WEC: Toyota vence última etapa. Andre Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fassler são campeões


TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

A dupla Alexander Wurz/Nicolas Lapierre (Toyota) venceu neste domingo (28/10), às Seis Horas de Shanghai, no Circuito Internacional de Shanghai, na China, última etapa do Campeonato Mundial de Turismo (WEC). Com o terceiro lugar, o trio Andre Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fassler sagrou-se Campeão de 2012.

Wurz/Lapierrer dominaram a prova. Com duas horas de prova, a dupla da Classe LMP1 já havia aberto uma confortável vantagem, o que permitiu a equipe fazer um splash-and-dash extra na parte final.

A dupla venceu com 58 segundos de vantagem sobre a dupla Tom Kristensen/Allan McNish (Audi). Fassler/Lotterer/Treluyer, com o 3º, garantiram o título, com 13,5 pontos de vantagem sobre Kristensen/McNish, 172,5 a 159.

Wurz/Lapierre terminaram em 3º no geral, com 96 pontos.

O trio Andrea Belicchi/Harold Primat/Frankie Chen (Rebellion Lola-Toyota) terminou em 4º, sendo os primeiros entre as equipes privadas. O trio foi beneficiado pelo abandono dos parceiros de equipe, Nicolas Prost/Neel Jani, com problemas na caixa de marchas, faltando apenas sete minutos para o fim da prova. Jani/Prost foram 4º colocados no campeonato com 86,5 pontos.

Pela Classe LMP2 vitória do trio John Martin/Tor Graves/Mathias Beche (ADR-Delta ORECA-Nissan), 7º no geral.
Pela Classe LMGTE-Pro, vitória da dupla Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin). No geral foram 16º.

O trio Pedro Lamy/Julien Canal/Patrick Bornhauser (Larbre Corvette) venceu na Classe LMGTE-Am, sendo 19º no geral.

Lucas di Grassi (Audi) foi o melhor brasileiro no campeonato, em 22º com 15 pontos. Jaime Melo (Ferrari) com 3,5 pontos; foi o 54º. Alexandre Negrão/ Enrique Bernoldi/Francisco Longo (Ferrari), com 1,5, terminaram na 78ª posição. Fernando Rees (Corvette) com um ponto; foi o 82º.

Final:

1.  P1 Wurz/Lapierre Toyota 191 voltas 6h01m29s292
2.  P1 Kristensen/McNish Audi + 58s570
3.  P1 Fassler/Lotterer/Treluyer Audi + 1m42s814
4.  P1 Belicchi/Primat/Chen Rebellion Lola-Toyota + 6 voltas
5.  P1 Brabham/Chandhok/Dumbreck JRM HPD + 6
6.  P1 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD + 9 laps
7.  P2 Martin/Graves/Beche ADR-Delta ORECA-Nissan + 11
8.  P2 Potolicchio/Dalziel/Sarrazin Starworks HPD + 11
9.  P2 Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Nissan + 12
10.  P2 Perez Companc/Minassian/Kaffer Pecom ORECA-Nissan + 12
11.  P2 Mailleux/Lombard/Tresson Signatech ORECA-Nissan + 13
12.  P2 Holzer/Schultis Lotus Lola-Lotus + 14
13.  P2 Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan + 14
14.  P1 Baguette/Kraihamer/Sato OAK Pescarolo-Honda + 17
15.  P2 Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan + 20
16.  GTE P Mucke/Turner Aston Martin + 22
17.  GTE P Lieb/Lietz Felbermayr Porsche + 22
18.  GTE P Bertolini/Beretta AF Ferrari + 23
19.  GTE A Bornhauser/Canal/Lamy Larbre Corvette + 25
20.  GTE A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr Porsche + 26
21.  GTE A Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 27
22.  GTE A Kauffman/Aguas/Waltrip AF Ferrari + 27
23.  GTE A Belloc/Bourret/Gibon Larbre Corvette + 28
24.  GTE A Camathias/Daniels/Bell JWA Porsche + 39

Abandonos:

P1 Prost/Jani Rebellion Lola-Toyota 180 voltas
GTE P Fisichella/Bruni AF Ferrari 144
P2 Giroix/Ihara/Deletraz  Gulf Lola-Nissan 93
P2 Charouz/Rossiter/Weeda Lotus Lola-Lotus 78

Compartilhar
TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *