Kart Paulista: Por determinação da FASP, “Desafio 6 Horas de Kart” foi adiado

Corrida seria realizada no dia 20 de agosto

Na manhã desta terça-feira, dia nove de agosto, uma notÁ­cia adiou o que poderia ser uma das maiores competições nacionais do kartismo. Após uma determinação da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, baseada em coincidência de calendários com outras competições no estado, a entidade achou por bem não autorizar a realização da primeira edição do “Desafio 6 Horas de Kart”.

A prova, que seria disputada no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior do estado, com o apoio do piloto de F-1 Lucas DiGrassi e a participação confirmada de outras grandes feras do automobilismo nacional e internacional, já era comentada nas rodas do esporte nacional como um dos grandes eventos do ano.

Seguindo a determinação da FASP para a realização de um evento oficial, o Ituano Motor Sport Club encaminhou ofÁ­cio no dia 14 de julho solicitando a data para a realização da prova. O prazo mÁ­nimo para este pedido seria no dia 20 de julho, 30 dias antes do evento. Sem que houvesse nenhuma posição em contrário da entidade maior, o Ituano Motor Sport deu então encaminhamento Á  todas as demandas do evento.

Porém, no dia 27 de julho, 13 dias após a solicitação, a FASP encaminhou um ofÁ­cio para o clube de Itu negando a realização da prova, em virtude de coincidência de datas. Eduardo Gozzano, presidente do clube Ituano, passou então a tentar solucionar o problema junto a entidade. Várias foram as tentativas por telefone e reuniões em São Paulo, porém, sem sucesso. Assim, sem solução, Gozzano procurou auxÁ­lio na Secretaria de Estado de Esportes.

Devido ao grande interesse que esta Secretaria de Esportes apresentou na realização do evento eles entraram diretamente em contato com a Federação que, mediante ao pedido do secretário de esportes, decidiu por aprovar a realização do evento com atividades apenas para o domingo, dia 21 de agosto. Porém, como em apenas um dia uma competição de tamanha representatividade não tem como desenvolver todas as suas atividades, restou ao Ituano Motor Sport Clube adiar a prova para uma nova data.

“Não temos palavras para expressar a nossa perplexidade e indignação com o que está acontecendo. Não apenas nosso clube, mas, o esporte em si perde muito em credibilidade. Já havÁ­amos contratado vários serviços, artistas que fariam shows, comerciais na TV Globo e encomendado todo o material promocional. Fora o prejuÁ­zo material, teremos que assumir, também, o prejuÁ­zo moral diante de toda a comunidade do automobilismo brasileiro. Nossa prova já tinha a inscrição confirmada de 22 equipes, pilotos de F-1, Stock-Car, GT3, etc. Estávamos trabalhando com a possibilidade máxima do evento, ou seja, 40 karts e cerca de 150 pilotos. Infelizmente a visão deturpada de alguns dirigentes nos levou a esta decisão. Vamos estudar uma nova data e, posteriormente, informaremos quando será o Desafio 6 Horas de Kart. Realmente uma lástima o que estão fazendo com o nosso clube”, explicou Eduardo Gozzano, presidente do Ituano Motor Sport Clube, entidade filiada Á  FASP e responsável pelo Kartódromo Arena Schincariol.