Kart: Paulista Light tem 141 pilotos em etapa inesquecÁ­vel

O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, recebeu no último sábado, dia cinco de maio, a quarta etapa do Campeonato Paulista Light RBC. Ao todo 141 pilotos participaram das disputas divididos entre as oito categorias que compõe a competição.

Rafael Cançado, proprietário da RBC Preparações de Motores, empresa promotora do Campeonato, destacou a importância desta alta freqüência na prova. “Para nós, enquanto organizadores, também foi uma surpresa este número de participantes. SabÁ­amos que haveria um aumento na categoria Sprinter A, em virtude da Seletiva Petrobras, mas, o que avaliamos foi um aumento em praticamente todas as classes. Crescemos 23% em relação Á  etapa anterior, que já tinha sido o recorde do Light, e também vivenciamos algumas situações não previstas. Solucionamos todas da melhor forma possÁ­vel e, assim, pudemos terminar a etapa comemorando junto aos participantes a bela competição que tivemos hoje. Realmente será um dia difÁ­cil de esquecer”, analisou, feliz, o empresário.

Com 25 karts alinhados a categoria Cadete veio Á  pista trazendo o segundo maior grid da etapa. Artur Fortunato saiu da pole, seguido por Pietro Rimbano e Lukas Moraes. Com poucas voltas de prova as disputas se definiram em dois grandes grupos sendo um formado pelo pelotão dos lideres e, o outro, pelos pilotos que disputavam as posições intermediárias. Lá na frente a disputa se polarizou ainda mais entre Pietro Rimbano e João Pedro Archer. Os dois pilotos trocaram de posição inúmeras vezes e era impossÁ­vel apostar em quem seria o vencedor. As brigas pelas posições intermediárias também estavam muito agitadas e cerca de dez karts se embolavam em busca de um melhor resultado. Ao final das 18 voltas, com menos de meio segundo de vantagem o mineiro João Archer venceu a prova seguido por Rimbano. MaurÁ­cio Júnior chegou em terceiro e Yago Cesário na quarta posição. Mereceu destaque a atuiação de Olin Galli que largou da última posição e em prova de recuperação chegou na quinta colocação.

Na categoria Júnior Menor a pole ficou com o também mineiro Jean Claude Paturle. Na largada, porém, Paturle caiu para a quinta posição. Neste momento Lu Kachan assumia a liderança seguido por Jean Aguiar, Guilherme Silva e Guilherme Salas. Os cinco pilotos brigaram intensamente pela posição até a décima volta, quando Aguiar assumiu a ponta. DaÁ­ para frente o lÁ­der e Jean Paturle se distanciaram dos outros três que permaneceram brigando entre si até a bandeirada final. Aguiar venceu com pouco mais de meio segundo de vantagem para Paturle, o segundo colocado. Guilherme Silva chegou em terceiro seguido por Kachan e Cacé Almeida, na quinta colocação.

A prova seguinte reuniu os experientes pilotos da Master “A”. Wagner Ebrahim, do Paraná, marcou a pole com o tempo de 42s101, seguido por Alexandre Miranda e Marcos Pereira. Nas primeiras voltas Ebrahim foi muito pressionado por Miranda, Pereira e Nilton Júnior, porém, com o passar das voltas, o paranaense conseguiu abrir um pouco em relação aos demais e passou a administrar esta diferença. As disputas pelas posições intermediárias também pegavam fogo entre Daniel Croce, Rogério Rezende e Ricardo Arantes. Ao final, Ebrahim venceu com diferença de 1s250 para Fábio Gomide, o segundo colocado. Gomide havia largado da sétima posição e veio escalando o pelotão em prova de recuperação. Miranda terminou em terceiro.

Competindo pela primeira vez no Paulista Light o piloto do Tocantins Felipe Fraga dominou a tomada de tempos da categoria Júnior e marcou a pole-position. Luiz Felipe Derani, recém chegado do Italian Open Masters, realizado no final de abril na cidade de Ugento – Itália, ficou com o segundo tempo e Victor Guerin com o terceiro. Na prova, Fraga, Derani, Fernando Filho e Eduardo Banzoli Filho se destacaram em relação ao restante do pelotão e fizeram uma prova Á  parte. Porém, na segunda metade da bateria Fraga já havia aberto quase dois segundos de vantagem para Derani, o segundo colocado, e assim administrou a corrida até a bandeirada da vitória. Derani confirmou a boa fase e chegou em segundo e Banzoli foi o terceiro.

A prova que reuniu as categorias Master “B” e Super Sênior trouxe 22 pilotos Á  pista e foi bastante disputada. Foram formados três grandes blocos onde a cada volta as posições eram alteradas inúmeras vezes. Pela “B”, Marcelo Okazaki e Wagner Koga se destacaram dos demais e começaram a abrir distância do pelotão. Enquanto isso, na Super Sênior, Luiz Nista, José França e Valdemiro Oliveira disputavam a liderança. Ao final das 25 voltas Okazaki confirmou a vitória na “B” seguido por Koga e Marcus Pinheiro. Já na Super Sênior a bandeirada final chegou primeiro para Valdemiro Oliveira seguido por Nista e França.

A penúltima corrida do dia reuniu os competidores da Sprinter “B”. O kart 292 de César Giovanini saiu da primeira posição seguido por Paulo Grassi, Bruno Andrade, Bruno Testa e Felipe Bechtold. Como sempre acontecem nas provas desta classe as disputas por posição foram repletas de toques, rodadas e muita emoção. Apesar disso nenhum piloto se machucou e apenas cinco deles não terminaram a prova. Quem chegou na frente foi Bruno Testa, mas, quem comemorou foi Felipe Bechtold, que recebeu a bandeirada em segundo. Testa foi desclassificado por falta de peso deixando assim a vitória nas mãos de Bechtold. Com esta mudança a segunda posição ficou com Raphael Abbate e a terceira com Grassi.

A prova mais esperada desta etapa com certeza foi a da Sprinter “A”. Com 30 pilotos no grid todos alimentavam a esperança de conseguir uma das duas vagas em disputa para a final da Seletiva de Kart Petrobras. Além dos competidores que disputam esta categoria regularmente no Campeonato, vários pilotos participaram exclusivamente em busca das vagas. Apenas do atual Sul-Americano de Fórmula 3 seis pilotos estiveram na pista: Clemente Júnior, Dennis Navarro, Douglas Hiar, Rafael Suzuki, Leonardo Cordeiro e Felipe Guimarães. Quem saiu na frente na disputa foi Hiar, que marcou a pole seguido por Suzuki e Navarro. Na prova a estrela de Hiar continuou brilhando e, andando de forma extremamente precisa, o piloto abria vantagem em relação aos demais a cada volta. Na segunda posição Alexandre Ruiz Filho também parecia já estar tranqüilo. Porém, do terceiro ao 15º posto, os karts formaram um único grupo onde, a cada curva uns ultrapassavam os outros deixando de pé o excelente público presente. Dos atuais kartistas mereceram destaque as atuações de Alexandre Ruiz Filho e Fabiano Machado. Ruiz confirmou a excelente fase e terminou na segunda posição ficando também com a segunda vaga da Seletiva. Machado, após largar das 27ª posição, fez uma brilhante prova de recuperação e conseguiu terminar em quinto. Suzuki terminou na terceira posição. Porém, unânime na prova foi Hiar. Tranqüilo na liderança o piloto não perdeu a primeira posição por um segundo sequer e recebeu a bandeirada da vitória com quase seis segundos de vantagem para Ruiz. Assim, o piloto garantiu também a sua vaga para a final da Seletiva.

O Paulista Light agora dá um tempo até o dia 16 de junho. Nesta data será realizada a quinta etapa da competição que será realizada em sistema de rodada dupla. Além disso, pelo regulamento do Light 2007, as provas do dia 16 servirão como a pré-final do Campeonato.

Foto: Flávio Quick