Kart Paulista: Muito frio e disputas quentes na 5ª etapa do Light

O Kartódromo Aldeia da Serra, na cidade de Barueri, região metropolitana paulista, recebeu neste sábado, dia 11, a quinta rodada da Copa São Paulo Light de Kart no último evento do Certame antes do Campeonato Brasileiro.

Competidores de várias partes do paÁ­s estiveram na pista que, por mais uma vez, sediou uma etapa da competição. O evento, assim como previsto, foi realizado em sistema de rodada dupla e valeu pontos para a planilha de classificação final da competição.

O sábado amanheceu bastante frio em Barueri e, em meio a uma forte neblina o sol passou a aparecer discretamente a partir do meio da manhã. Ao todo estiveram participando da etapa quase 100 pilotos que tiveram suas atividades divididas entre os turnos da manhã (Mirim, Cadete, Júnior Menor e Júnior) e tarde (Super Cadete, Sprinter, Master “A”, Master “B” e Super Sênior).

As provas mostraram grande competitividade entre os concorrentes e, assim como tem acontecido nos últimas corridas, o desempenho entre os lÁ­deres esteve cada vez mais próximo tornando as brigas na pista ainda mais acirradas.

“Estamos trabalhando muito na nossa sede em procedimentos, peças e dinamÁ´metro para que tenhamos, cada vez mais, equipamentos similares e confiáveis. Nosso Á­ndice de quebras está próximo de zero e os tempos de voltas, em praticamente todas as categorias, estão sendo disputados em diferenças milésimas”, comentou Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações, responsável por todos os motores da competição.

A classe Mirim teve em suas duas corridas a briga pela liderança polarizada entre os pilotos Paulo Coelho e Arthur Andrade.  Revezando-se na primeira posição durante as duas corridas os meninos mostraram que a pouca idade não foi impedimento para um grande duelo. Na primeira prova a vitória ficou com Andrade seguido por Coelho e Pedro Pinheiro. Na segunda prova o vencedor foi Coelho com VinÁ­cius Grigoletto em segundo e Pinheiro novamente em terceiro. Arthur chegou na segunda posição, mas, foi desclassificado por falta de peso.

Na categoria Cadete as corridas também foram muito acirradas. O primeiro pelotão foi formado por sete competidores que, em duas baterias, se revezaram durante todo o tempo nas posições de destaque. A primeira prova foi vencida por Gianluca Petecof seguido por Yanni Fontana e Raikkonen Sakzenian. A prova dois teve Fontana como vencedor seguido por Fernando Barros e Gabriel Lopes.

Seguindo a manhã de provas a Júnior Menor realizou as suas duas corridas. Na primeira bateria a vitória ficou com o gaúcho Matheus Leist seguido por Gabriel Sereia que fez grande corrida de recuperação. Zaiya Fontana chegou em terceiro. Na prova dois a vitória ficou com Sereia que, após assumir a ponta, conseguiu abrir confortável vantagem para seus concorrentes e seguiu sem ser ameaçado até a bandeirada da vitória. André Castro ficou com a segunda colocação e Luca Castiglia foi o terceiro.

Encerrando as atividades do primeiro grupo de competições a categoria Júnior foi Á  pista com os karts mais rápidos do perÁ­odo. A briga pela ponta reuniu os pilotos Vitor Baptista, Victor Miranda , Arthur Fortunato, mas, o grande nome do dia foi o de Gabriel Fernandes. Em atuação brilhante o piloto conseguiu esperar o momento certo para definir sua posição e venceu as duas baterias. Na corrida um a segunda posição ficou com Baptista e, o terceiro lugar, com Miranda. A segunda bateria teve Fortunato na segunda posição e Baptista, em terceiro.

Dando prosseguimento a primeira rodada dupla do ano na Copa São Paulo Light os pilotos das categorias Super Cadete, Super Sênior, Master “A” e “B” e Sprinter tomaram a pista do Kartódromo Aldeia da Serra.

