Kart Rio de Janeiro: Rodada dupla define campeões de kart do Rio de Janeiro

Em dia de intenso calor no kartódromo de Volta Redonda, foram definidos os campeões das oito categorias que compõem o Estadual de Kart do Rio de Janeiro. Após a realização de duas provas neste domingo e o descarte de um entre os cinco resultados da temporada, as comemorações ficaram por conta de Gianluca Petecof, na Mirim; João Sá, na Cadete; Alexandre Azevedo, na Júnior Menor; Flávio Bruno, na Júnior, Kenneth Rodrigues, na Sprinter e Timo Jokinen, na Sênior. Com número menor de provas, os tÁ­tulos da F4 e da F4 Open foram festejados, respectivamente, por André Cupello e Leonardo Sampaio.

A Mirim iniciou a jornada envolta em contas. Dois dos três postulantes ao tÁ­tulo, o lÁ­der Gianluca Petecof e o terceiro colocado Breno Rodrigues haviam sido desclassificados na terceira rodada, resultados que, segundo o regulamento, não podem ser descartados. Portanto, a matemática deixava a segunda colocada Júlia Jokinen com boas possibilidades. Se a menina obtivesse dois terceiros lugares, chegando logo atrás de seus dois adversários, somaria 35 pontos. Mas, o ponto extra da pole e as duas vitórias deixariam Petecof, que já somava dois primeiros lugares na tabela, com 36. Na primeira corrida, Petecof fez a parte dele e venceu, seguido por Breno e Julia. Na segunda, a cena se repetiu e, com competência, Petecof comemorou a conquista.

A Cadete apresentava uma das disputas mais equilibradas do campeonato, com Paulo Júnior e João Sá dividindo a liderança com 26 pontos. João Sá, terceiro do grid, não demorou a iniciar a briga pela vitória com o Yanni Fontana. Os dois andaram colados em boa parte da disputa, com algumas trocas de posição. João e Yanni dividiram a última curva. João levou a pior e ainda deixou brechas para a ultrapassagem de João Melo dos Santos. Um resultado que, apesar de a vitória ter escapado nos últimos metros, não chegou a ser tão ruim para Sá. Afinal, Paulo Júnior só cruzou em oitavo. A segunda corrida do dia não começou bem para João Sá, que caiu para as últimas posições, atrás de Paulo Júnior. Mas, volta a volta, o lÁ­der do campeonato foi galgando posições, superou o principal adversário e, ao cruzar a linha de chegada em quarto, três posições atrás de Yanni, comemorou a conquista.

Na Sênior, Timo Jokinen, pai de Júlia, da Mirim, liderava com 29 pontos, apenas dois de vantagem sobre Sérgio Verdi. A indefinição cresceu depois que Timo, terceiro no treino classificatório, foi colocado na última fila, por falta de peso. Verdi ficou com a sétima posição do grid, seis Á  frente de Timo.  O vice-lÁ­der não teve um bom inÁ­cio. Perdeu posições e foi superado por Jokinen. Assim, a briga pelo tÁ­tulo ficou até então limitada Á  segunda parte do pelotão, enquanto Christiano Mattheis e Ernandes Onassis, longe do topo da tabela de pontos, travavam uma bela disputa pela liderança da prova, vencida por Mattheis. Timo Jokinen cruzou em nono.

A segunda corrida da Sênior teve bandeira vermelha logo na primeira volta, após Verdi ter se chocado contra a barreira de pneus. Timo teve de largar dos boxes, depois de danificar seu equipamento quando alinhava no grid. O tÁ­tulo do finlandês parecia certo, com a ausência de seu principal adversário. No entanto, ele só pode ser comemorado após algumas contas. Isto porque, Mattheis, após outra boa disputa com Onassis, voltou a vencer e atingiu 32 pontos, mesmo número de Timo após o descarte de um resultado. Os dois também obtiveram o mesmo número de vitórias. Mas, por ter feito mais pontos sem os descartes, segundo critério para desempate, Timo ficou com o tÁ­tulo.

A Júnior era outra categoria com equilÁ­brio. Caio Becker e Guilherme Pessoa ocupavam os dois primeiros lugares, mas tinham um resultado a descartar. Flávio Bruno vinha em terceiro, com a vantagem de não precisar dispensar nenhum ponto e com o retrospecto de duas vitórias consecutivas. Após passar a noite tomando medicamentos para as dores nas costelas que o acompanham desde uma competição na semana passada em São Paulo, Flávio liderou de ponta a ponta as duas corridas e comemorou a conquista do tÁ­tulo.

Na Júnior Menor, os quatro primeiros não tinham nada a descartar. LÁ­der com 21 pontos, Alexandre Azevedo cruzou em segundo no grupo e aumentou a vantagem para a segunda colocada na tabela de pontos, ketheryne Rodrigues, sétima na prova. Zaya Fontana foi o primeiro da categoria nessa disputa inicial, mas não almejava ao tÁ­tulo. As posições foram repetidas na segunda disputa e Alexandre Azevedo foi o campeão.

Na Sprinter, o lÁ­der Kenneth Rodrigues não deu qualquer chance aos adversários. Liderou com propriedade as duas provas do dia e festejou o tÁ­tulo.

Entre os pilotos da F4, o principal nome da etapa foi André Cupello, que venceu as duas corridas para ser campeão. Na F4 Open, o terceiro degrau do pódio bastou para o lÁ­der Leonardo Sampaio festejar o campeonato.

Â

Veja a lista dos campeões de kart do Rio de Janeiro (extra-oficial).

Â

Mirim – Gianluca Petecof

Cadete – João Sá

Júnior Menor- Alexandre Azevedo

Júnior – Flávio Bruno

Sprinter – Kenneth Rodrigues

Sênior – Timo Jokinen

F4- André Cupello

F4 Open- Leonardo Sampaio