LMS: Trio Gené/ Minassian/ Villeneuve vence os 1000 km de Spa

O trio Marc Gené/ Nicolas Minassian/ Jacques Villeneuve, num Peugeot 908 HDI do Team Peugeot Total, venceu os 1000 km de Spa-Francorchamps, na Bélgica, 3º etapa da temporada. A dupla Alexandre Prémat/ Mike Rockenfeller, num Audi R10 TDI da Audi Sport Team Joest foi o 2º, com a dupla Olivier Panis/ Nicolas Lapierre, num Courage-Oreca Judd do Team Oreca Matmut, completando o pódio.

Saindo da 3º posição, o trio franco-canadense da fábrica francesa venceu, depois de mais de mais de cinco horas de prova, com 30s387 de vantagem para a dupla franco-alemã. Os franceses do Tem Oreca completaram a prova com três voltas de atraso.


O Peugeot do trio Pedro Lamy/ Stephane Sarrazin/ Alexander Wurz, que largou na pole-position abandonou depois de um acidente com Wurz. O austrÁ­aco, piloto de testes da Honda na F-1, bateu com o Spyker C8 Laviolette  do italiano Andrea Chiesa, ex-piloto de F-1 nos anos noventa, indo parar no muro.


Envolvidos no acidente de Wurz, o Audi da dupla Rinaldo Capello/ Allan McNish, terminou na 4º posição, depois de serem punidos com um stop&go de três minutos, por saÁ­rem dos pits com o sinal vermelho.


O Pescarolo-Judd da dupla Emmanuel Collard/ Jean-Christophe Bouillion, ficou com a 5º colocação com a dupla Peter Van Merksteijn/ Jos Verstappen, num Porsche RS Spyder da Van Merksteijn Motorsport, fechando os seis primeiros e vencendo na classe LMP2. Os cinco primeiros colocados foram carros da LMP1.


O Porsche RS Spyder da dupla Elgaard/Nielsen também foi punida com um stop&go depois de um incrÁ­vel toque de Casper Elgaard na traseira do WF01 Zytek de Joey Foster que parou no muro. O safety-car foi acionado por um longo perÁ­odo.


O trio Luc Alphand/Guillaume Moreau/ Patrice Goueslard, num Corvette C6R da Luc Alphand Adventures, venceu na classe LMGT1, terminando na 13º posição geral.


Na classe LMGT2 a dupla Robert Bell/ Gianmaria Bruni, numa Ferrari F430 GT, ficou com a vitória, sendo 17º no geral.


O brasileiro Thomas Erdos, em dupla com Mike Newton, com um Lola MG da RML, terminou na 28º geral e 6º na LMP2.


O brasileiro Fernando Rees, em trio com o dinamarquês Juan Barazi e o holandês Michael Vergers, num Zytek 07S da Barazi Epsilon, abandonou a prova.



Final:


1 – Gene/Minassian/Villeneuve (Peugeot 908 HDI) – Peugeot – 143 voltas em 5h17:48.566
2 – Premat/Rockenfeller (Audi R10 TDI) – Joest – 30.387
3 – Panis/Lapierre (Courage-Judd) – Oreca – 140
4 – Capello/McNish (Audi R10 TDI) – Joest – 139
5 – Collard/Boullion (Pescarolo-Judd) – Pescarolo – 139
6 – Van Merksteijn/Verstappen (Porsche RS Spyder) – VM – 138
7 – Lienhard/Theys/Lammers (Porsche RS Spyder) – Horag – 137
8 – Elgaard/Nielsen (Porsche RS Spyder) – Essex – 135
9 – Hall/Kerr (Creation – Aim) – Creation – 134
10 – Ragues/Lahaye (Pescarolo-Judd) – Pescarolo – 134
11 – Burgueno/de Castro (Epsilon Euskadi-Judd) – Epsilon – 133
12 – Ojjeh/Gosselin/Schroyen (Zytek 07S) – Trading Perf. – 133
13 – Alphand/Moreau/Goueslard (Corvette C6R) – Alphand – 130
14 – Nicolet/Faggionato/Hein (Pescarolo-Judd) – Saulniet – 130
15 – Rusinov/Kox (Lamborghini Gallardo) – IPB Spartak – 129
16 – Garcia/Enge (Aston Martin DBR9) – Modena – 127
17 – Bell/Bruni (Ferrari F430) – Virgo – 126
18 – Lieb/Davison (Porsche 997) – Felbermayr – 126
19 – Ried/Felbermayr/Felbermayr Jr (Porsche 997) – Felbermayr – 123
20 – Chiesa/Leuenberger/David (Spyker C8) – Speedy – 123
21 – Aucott/Ferte (Ferrari F430) – JMB – 123
22 – Narac/Lietz (Porsche 997) – IMSA – 122
23 – Kutemann/Basso/Daoudi (Ferrari F430) – JMB – 122
24 – Hardman/Leventis (Aston Martin DBR9) – Strakka – 121
25 – Daniels/Palttala/Sugden (Porsche 997) – JWA – 121
26 – Dumbreck/Kelleners/Vasiliev (Spyker C8) – Spyker – 118
27 – Barbosa/Ickx/Forsten (Pescarolo-Judd) – Rollcentre – 112
28 – Erdos/Newton (Lola-MG) – RML – 111
29 – Mucke/Charouz (Lola-Aston Martin) – Mucke – 107
30 – Rostan/Petersen/Lueders (Radical-AER) – Radical – 106