Kart: Mundial de Biland abrirá temporada dos grandes eventos do kartismo em 2008

Após ter sediado um evento internacional de kart pela última vez em maio de 2006, quando realizou o Pan-Americano de Kart, o Brasil voltará no início de 2008 a figurar no calendário oficial de eventos da Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo – CIK/FIA.

Entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu – SP, receberá o V International Kart GP, também conhecido no país como Mundial de Biland.


Esta competição já foi realizada em Portugal, França, Republica Checa, Emirados Árabes e agora chega ao Brasil. Os competidores da nação verde-amarela, por sua vez, sempre se destacaram neste Campeonato e já trouxeram três títulos com os pilotos André Sousa, André Nicastro e João Gonçalves.


Na última edição do torneio, realizada em Dubai no mes de dezembro de 2006, a delegação brasileira movimentou a paradisíaca cidade com cerca de 30 membros entre pilotos, mecânicos, dirigentes e familiares.


Devido ao profissionalismo encarado pelos promotores Paulo Breim e Andréia Octaviano, responsáveis pelo Team Biland Brasil, os organizadores da competição internacional escolherem o Brasil para sediar a quinta edição do International Kart GP.


Como Funciona a disputa?


O formato do V International Kart GP segue os mesmos moldes do Campeonato Mundial de Kart, ou seja, serão realizadas provas classificatórias onde os 34 melhores colocados permanecem na disputa para as provas pré-final e final.


A programação da competição terá início no dia 27 de fevereiro com o sorteio dos equipamentos e montagem dos karts. No dia 28 serão realizadas cinco sessões de treinos livres no decorrer do período. Na sexta-feira, dia 29, acontece a tomada de tempos seguida pelas provas classificatórias. No sábado, dia 1º de março, acontecem a pré-final e a final.


Qual o equipamento?


O V International Kart GP é por base uma competição monomarca. Todos os pilotos recebem da organização um kart completamente novo onde farão o seu uso durante a competição e, ao final, devolvem os mesmos para a organização.


O evento foi idealizado pela Biland Motorsport, fabricante dos motores SA 250, que equiparão todos os karts.


Estes propulsores pertencem à empresa Praktiko GT, de Dubai – Emirados Árabes, e foram os mesmo utilizados na competição de 2006. Todos eles passaram por cuidadosa revisão e foram equalizados para trazer a maior competitividade possível para a prova do Brasil.


Os pneus utilizados serão os novos compostos de selo vermelho da MG Pneus. A fábrica da região sul do país finalizou há poucas semanas o processo de homologação deste modelo e os utilizou oficialmente pela primeira vez na prova deste ano das 500 Milhas da Granja Viana.


Ainda existe uma dúvida quanto a marca a ser utilizada de chassis. Birel Sudam, Kart Mini e Mega Kart apresentaram propostas de fornecimento que ainda estão sendo analisadas pelos organizadores da competição. Até o princípio de janeiro os organizadores informarão oficialmente qual será o chassi oficial.


Quem Participa?


Na manhã do dia 26 de fevereiro 48 pilotos de 13 nacionalidades estarão em frente ao Parque Fechado do Kartódromo Arena Schincariol para fazerem o sorteio e retirada do equipamento da competição.


Para chegarem à disputa do V International Kart GP todos os pilotos tiveram de competir nas provas com os motores Biland em suas respectivas regiões. De acordo com o número de competidores e sua representatividade no cenário internacional cada país trará determinado número de pilotos para a competição.


Brasil e Inglaterra lideram o ranking com sete pilotos cada. Em seguida aparecem Rússia e Chipre com seis, Alemanha e Irlanda com quatro, Estados Unidos e Malásia com três, Emirados Árabes, Itália e Suíça com dois e Portugal e França com apenas um representante.


O Kartódromo


Após ter sido anunciado que a competição seria realizada no Kartódromo de Praia Grande, também no estado de São Paulo, o Team Biland Brasil foi obrigado a mudar a sede do Campeonato em virtude de quebra de acordo por parte dos responsáveis pela pista.


Desse modo, apareceu a oportunidade de levar a prova para o grandioso Kartódromo Arena Schincariol, em Itu. Esta pista foi inaugurada em abril de 1994 e já contou com inúmeras provas de repercussão nacional e
internacional. Lá já aconteceram um Mundialito de Kart, dois Campeonatos Brasileiros e duas edições das 24 horas de kart.


Considerado atualmente uma das mais completas pistas de kart do mundo o Kartódromo Arena Schincariol tem um traçado extremamente rápido e seletivo com 1.240 metros de extensão por oito de largura. Na parte de infra-estrutura destacam-se a grande arquibancada coberta capaz de abrigar mais de 1.500 pessoas além de restaurante, lanchonete e estacionamento para 1.350 veículos e 50 caminhões.


Na área de box o kartódromo continua mostrando o porque de ter sido escolhido para tão grandioso evento. São 60 boxes fechados com energia elétrica bi-voltagem, ar comprimido e bancadas. Fora isso, sobre toda a extensão dos boxes, está instalada uma grande área coberta capaz de abrigar vários camarotes e áreas Vips.


A organização do evento


Após receber o comunicado oficial da CIK/FIA confirmando a sua realização no país o V International Kart GP será organizado e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, através da Comissão Nacional de Kart – CNK. A promoção ficará à cargo do Team Biland Brasil.


Disposta a aproveitar a oportunidade da competição internacional para alavancar ainda mais o kartismo no país a CBA deslocará para Itu toda a sua estrutura de eventos. Além de todos os oficiais de competição e seu caminhão de apoio logístico a entidade montará toda a parte visual do evento como faixas, bandeiras, placas e outras peças publicitárias.


Para Paulo Breim, diretor do Team Biland Brasil e promotor do evento, o momento é de grande comemoração para o Brasil. “Sempre fomos aos eventos internacionais e nosso esquema de confraternização e amizade fora do traçado misturado à competitividade e raça dentro da pista chamou a atenção de todos. Não foi mero acaso termos conquistado três dos quatro Campeonatos realizados até hoje. Para o Brasil é uma enorme conquista termos conseguido trazer esta prova para cá e, agora, temos que trabalhar muito para deixarmos em todos os competidores o gostinho de quero mais”, finalizou o empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *