Kart: ‘Turma de 2004’ é ameaça aos veteranos na final da Seletiva Petrobras

Fase classificatória do torneio promovido pela petrolífera brasileira comprova o sucesso de uma geração de kartistas que começou junta na Cadete, e segue disputando títulos entre os Graduados.

Em 2004, eles eram apenas garotos que só pensavam em se divertir. Cinco temporadas atrás, uma promissora geração de jovens pilotos de kart começou a despontar no cenário nacional com disputas de “gente grande” na categoria Cadete, na época marcada pela chegada dos motores quatro tempos e dominada pelo paulista Eduardo Banzoli Filho.

O tempo passou, mas os principais representantes daquela geração continuam mostrando habilidade nas pistas, e neste ano alteraram o perfil de uma das mais importante competição do kartismo nacional: a Seletiva Petrobras.

Aos 14 anos de idade, eles figuram atualmente no grupo dos Graduados, mas embora ainda estejam na divisão B da categoria – destinada aos recém-saídos da Júnior –, têm superado pilotos mais experientes, que há anos competem entre os Graduados A.

Esse grupo detém três das nove vagas já decididas para a fase final da Seletiva de Kart deste ano, e quebrou duas vezes e recorde de idade da competição. O primeiro a figurar como o mais jovem classificado para a final do torneio da Petrobras foi Eduardo Banzoli, que no início do ano sagrou-se campeão da Copa Sorriso.

Na ocasião, ele e os demais pilotos de sua geração estreavam entre os Graduados, e superaram pilotos que já competiam até mesmo na Fórmula 3 Sul-Americana. No último final de semana, novamente no circuito de Aldeia da Serra, outros dois jovens pilotos entraram para esse grupo, e baixaram em apenas três meses a marca conquistada por Banzoli no mês de março.

Ao terminar a sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart na primeira e na segunda colocações, Bruno Bonifácio e Jonathan Louis ganharam o direito de disputar o prêmio de R$ 100 mil oferecido pela petrolífera após os dois dias de confronto direto entre os 12 melhores do ano. A final da Seletiva de Kart terá como palco o Kartódromo de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e está marcada para os dias 20 e 21 de outubro.

“É muito legal ver que a minha geração está se destacando, também, nas categorias maiores”, apontou Banzoli. “A gente sempre teve uma grande rivalidade nas pistas, mas que sempre foi acompanhada de muito respeito. Sem dúvida, um ajudou o outro a evoluir, tornando-se referência para o adversário nesse ou naquele momento. Acredito que minha geração só atingiu um bom nível técnico graças a essas disputas, que impulsionaram todos nós para a frente”, ponderou o Campeão Brasileiro.

Desse grupo, um dos adversários mais ferrenhos de Louis, Bonifácio, Banzoli e companhia ainda não se classificou para a final da Seletiva, mas deve entrar para o grupo. O tocantinense Felipe Fraga terá as etapas classificatórias do Maranhão e Bahia para garantir vaga, e é esperado pelos adversários.

Entre os demais classificados estão os paulistas Leonardo Cordeiro e Pietro Fantin, os paranaenses Claudio Cantelli e Vitor Teiji, o baiano Vinícius Perdigão e o goiano Gabriel Navarrete. Cantelli e Cordeiro, que é o atual campeão do torneio, disputam a Fórmula 3 Sul-Americana.

“É um verdadeiro confronto de gerações, mas na final todos estarão em igualdade de condições. A Seletiva Petrobras tem como tradição premiar o piloto mais completo do ano, e não costuma cometer injustiças. Nos dias em que é disputada a final, vence realmente o melhor. E, quem sabe um dos representantes da minha geração não encerra o ano, também, como o mais jovem campeão do torneio”, encerrou Banzoli.

Veja quais foram os campeões e vice-campeões das dez primeiras edições da Seletiva de Kart Petrobras:
1999 – Granja Viana (SP) – Campeão: Danilo Dirani (SP), Vice: Roberto Streit (RJ)
2000 – Curitiba (PR) – Campeão: Júlio Campos (PR), Vice: Sérgio Jimenez (SP)
2001 – Tarumã (RS) – Campeão: Sérgio Jimenez (SP), Vice: Júlio Campos (PR)
2002 – Granja Viana (SP) – Campeão: Rafael Daniel (SP), Vice: Ruben Carrapatoso (SP)
2003 – Belo Horizonte (MG) – Campeão: Rafael Daniel (SP), Vice: Bia Figueiredo (SP)
2004 – Caraguatatuba (SP) – Campeão: Rafael Daniel (SP), Vice: Sérgio Jimenez (SP)
2005 – Brasília (DF) – Campeão: Guilherme de Conto (PR), Vice: Rafael Suzuki (SP)
2006 – Curitiba (PR) – Campeão: Guilherme de Conto (PR), Vice: Gabriel Dias (PR)
2007 – Piracicaba (SP) – Campeão: Rafael Suzuki (SP), Vice: Cesar Ramos (RS)
2008 – Granja Viana (SP) – Campeão: Leonardo Cordeiro (SP), Vice: Nicolas Costa (RJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *