Kart: Torneio relâmpago leva um piloto brasileiro para competir nos Estados Unidos

Competição será realizada em duas corridas no estado de São Paulo. Etapa da Copa São Paulo Granja Viana, no próximo sábado, serve como a primeira fase.

Uma ação idealizada pelo ex-piloto Paulo Carcasci levará um kartista brasileiro da categoria Cadete para competir em um dos torneios mais importantes dos Estados Unidos, o Florida Winter Tour. No Brasil serão duas etapas – a primeira delas marcada para o próximo sábado (27), na Copa São Paulo Granja Viana – que vão classificar um representante do paÁ­s para a primeira etapa do torneio internacional, em janeiro de 2009.

A categoria Cadete é a grande sensação do kart brasileiro na atualidade. Voltada para os pilotos com idade entre 08 e 11 anos, é marcada pelo equilÁ­brio e pelas intensas disputas a cada corrida. No Campeonato Brasileiro da modalidade, a Cadete reuniu 46 pilotos – dos quais apenas 34 disputaram as finais depois de um sistema de eliminatórias. Nas competições regionais os grids de largada da categoria dificilmente têm menos de 20 nomes.

Observando esse alto nÁ­vel técnico, Paulo Carcasci – que é hexacampeão brasileiro de kart e um dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras – decidiu premiar um piloto da Cadete com a participação no campeonato realizados nos EUA. O Flórida Winter Tour é o torneio de pré-temporada do kartismo na América do Norte e tem média superior a 450 pilotos em cada uma das suas três etapas – realizadas entre janeiro e março do próximo ano.

Ganha a vaga o piloto que somar mais pontos em duas corridas de kart em São Paulo. A primeira etapa coincide com a sétima prova da Copa São Paulo Granja Viana, durante o próximo sábado. A segunda, durante o Campeonato Paulista de Kart que será realizado no dia 11 de outubro em Aldeia da Serra.  O regulamento desse torneio prevê 30 pontos para o vencedor, 28 para o segundo colocado, 26 para o terceiro e depois: 24, 22, 20, 18 e assim sucessivamente até o último. Na segunda corrida, porém, essa pontuação tem peso 1,5, ou seja, o vencedor leva 45, depois 42, 39 e etc.

Nos Estados Unidos, o piloto brasileiro terá todos os custos arcados pela organização – incluindo: kart (chassi e motor), equipe, pneus, treinos, combustÁ­vel, inscrição e a assessoria de Paulo Carcasci em todas as sessões que estiver na pista. Uma premiação estimada em cerca de nove mil dólares.

“Os organizadores do FWT nos procuraram para levarmos um representante oficial do Brasil. Portanto, queremos dar essa oportunidade para um piloto brasileiro participar de um campeonato forte e muito competitivo. Para que fosse justo e todos tivessem oportunidade, optamos por utilizar duas pistas e dois campeonatos diferentes como classificação para essa vaga”, comentou Paulo Carcasci.

A prova da Cadete no próximo sábado, já valendo um passo mais perto do Flórida Winter Tour, está marcada para as 14h50 com duração de 16 voltas. Basta estar inscrito na corrida válida para a Copa São Paulo Granja Viana para participar da seleção.

Essa iniciativa de Paulo Carcasci tem o apoio de Dolly, Applebee’s, HLX Racing, Inova Marketing Esportivo, Carcasci Sports, Interlagos Motor Clube e Kartódromo Granja Viana.