ocorrida anteriormente na mesma prova com entendimento diverso -, aplicaram-lhe como punição o aditamento de dez segundos ao tempo total de prova, pelo que restou a Victor Guerin, legÁ­timo vencedor, a 6ª posição final.


Essa ótica distinta dos Srs. Vistores oficiais para situações idênticas na mesma corrida, que determinou o final das possibilidades de Victor Guerin na disputa do titulo máximo da temporada 2006 da categoria Intercontinental do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana, cristalizou-se, mais uma vez, com desacertada na volta final da categoria Junior Menor do Campeonato Paulista Light de Kart realizado neste sábado (4/11) no Kartódromo Aldeia da Serra.


Nessa prova, em situação idêntica, dois pilotos embatiam-se pela vitória e na Curva 4 do circuito de Barueri o lÁ­der da prova “espalhou” um pouco no traçado. Esperto, o vice-lÁ­der da competição tratou de enfiar o bico de seu kart no espaço “ofertado”. Os bólidos se tocaram – até com mais violência – e o então vice-lÁ­der conquistou a posição e a vitória, confirmada como normal de corrida pelos Comissários Desportivos da FASP em exercÁ­cio.


Ora, é lógico, axiológico, sintomático, que situações idênticas requerem interpretações idênticas, sem casuÁ­smos ou preferências pessoais. Em três oportunidades que se apresentou a mesmÁ­ssima situação fática os Á­nclitos Comissários Desportivos da Federação de Automobilismo de São Paulo assentaram posições diametralmente opostas, consignando a praxe de dois pesos e duas medidas para o mesmo fato. Resta claro, clarÁ­ssimo, que essa polemica e canhestra ótica casuÁ­stica prejudicou desportivamente o kartista Victor Guerin no desenvolvimento do campeonato.


Ainda no lapso legal estabelecido por regulamento, Victor Guerin buscou mostrar seu inconformismo apresentando recurso Á  punição imposta, todavia tal via foi vedada por orientação do Comissário Desportivo Antonio Hernandes, que assinou não caber recurso de punição desportiva…


“Sinceramente estou frustrado e confuso com essa situação, já que agora não sei se agi certo, ou errado. Na mesma situação em que fui punido vi entenderem como normal a mesma manobra com dois outros pilotos”, esclareceu, inconformado Victor Guerin.


“Essa foi a primeira corrida na Granja Viana sem a direção de prova de Flavio Abrusio e, tenho certeza, com ele lá a coisa seria diferente. Ele sempre procurou nos esclarecer e orientar corretamente, deixando claro o que poderia acontecer em cada situação. Já estamos com saudade”, complementou o kartista Campeão do primeiro turno do certame.


Confira o resultado oficial da 8ª etapa da categoria Intercontinental:
1.   Vinicius Alvarenga, com 22 voltas em 14m47s937
2.   Luca Travaglini, Á  1s707
3.   Caio Conde, Á  3s897
4.   Matheus Protti, Á  4s391
5.   João Cunha, Á  7s129
6.  Victor Guerin GTP/ Semorin/ Rubi/ Café De La Musique/ Keiper Recaro/ Top Report, Á  9s136
7.   Bruno Purri, Á  15s687
8.   Renato Gasparian, Á  21s286
9.   Alan Massaini, com 20 voltas
10. Rafael Raucci, com 6 voltas


Pole Position: Vinicius Alvarenga, com 38s779
Melhor Volta: Victor Guerin, com 39s413


Texto: Cláudio Reis