Kart: Ricardo Gracia chega animado para a etapa italiana do Troféu Academia

O kartista biriguiense Ricardo Gracia, de 13 anos, já está na Europa para disputar a segunda etapa do Troféu Academia, uma competição organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e que reúne representantes de diversos países. O critério para a seleção dos pilotos para a competição são os resultados obtidos em seus países, e Gracia foi um dos escolhidos por ter sido Campeão Brasileiro de Kart em 2017.

Esta será a segunda de três etapas do Troféu Academia, e acontecerá no tradicional South Garda Karting, pista localizada na região de Lonato, na Itália. Sede de muitas etapas de importantes campeonatos como o Italiano e o Europeu de Kart, a pista é local de frequentes treinos e corridas de muitos dos adversários de Gracia.

“Correr na Itália é a realização de mais um sonho, principalmente sendo em Lonato. A pista é bem seletiva e tenho concorrentes muito fortes e que já correm aqui, mas vamos dar o máximo para trazer um bom resultado.” comentou o piloto.

O Troféu Academia tem uma característica diferente da maioria das competições de kart: todos os competidores utilizam equipamentos iguais. No início da competição, todos recebem karts e motores novos e idênticos, e os ajustes possíveis são bastante limitados. Assim, a competição fica mais equilibrada e valoriza tanto a perícia quanto a experiência dos pilotos.

“Estou começando a minha adaptação às competições na Europa. Tudo aqui é muito diferente, o kart, os pneus, as pistas, o asfalto… Até a forma de trabalhar com os mecânicos muda. Sei que ainda tenho um caminho longo nesse sentido, mas estamos trabalhando muito e o objetivo é evoluir a cada etapa.” conclui o piloto.

A programação da segunda etapa do Troféu Academia começa com três sessões de treinos livres nesta sexta-feira (13). No mesmo dia, o treino classificatório definirá o grid de largada para as três corridas classificatórias, que acontecerão no sábado e domingo. Ainda no domingo, a corrida final definirá o vencedor da etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *