A dupla Alexander Wurz/Nicolas Lapierre (Toyota) venceu neste domingo (28/10), Á s Seis Horas de Shanghai, no Circuito Internacional de Shanghai, na China, última etapa do Campeonato Mundial de Turismo (WEC). Com o terceiro lugar, o trio Andre Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fassler sagrou-se Campeão de 2012.
Wurz/Lapierrer dominaram a prova. Com duas horas de prova, a dupla da Classe LMP1 já havia aberto uma confortável vantagem, o que permitiu a equipe fazer um splash-and-dash extra na parte final.
A dupla venceu com 58 segundos de vantagem sobre a dupla Tom Kristensen/Allan McNish (Audi). Fassler/Lotterer/Treluyer, com o 3º, garantiram o tÁtulo, com 13,5 pontos de vantagem sobre Kristensen/McNish, 172,5 a 159.
Wurz/Lapierre terminaram em 3º no geral, com 96 pontos.
O trio Andrea Belicchi/Harold Primat/Frankie Chen (Rebellion Lola-Toyota) terminou em 4º, sendo os primeiros entre as equipes privadas. O trio foi beneficiado pelo abandono dos parceiros de equipe, Nicolas Prost/Neel Jani, com problemas na caixa de marchas, faltando apenas sete minutos para o fim da prova. Jani/Prost foram 4º colocados no campeonato com 86,5 pontos.
Pela Classe LMP2 vitória do trio John Martin/Tor Graves/Mathias Beche (ADR-Delta ORECA-Nissan), 7º no geral.
Pela Classe LMGTE-Pro, vitória da dupla Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin). No geral foram 16º.
O trio Pedro Lamy/Julien Canal/Patrick Bornhauser (Larbre Corvette) venceu na Classe LMGTE-Am, sendo 19º no geral.
Lucas di Grassi (Audi) foi o melhor brasileiro no campeonato, em 22º com 15 pontos. Jaime Melo (Ferrari) com 3,5 pontos; foi o 54º. Alexandre Negrão/ Enrique Bernoldi/Francisco Longo (Ferrari), com 1,5, terminaram na 78ª posição. Fernando Rees (Corvette) com um ponto; foi o 82º.
Final:
1. P1 Wurz/Lapierre Toyota 191 voltas 6h01m29s292
2. P1 Kristensen/McNish Audi + 58s570
3. P1 Fassler/Lotterer/Treluyer Audi + 1m42s814
4. P1 Belicchi/Primat/Chen Rebellion Lola-Toyota + 6 voltas
5. P1 Brabham/Chandhok/Dumbreck JRM HPD + 6
6. P1 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD + 9 laps
7. P2 Martin/Graves/Beche ADR-Delta ORECA-Nissan + 11
8. P2 Potolicchio/Dalziel/Sarrazin Starworks HPD + 11
9. P2 Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Nissan + 12
10. P2 Perez Companc/Minassian/Kaffer Pecom ORECA-Nissan + 12
11. P2 Mailleux/Lombard/Tresson Signatech ORECA-Nissan + 13
12. P2 Holzer/Schultis Lotus Lola-Lotus + 14
13. P2 Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan + 14
14. P1 Baguette/Kraihamer/Sato OAK Pescarolo-Honda + 17
15. P2 Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan + 20
16. GTE P Mucke/Turner Aston Martin + 22
17. GTE P Lieb/Lietz Felbermayr Porsche + 22
18. GTE P Bertolini/Beretta AF Ferrari + 23
19. GTE A Bornhauser/Canal/Lamy Larbre Corvette + 25
20. GTE A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr Porsche + 26
21. GTE A Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 27
22. GTE A Kauffman/Aguas/Waltrip AF Ferrari + 27
23. GTE A Belloc/Bourret/Gibon Larbre Corvette + 28
24. GTE A Camathias/Daniels/Bell JWA Porsche + 39
Abandonos:
P1 Prost/Jani Rebellion Lola-Toyota 180 voltas
GTE P Fisichella/Bruni AF Ferrari 144
P2 Giroix/Ihara/Deletraz Gulf Lola-Nissan 93
P2 Charouz/Rossiter/Weeda Lotus Lola-Lotus 78