Marcas Carioca: Marcelo Costa é campeão na despedida do Autódromo de Jacarepaguá

Ášnico no mundo que sediou as três principais competições de velocidade – F-1, F-Indy e Mundial de Motos – o autódromo de Jacarepaguá recebeu um ponto final em sua história. Sob intenso calor, pilotos e dirigentes com lágrimas nos olhos e muitas lembranças, o circuito da zona oeste do Rio sediou neste domingo a rodada de encerramento do Estadual de Marcas, a última da história do autódromo que leva o nome do tricampeão de F-1 Nelson Piquet. Marcelo Costa se tornou o último campeão do Regional.

A primeira prova do dia, equivalente Á  17ª etapa do Regional de Turismo, foi marcada por dois momentos que acabaram por deixar a disputa pelo tÁ­tulo ainda mais apertada. O primeiro foi a saÁ­da de João Scalabrin, então segundo colocado, logo na segunda volta, após uma falha no sistema de frenagem que resultou na quebra do motor. Marcelo Costa vinha bem, atrás apenas do lÁ­der Celso Vianna, obtendo o que poderia ser o resultado do tÁ­tulo. Entretanto, o piloto do carro 81 não contava de ter que abandonar a prova a duas voltas do final, também por falha mecânica. Vianna terminou em primeiro, seguido por Paulo Coelho em segundo e Rodrigo de Paoli em terceiro, que, com este resultado, entrou na briga pelo campeonato.

Da segunda prova do dia, correspondente Á  18ª etapa, sairia o nome do último campeão do Estadual em Jacarepaguá. Devido ao problema que o tirou da prova anterior, João Scalabrin não foi além da primeira volta. Como apenas Marcelo Costa e Rodrigo de Paoli possuÁ­am chances reais de tÁ­tulo, todos os olhares se concentraram nos carros 81 e 50 do grid. Em corrida marcada pela regularidade, Costa cruzou a linha de chegada na sexta posição e comemorou a conquista do último Estadual realizado em Jacarepaguá.

“O tÁ­tulo é a prova máxima de um ano de trabalho que deu certo”, resumiu o piloto campeão. “Mas o sentimento é uma mistura de felicidade com tristeza. Eu trocaria o tÁ­tulo pela permanência do autódromo”, completou. Ao pensar no futuro do esporte no Rio, o campeão lembrou de promessas  de polÁ­ticos não cumpridas, em passado recente: “Há alguns anos, quando foi demolido para a construção do oval, houve a promessa de que a cidade ganharia um novo kartódromo. Mas, nada foi feito”.

Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, Djalma Neves lembrou o compromisso assumido pelas três esferas de poder – municipal, estadual e federal – do Rio voltar a ter, em breve, um novo autódromo,  para concluir: “a continuidade da história do automobilismo do Rio de Janeiro necessita da construção do circuito em Deodoro”.

Veja o resultado da rodada de encerramento do Estadual de Marcas:

Â

17ª etapa

1º lugar – Celso Vianna – 38m01s291

2º lugar – Paulo Coelho, a 0.387

3º lugar – Rodrigo de Paoli, a 2.168

4º lugar – Chiquinho, a 2.784

5º lugar – Jorge Claudio Schuback, a 8.018

Â

18ª etapa

1º lugar – Paulo Lanfredi Neto – 37m12s398

2º lugar – Celso Vianna, a 0.644

3º lugar – Rodrigo de Paoli, a 6.959

4º lugar – Jorge Claudio Schuback, a 7.526

5º lugar – Rafael B. Franco, a 17.624