LMS: Dupla Christophe Boullion/ Christophe Tinseau vence em Portugal

A dupla francesa Christophe Boullion/ Christophe Tinseau, num Pescarolo Judd da Pescarolo Sport, venceu na noite de sábado (1º/08), os 1000 Km do Algarve, na Cidade de Portimão, em Portugal. Foi a primeira prova noturna da história da categoria. O trio Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mücke, num Lola Aston Martin da Aston Martin Racing, terminou em segundo. O brasileiro Bruno Senna, em dupla com o português Tiago Monteiro, num Courage-Oreca LC70 do Team Oreca Matmut-AIM, terminou em terceiro.

Saindo da sétima posição do grid, Boullion assumiu a segunda posição com 24 voltas percorridas. Boullion e Mücke passaram a segunda hora de prova duelando pela liderança até o alemão ser fechado por um carro mais lento e rodar, com o francês indo para a primeira posição com seu carro da classe LMP1.
 
Depois de 215 voltas e quase seis horas de prova, Bouillon/ Tinseau cruzaram com 1m25s de vantagem sobre Charouz/ Enge/ Mucke, que ainda tiveram problemas na caixa de marchas nos estágios finais. Com, uma corrida conservadora Senna/ Monteiro terminaram que quarto. O brasileiro pilotou a maior parte da prova.

A dupla Nicolas Lapierre/ Olivier Panis, que largou na pole-position, foi a 4ª colocada. Lapierre liderou as primeiras voltas da corrida, até um pit stop não programado, para consertar um vazamento de combustÁ­vel, tirar as chances de vitoria da dupla.

Pela classe LMP2 vitória da dupla Olivier Pla/ Miguel Amaral, num Ginetta Zytek da ASM. No geral foram 6º.

Thomas Erdos terminou em 7º na categoria e 13º no geral. O brasileiro dividiu o Lola B08/80 Coupé-Mazda da RML com o inglês Mike Newton.

O trio francês Julien Jousse/ Patrice Goueslard/ Yann Clairay, num Corvette C6.R da Luc Alphand Aventures, venceu na classe LMGT1, sendo 14º no geral.
Pela classe LMGT2 vitória da dupla Robert Bell/Gianmaria Bruni, numa Ferrari F430 GT do JMW Motorsport. No geral foram 15º.

O brasileiro Jaime Melo, em dupla com Antonio Garcia/ Leo Mansell, numa Ferrari F430 GT do Team Modena, chegou em terceiro na classe e 17º no geral.

A próxima etapa, os 1.000 Km de Nurburgring (Alemanha),  será disputada dias 22 e 23 deste mês.

Final:

1 – Bouillon-Tinseau (Pescarolo Judd) – Pescarolo – 215 voltas em 5h49m04s176
2 – Charouz-Enge-Mucke (Lola Aston Martin) – Aston Martin – a 1m25s548
3 – Monteiro-Senna (Oreca AIM) – Oreca – 1 volta
4 – Panis-Lapierre (Oreca AIM) – Oreca – 3 voltas
5 – Primat-Ramos-Turner (Lola Aston Martin) – Aston Martin – 4 voltas
6 – Pla-Amaral (Ginetta Zytek) – ASM – 8 voltas
7 – Ceccato-Francioni-Piccini G. (Lola Judd) – Racing Box – 10 voltas
8 – Ojjeh-Gosselin-Peter (Zytek) – GAC – 10 voltas
9 – Biagi-Bobbi-Piccini A. (Lola Judd) – Racing Box – 12 voltas
10 – Ragues-Mailleux (Oreca Judd) – Signature – 13 voltas
11 – Kane-Leuenberger-Pompidou (Lola Judd) – Speedy – 17 voltas
12 – Lahaye-Ajlani (Pescarolo Mazda) – Oak – 20 voltas
13 – Erdos-Newton (Lola Mazda) – RML – 20 voltas
14 – Clairay-Jousse-Goueslard (Corvette C6.R) – Alphand – 21 voltas
15 – Bell-Bruni (Ferrari F430) – JMW – 25 voltas
16 – Pilet-Narac (Porsche 997 ) – IMSA – 25 voltas
17 – Garcia-Mansell-Melo (Ferrari F430) – Modena – 26 voltas
18 – Ehret-Fanbacher-Beltoise (Ferrari F430) – Farnbacher – 27 voltas
19 – Simonsen-Kaffer (Ferrari F430) – Farnbacher – 28 voltas
20 – Campanico-Hartstorne-V.Thurnd Und Taxis (Ferrari F430) – JMB – 33 voltas
21 – Hein-Nicolet (Pescarolo Mazda) – Oak – 36 voltas
22 – Tenchini-Basso-Plati (Ferrari F430) – EasyRace – 36 voltas
23 – Berville-Dumez-Lemeret (Saleen S7R) – Larbre – 43 voltas
24 – Salini-Salini-Jouanny (WR Zytek) – WR – 44 voltas
25 – Bruneau-Greaves-Sini (Radical AER) – Radical – 50 voltas
26 – Lieb-Lietz (Porsche 997) – Felbermayr – 62 voltas