Kart: Novos motores e vaga para correr na Itália

RBC Preparações apresenta seus novos motores para o Paulista de Kart 2007 e anuncia grandes vantagens para quem competir nas categorias por ela promovidas.

A partir do próximo sábado, dia 19 de maio, terá inÁ­cio no paÁ­s uma grande mudança no kartismo nacional. Neste dia será dada a largada para o novo Campeonato Paulista de Kart.


Como qualquer coisa que altera o seu curso normal gera alguma insegurança, a mudança nos motores para o Campeonato Paulista de Kart 2007 também criou uma grande expectativa em toda a comunidade relacionada ao kart e, principalmente, em pilotos, preparadores e chefes de equipe.


A RBC Preparações, empresa que se firmou nos últimos anos como grande incentivadora e promotora dos principais Campeonatos da modalidade, não podia estar de fora neste importante momento.


Desta forma, a RBC Preparações estará diretamente ligada ao novo Campeonato Paulista de Kart fornecendo os motores para as categorias Cadete, ROK Júnior e KZ1.


Para a categoria Cadete não haverá diferenciação da fórmula vitoriosa que é utilizada no Campeonato Paulista Light e no Super Centro-Oeste. Assim, para esta classe, os motores utilizados serão os Honda GX-160, de fabricação nacional.


Para as outras duas categorias, com o intuito de trazer aos pilotos brasileiros o que de melhor e mais moderno existe para cada público, a RBC rodou o mundo e encontrou na Itália, maior centro do kartismo mundial, os motores ideais para a competição.


A categoria ROK Júnior utilizará os motores ROK, fabricados pela Multi-Campeã Mundial de Kart, Vortex. A RBC firmou parceria com esta renomada indústria e, a partir de 2007, além de fornecer estes motores para o Campeonato Paulista será a representante oficial da marca para todo o paÁ­s. Nesta classe competirão todos os pilotos com licença PJK da CBA. Os motores ROK têm caracterÁ­sticas bem distintas dos propulsores utilizados hoje no Brasil. Eles apresentam em sua configuração todas as alterações que os novos motores do Campeonato Mundial utilizam. Detalhes como ignição digital, contra-peso no eixo virabrequim, refrigeração Á  água com bomba acoplada no motor e carburador Dell’orto com abertura por sistema de guilhotina o credenciam como um equipamento moderno e, principalmente, condizente com as novas tecnologias do kartismo mundial.


Já a categoria KZ-1, conhecida anteriormente no paÁ­s simplesmente por Shifter Kart, trará aos pilotos brasileiros a oportunidade de fazerem da melhor forma possÁ­vel a transição entre o kart e as categorias superiores como Fórmula ou Turismo.


A KZ-1 utilizará a última geração dos motores K9, da fábrica TM. Os propulsores, denominados simplesmente por K9-C, foram homologados pela CIK/FIA no começo deste ano e, a RBC, foi uma das primeiras empresas no mundo a receber estes motores. Dentre suas principais caracterÁ­sticas estão o câmbio seqüencial de seis marchas, 42 cavalos de potência, refrigeração Á  água e utilização dos carburadores Dell’orto com abertura por sistema de guilhotina. Nesta categoria participarão pilotos com licença PGK “A” ou PGK “B” da CBA.


Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações, destaca a importância do novo Campeonato Paulista. “O Paulista sempre foi a referência de competição regional no paÁ­s. Há alguns anos o Campeonato começou a perder seu público até terminar o ano passado com pouco mais de 30 karts no grid. Várias alterações foram feitas e, a partir de agora, teremos uma nova competição onde o piloto será valorizado ao máximo. A intenção dos organizadores e, principalmente nossa, enquanto promotores, é de que as disputas voltem a ter a representatividade e o status que sempre tiveram os Campeões Paulistas de Kart”, finalizou.


 


INCENTIVOS PARA O CRESCIMENTO


 


Além de trazer estas inovações para os pilotos locais a RBC quer levar os brasileiros para mostrarem seu talento no exterior. Dessa forma, a empresa levará o piloto melhor classificado na categoria ROK Júnior até o dia 30 de setembro para disputar a International ROK Cup.


O evento, organizado anualmente pela Vortex e reconhecido pela CIK/FIA, reúne os melhores competidores do mundo selecionados através das competições regionais que competem com os motores ROK. No caso do Paulista estarão aptos a pleitearem a vaga na ROK Cup os pilotos com idade entre 13 e 15 anos completados até o dia 30 de setembro de 2007.


Este ano a ROK Cup será realizada no South Garda Karting, em Lonato – Itália, entre os dias 11 e 14 de outubro. A RBC oferecerá para o piloto contemplado todo o pacote da competição incluindo o kart, a equipe, o motor além de três diárias de hotel.


Para os participantes desta primeira etapa do Paulista a RBC oferecerá como cortesia o aluguel do motor para os treinos da sexta-feira, dia 18. Assim, o piloto poderá ir para a pista e conhecer com calma todo o equipamento da competição.


Para quem irá competir na categoria KZ-1 a RBC também oferecerá vantagens. Ao pagar o aluguel do motor para as etapas do Paulista os pilotos desta classe poderão sortear e retirar seu equipamento já na sexta-feira e treinarem com o seu propulsor da competição. Desta forma a RBC quer economizar para o piloto uma vez que ele não terá que adquirir um motor próprio para os treinos.


Além disso a empresa mineira ainda está buscando alguns apoios para a competição deste ano e, em breve, trará notÁ­cias excepcionais para estes competidores da KZ-1.