Kart: Treinos para o Pan-Americano começam nesta quarta-feira em Florianópolis

Começam nesta quarta-feira os treinos livres para a edição de 2006 do Campeonato Panamericano de Kart. A competição será disputada no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis, e reunirá cerca de 100 pilotos de nove países da América do Sul. A programação do evento prevê o início das atividades em pista às oito da manhã, com a sessão inaugural da categoria Pré-Júnior.

A disputa da categoria mais esperada do evento, a Sudam C, começa às 10h40 e terá 42 pilotos na pista, de acordo com a lista de inscritos divulgada pela Confederação Brasileira de Automobilismo no início desta semana. Reunindo o maior grid do Pan em 2006, a Sudam é tida como a Fórmula 1 do kart no continente, já que o regulamento da categoria permite muitas opções de preparação tanto no chassi quanto no motor.

“Teremos uma semana longa pela frente, com mais de sete horas de treinos, mas por causa da alta competitividade deste torneio todas essas sessões são de extrema importância”, ressaltou o bicampeão paulista Gabriel Tojal, um dos destaques da Sudam C. “Como o equipamento usado em competições internacionais é um pouco diferente do empregado nos estaduais, por exemplo, as primeiras voltas serão de adaptação. Em seguida, vamos partir para o acerto fino de chassi, motor e carburação”, completou o piloto.

Pela manhã os treinos se estendem até as 11h50, e na parte da tarde vão das 13h10 às 17h. Quatro categorias estão em disputa neste Panamericano, mas somente três delas entram na pista amanhã. Para a Cadete será realizado apenas o sorteio de motores, e os ensaios de pista começam na quinta-feira.

Na opinião de Gabriel Tojal, o Panamericano de 2006 deverá ser um dos mais competitivos dos últimos anos, principalmente pelo fato de reunir pilotos de nove países em uma das edições com maior número de nações participantes da história da competição. Uruguai, Argentina, Venezuela, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia e, evidentemente, o Brasil estarão representados.

“Como o kartismo é bem mais forte na América do Sul do que na América do Norte, não teremos a presença de pilotos americanos, canadenses ou mexicanos. Mas como o páreo duro sempre foi contra nossos vizinhos, teremos pela frente um campeonato muito forte e certamente muito interessante para o público”, completou.

A quinta-feira também será de treinos livres no Kartódromo dos Ingleses, e as sessões classificatórias começam na sexta, a partir das 14h30. No sábado, às 9h35 começam as provas classificatórias. As finais serão no domingo, das 13h às 15h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *