Kart: Leonardo Cordeiro estréia e vence da contramão de Interlagos

Piloto conquistou o bicampeonato da Copa Sorriso Campeão em sua primeira prova na Graduados A.


O clima no Kartódromo Ayrton Senna no domingo (05) era de estréia para o piloto de São José dos Campos, Leonardo Cordeiro (Mahle/Conexão FGV/Minóica Global Logistics/Página Comunicação). Pela primeira vez, o piloto que tem pouco mais de três anos de carreira no kart estava na pista para disputar uma prova da principal categoria da modalidade no Brasil: a Graduados A – que reúne pilotos com idade acima de quinze anos e que foram promovidos da categoria Graduados B. A Copa Petrobras Sorriso Campeão abriu a temporada do kartismo em São Paulo com um torneio que distribuiu 12 mil reais em prêmios e duas vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras. Mais que os prêmios, o destaque da Copa, assim como nas suas outras duas edições, foi o traçado invertido do kartódromo de Interlagos, usado apenas nessa competição. “O traçado invertido é curioso, porque é completamente diferente do normal”, comentou Leonardo. “É bem mais travado e parece que as retas são menores”, ressaltou.

A tomada de tempos dos Graduados foi disputada em um sistema igual ao utilizado na Fórmula 1. Cada piloto foi para a pista com o direito de fazer apenas uma volta rápida. Um erro na sua volta e Leonardo Cordeiro não conseguiu se classificar entre os primeiros. A pole position ficou com o piloto carioca Felipe Polehtto, enquanto Leonardo Cordeiro teve que largar na 14ª colocação. “Errei no meio da volta, mas acredito que dá para recuperar. São duas baterias e estou confiante no meu kart, que foi o mais rápido no treino de sábado”, minimizou Cordeiro. O vencedor da Copa seria definido apenas na segunda bateria, que serviria como final. Logo, o vencedor da segunda prova seria declarado campeão, independente do resultado da primeira.

E o vice-campeão Brasileiro de Kart em 2005 não estava errado. A primeira bateria da Graduados A foi um show de raça e competência do jovem piloto. Na segunda volta, Cordeiro já aparecia na 8ª colocação da prova. Depois de algumas voltas de disputa contra Douglas Hiar (campeão Brasileiro de Kart em 2005) e Guilherme De Conto (campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2005), Leonardo deixou os dois para trás e foi brigar pelo terceiro posto com Gabriel Tojal e Fabiano Machado – dois pilotos que, como ele, faziam sua estréia na categoria. Com duas belas ultrapassagens nas duas últimas voltas da prova, Leonardo Cordeiro recebeu a bandeirada na terceira posição e entrou de vez na briga pelo título.

Ao contrário da primeira bateria, que foi repleta de disputas, a segunda prova foi tranquila para o vencedor da Copa Sorriso Campeão de 2005, quando ainda corria na Graduados B. Leonardo Cordeiro partiu da terceira posição no grid e já completou a primeira volta da prova na liderança. O piloto assumiu a segunda posição logo na largada e, no miolo do circuito, superou o experiente piloto Rafael Monteiro – que vencera a primeira bateria. Com o kart equilibrado, Leonardo Cordeiro abriu boa vantagem na frente e venceu a bateria, ficando com o bicampeonato da Copa Petrobras Sorriso Campeão e se tornando o primeiro classificado para a final da Seletiva Petrobras 2006, ao lado de Fabiano Machado, segundo colocado. Curiosamente, Leonardo Cordeiro e Fabiano Machado foram os dois classificados na Copa Sorriso para a final da Seletiva de Graduados B em 2005. “Estou muito feliz por ter garantido a vaga na primeira prova do ano”, vibrou o piloto. “O kart esteve perfeito nessa segunda bateria, foi um trabalho espetacular nesse fim de semana”, comemorou.

A organização da Seletiva de Kart Petrobras ainda não definiu onde será a final da competição. Binho Carcasci, promotor do evento, disse que a decisão da Seletiva, com os doze pilotos classiicados, deverá acontecer na região Sul ou Sudeste do país. Em 2005, a finalíssima foi disputada em Brasília e vencida pelo paranaense Guilherme De Conto, que embolsou 70 mil reais do prêmio mais sete mil por ter sido o melhor estreante.

Confira os seis primeiros colocados na Copa Petrobras Sorriso Campeão – categoria Graduados A:

1-) Leonardo Cordeiro;
2-) Fabiano Machado;
3-) Rafael Monteiro;
4-) Eduardo Leite;
5-) Dennis Dirani
6-) Guilherme De Conto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *