LMS: Pescarolo retorna vencendo em Paul Ricard

A Pescarolo, que no ano passado chegou a decretar falência, retornou as competições vencendo a abertura do Le Mans Series, às Seis Horas de Le Castellet, em Paul Ricard, na França.

Depois de caírem para o final do grid (depois do carro não passar na vistoria pós-classificatório) o trio Emmannuel Collard, Julien Jousse/ Christophe Tinseau, em menos de vinte voltas, colocou o Pescarolo-Judd, da Classe LMP1, na liderança da prova.

O trio manteve a ponta até o final, e contando com os problemas dos rivais, Collard recebeu a bandeirada, depois de 6h00m09139, com uma volta de vantagem sobre Jean-Christophe Boullion (Lola B10/60-Toyota/Rebellion), que teve como parceiro Andrea Belicchi.

Logo no começo da prova Boullion rodou depois que uma porta abriu na penúltima curva. O dano no carro fez o Lola perder muito tempo nos dois pit stops seguintes, ficando uma volta atrás no final da segunda hora.

O trio Tom Kimber-Smith/ Karim Ojjeh/ Gary Chalandon (Zytek Z11SN-Nissan/ Greaves) terminou em 3º, vencendo na Classe LMP2. O trio Pierre Kaffer/ Matias Russo/ Luis Perez Companc ((Lola B11/40-Judd/ Pecom) foi 4º, seguido pelo trio Nick Leventis / Danny Watts / Jonny Kane (HPD ARX-01d/ Strakka). A dupla Dom,inik Kraihamer / Nicolas de Crem (Oreca 03-Nissan/ Boutsen) completou os seis primeiros.

A dupla que largou na pole-position Neel Jani / Nicolas Prost (Lola B10/60-Toyota/ Rebellion) perdeu dez voltas no início, com problemas de câmbio, completando a prova na 7ª posição.

A prova começou com uma confusão, após um erro da direção de prova, que autorizou a largada com Safety-Car ainda na pista, no final do traçado. Alguns pilotos aceleram mais, enquanto outros esperavam atrás do carro de segurança. O múltiplo acidente vitimou principalmente os Porsche oficiais, com três dos quatro carros abandando a corrida.

Entre os brasileiros na prova Thomas Erdos (HPD ARX-01d/ Mallock), em trio com Mike Newton e Ben Colllins, chegou na 11ª posição no geral e 7º na Classe LMGT2. Jaime Melo (Ferrari F458 Italy/ AF Corse), em dupla com Toni Vilander, foi o 23º colocado no geral e 4º na Classe LMGTE Pro.

Pela Classe FLM vitória do trio Mirco Schultis / Patrick Simon / Julien Schell (Oreca 03-Judd/ Pegasus), 12º no geral.

A dupla Rob Bell / James Walker (Ferrari F458 Italy/ JMW) venceu na Classe LMGTE Pro, terminando em 14º no geral.

Pela Classe LMGTE Am vitória do trio Gerold Ried / Horst Felbermayr Sr/ Horst Felbermayr Jr (Porsche 997/ Felbermayr).

Final:

1 – Collard / Tinseau / Jousse (Pescarolo-Judd) – Pescarolo – 185 voltas em 6h00m09139
2 – Belicchi / Boullion (Lola B10/60-Toyota) – Rebellion – 184
3 – Ojjeh / Chalandon / Kimber-Smith (Zytek Z11SN-Nissan) – Greaves – 179
4 – Perez / Russian / Kaffer (Lola B11/40-Judd) – Pecom – 179
5 – Leventis / Watts / Kahne (HPD ARX-01d) – Strakka – 177
6 – Kraihamer / de Crem (Oreca 03-Nissan) – Boutsen – 175
7 – Jani / Prost (Lola B10/60-Toyota) – Rebellion – 175
8 – Amaral / Pla (Zytek 09SC) – ASM – 174
9 – Gates / Garofall / Philipps (Lola EX265-Judd) – RLR – 174
10 – Frey / Meichtry / Ebbesvik (Oreca 03-Judd) – Race Perf. – 174
11 – Erdos / Newton / Collins (HPD ARX-01d) – Mallock – 173
12 – Schultis / Simon / Schell (Oreca 03-Judd) – Pegasus – 170
13 – Julian / Zügel / Petersen (Oreca 03-Judd) – Genoa – 170
14 – Bell / Walker (Ferrari F458 Italy) – JMW – 170
15 – Fisichella / Bruni (Italy Ferrari F458) – AF Corse – 169
16 – Rosier / Luco / Bass (Norma M200P-Judd) – Extreme Limit – 169
17 – Ried / Felbermayr / Felbermayr (Porsche 997) – Felbermayr – 167
18 – Perazzini / Cioci / Lemeret (Ferrari F430) – AF Corse – 167
19 – Peter / Broniszewski (Ferrari F430) – Kessel – 167
20 – Christodolou / Hummel / Quaife (Ferrari F430) – AF Corse – 166
21 – Farnbacher / Simonsen (Ferrari F458 Italy) – Hankook – 163
22 – Kauffman / Aguas / Ciro (Ferrari F430) – CRS Racing – 163
23 – Melo / Vilander (Ferrari F458 Italy) – AF Corse – 161
24 – Hartshorne / Keating / Keen (Oreca 03-Judd) – Garner – 157
25 – Rodrigues / Menahem / Misslin (Oreca 03-Judd) – JMB – 142
26 – Enge / Muller / Nygaard (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 140
27 – Armindo / Narac (Porsche 997) – IMSA – 137
28 – Dolan / Hancock (Aston Martin Vantage) – Jota – 105
29 – Mucke / Primat / Turner (Aston Martin AMR1) – Aston Martin – 96
30 – Dark / Marroc / Shanqi (Oreca FLM09) – Hope – 93
31 – Beche / Thiriet / Firth (03-Oreca Nissan) – TDS – 91
32 – Pilet / Henzler (Porsche 997) – IMSA – 2
33 – Goossens / Holzer (Porsche 997) – Prospeed – 0
34 – Lieb / Lietz (Porsche 997) – Felbermayr – 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *