Kart: Piloto da F3 Sulamericana encara desafio no kart

Clemente Faria Júnior, melhor estreante da temporada 2006 da F3, abre a temporada na Copa Petrobras Sorriso Campeão de Kart.


O piloto mineiro Clemente Faria Júnior (Oi/Banco Rural/Barbosa Mello/RM Sistemas), que disputou a temporada 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana e terminou como o melhor estreante da categoria, volta no próximo final de semana Á  modalidade que lhe rendeu quatro tÁ­tulos nacionais: o kart. Enquanto não começa os preparativos para a nova temporada na Fórmula 3, Clemente Faria Júnior vai participar da Copa Petrobras Sorriso Campeão – torneio que será realizado no próximo dia 03 de fevereiro em Interlagos, São Paulo. O piloto de 19 anos de idade viaja até a capital paulista com um único objetivo: vencer a Copa Sorriso e se classificar para a final da Seletiva Petrobras de Kart. “Estou indo para São Paulo e não tenho outra meta se não vencer essa competição. Vai ser mais complicado porque não corro de kart há algum tempo e vou disputar contra pilotos que estão mais treinados. Mas espero fazer valer a experiência para ganhar e garantir a vaga na Seletiva”, afirma Clemente Júnior que já foi finalista da Seletiva em duas oportunidades: 2004 e 2005.

A Copa Petrobras Sorriso Campeão já é famosaem São Paulo por abrir a temporada do kartismo local. Embora disputada na capital paulista, a competição atrai pilotos do Brasil todo que aproveitam a oportunidade para testar seus equipamentos e pegar o ritmo de corrida antes do inÁ­cio dos campeonatos regionais. A quarta edição da Copa Sorriso Campeão vai contar com cinco categorias: Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos e Graduados. Todas contarão com motores sorteados pelos organizadores, o que promete maior equilÁ­brio e muitas disputas nas corridas. Clemente Faria Júnior vai participar da Graduados, a principal do torneio, que vale três vagas na Seletiva Petrobras e usará os motores Biland – de quatro tempos de ciclo e 250cc, diferentes dos motores usados normalmente no kartismo (que têm 125cc e dois tempos de ciclo). “A última vez que eu corri com os Biland foi em 2005, na final da Seletiva Petrobras daquele ano. Não é um motor difÁ­cil de se adaptar. Acredito que em poucos treinos já vou conseguir bons tempos de volta”, aposta o mineiro.

Com o apoio da Petrobras, a Copa Sorriso também cumpre um papel social. Cada piloto participante pode inscrever dois mecânicos no Projeto Sorriso Campeão. Dessa maneira, os dois indicados e suas respectivas famÁ­lias (esposas e filhos com até 12 anos de idade) receberão um ano de tratamento odontológico básico gratuito.  Já a final da Seletiva de Kart Petrobras vai reunir 14 pilotos selecionados durante o ano em uma disputa. O vencedor dessa competição ganhará 100 mil reais que deverão ser usados na continuidade da sua carreira. As corridas da Copa Sorriso estão marcadas para começar Á s 13h deste sábado, em Interlagos. A categoria Graduados fará duas baterias: a primeira Á s 14h e a segunda, Á s 15h30.