Kart: Kartismo paulista segue revelando talentos e alimentando sonhos de quem, um dia, quis ser piloto

Competições são realizadas todos os finais de semana em centenas de kartódromos espalhados pelo paÁ­s. Excelentes oportunidades para quem busca quilometragem no esporte.

Automóveis e, por conseqüência, o automobilismo, são verdadeiras paixões dos brasileiros. Um paÁ­s que já exportou centenas de grandes pilotos para as categorias de elite do automobilismo – e que não pára de formar novos talentos. Na base de tudo está o kart. Uma modalidade que tanto pode ser a escola de um futuro campeão das pistas, como uma saÁ­da para diversos profissionais que buscam, no final de semana, uma maneira de esquecer a rotina e o estresse do trabalho.

É por isso que existem centenas de kartódromos espalhados pelo paÁ­s. Só na região metropolitana de São Paulo, são ao menos três: um na zona sul da capital, em Interlagos; um em Cotia, o da Granja Viana; e outro em Barueri, o de Aldeia da Serra. São as principais pistas do estado e que recebem pilotos – profissionais e amadores – todos os finais de semana.

Tantas corridas podem ser muito úteis para quem está na fase inicial de carreira. É o caso, por exemplo, de VinÁ­cius Serafim – um jovem que nasceu no ABC Paulista e, de dois anos para cá, vem se dedicando ao kartismo. Ele aproveita cada final de semana para ganhar mais quilometragem a bordo do kart; o que no automobilismo significa aprimorar a técnica e ganhar cada vez mais velocidade e experiência.

Dando seqüência a uma série de provas que vem disputando ininterruptamente, VinÁ­cius competiu no Kartódromo Aldeia da Serra no último domingo. Uma corrida que reuniu pilotos de várias idades – e com objetivos diferentes. Uns por lazer, outros em busca do sonho de se tornar um piloto profissional.

E mesmo em inÁ­cio de carreira, VinÁ­cius já demonstra talento e a famosa sorte que acompanha os campeões. Sem poder testar todo o equipamento antes da prova, ele partiu para a tomada de tempos com um acerto que não era o mais adequado para o circuito. Mesmo assim, usou do conhecimento da pista para, nos atalhos, conquistar a quarta colocação no grid – a segunda na sua categoria.

Durante a prova, procurou se manter entre os lÁ­deres Á  espera de uma oportunidade. Foi quando um dos karts que estavam Á  sua frente abandonou por causa de uma quebra. Era justamente o lÁ­der da categoria, que entregava a VinÁ­cius mais que a terceira colocação: a liderança na sua divisão – a de motores 125 cilindradas. A partir daÁ­ foi só administrar a posição para garantir mais uma vitória na temporada.

“Estava preparando o kart para fazer mais um teste no motor, quando avisaram repentinamente que o horário da prova seria antecipado. Tive que entrar na pista com um acerto completamente diferente daquilo que imaginava ideal. Ainda consegui compensar mudando a carburação do kart durante a tomada de tempos, mas a grande sorte foi o lÁ­der ter quebrado. Talvez eu pudesse acompanhá-lo durante a prova, mas fazer a ultrapassagem seria muito difÁ­cil naquelas condições”, comentou VinÁ­cius Serafim, que segue o seu treinamento intensivo no kartismo.