As primeiras disputas do segundo perÁ­odo do dia ficaram por conta dos garotos da Super Cadete que, em sua maioria, também disputaram as provas da Cadete, na parte da manhã. A primeira corrida foi vencida por Juan Crespi seguido de perto por Yanni Fontana. A terceira posição ficou com Erick Domann. Já a segunda bateria teve Yanni Fontana como o grande vencedor. Ele foi seguido por Crespi e, novamente, Domann.

As corridas que vieram logo após os pequenos foram, exatamente, a dos pilotos mais experientes do dia. Com 15 concorrentes na pista a categoria Super Sênior teve duas provas bastante movimentadas com muitas ultrapassagens e competitividade em alta. Na corrida 1 a vitória ficou com Marcos Pelli que foi seguido de perto por Fernando Amorim e AntÁ´nio Ramos. A prova dois teve vitória de Massayuki Katsui após brilhante recuperação. Peli cruzou a linha de chegada em segundo e André Matinha foi o terceiro.

As provas das classes Master “A” e “B” foram marcadas por começos de corrida muito acirrados, mas, estabilidade na segunda metade das provas. Pela categoria “A”  Ricardo Thomazi venceu a primeira prova. Thomas Fae chegou em segundo e Diogo Zucarelli, em terceiro. A segunda bateria do dia teve vitória de Marcelo Meneghel seguido por Thomazi e Zucarelli. Pela classe “B” os pilotos mostraram que estão em um rápido perÁ­odo de aprendizagem e se “infiltraram” até mesmo nas disputas entre os pilotos da classe principal. Na primeira corrida a vitória ficou com Adriano Filadoro, seguido por André Rocha e VinÁ­cius Corbo. Na prova 2 a vitória ficou com Marcos Serafim Jr. que foi seguido por Filadoro e Rocha.

Encerrando a rodada dupla de competições a categoria Sprinter tomou a pista. Ášnica mulher inscrita para o evento a paulista Natália Paiotti mostrou a força do sexo frágil e registrou a pole-position de sua categoria. Nas corridas, porém, ela foi muito pressionada por seus adversários, mas, nem por isso deixou de figurar entre os lÁ­deres. A primeira corrida teve vitória de Arthur Ortolani seguido por Gustavo Dal Pizzol e Natália chegou na terceira posição. Na corrida final o vencedor foi Lucas Biagione com Ortolani em segundo e Lucas Balbuena no terceiro lugar.

Campeonato de equipes sorteou R$ 15 mil

Junto ao encerramento desta quinta rodada da Copa São Paulo Light foi finalizado também o Campeonato de Equipes que contou pontos na terceira, quarta e quinta etapas do ano.

Com 76 pontos as equipes ONS e a Binho Racing foram as vencedoras. A By Chico, ficou com a segunda posição ao somar 72 pontos. Conforme divulgado anteriormente todos os times participaram do sorteio de um prêmio de R$ 15 mil oferecido pelo Federação de Automobilismo de São Paulo e pela RBC Preparações.

ONS e Binho Racing concorreram com um total de 10 números no globo de sorteio, By Chico com três números e os 71 times restantes com um número cada. Na presença de vários pilotos e representantes de equipes de todas as categorias o número seis foi sorteado e, com isso, o prêmio ficou com a equipe ONS, que estava concorrendo com os números de 1 Á  10.

“Nosso objetivo com a distribuição de prêmios e incentivos para os pilotos e equipes é tornar o Light um Campeonato cada vez mais atrativo para todos. Temos o diferencial dos motores sorteados, grande competitividade e, buscamos sempre, inovações que atraiam mais competidores para nossas disputas. Estamos estudando um novo formato para o segundo semestre e, certamente, teremos surpresas bem agradáveis para todos”, explicou Rafael Cançado.

Em virtude da realização do Campeonato Brasileiro a Copa São Paulo Light não terá corridas no mês de julho. A sexta etapa, primeira corrida do segundo turno, será realizada também no Kartódromo Aldeia da Serra, no dia 20 de agosto.