Mercedes-Benz Challenge: Fonseca e Lemos conquistam a pole na estreia em Londrina


TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

– Pela CLA AMG Cup, Betão Fonseca superou Raijan Mascarelo nos minutos finais
– Na C 250 Cup João Lemos dominou boa parte do treino. Paioli e Gottschalk largam em segundo

O paulista Betão Fonseca e o português João Lemos são os primeiros pole positions do Mercedes-Benz Challenge no circuito de Londrina. A primeira corrida realizada na pista paranaense em toda a história da competição será disputada neste domingo, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Band Sports. E a expectativa é de muito calor e desgaste tanto dos pilotos, quanto do equipamento. A experiência foi marcante para os dois pilotos que conquistaram neste sábado o lugar de honra no grid, não só pelo fato de terem cravado a pole position para a prova de estreia do Mercedes-Benz Challenge em solo londrinense, mas principalmente porque o resultado representou a primeira pole position da carreira de ambos na competição.

 

O resultado foi ainda mais dramático para Betão Fonseca, que só apareceu no topo da tabela de tempos nos minutos finais do treino de classificação. “Esperei até os últimos minutos de treino para sair, e sabia que só teria uma volta. Acabei perdendo minha melhor chance quando coloquei pneus novos, em razão de uma bandeira vermelha, e fui para a volta decisiva sabendo que não poderia errar. Largar na pole em uma pista como esta, onde as ultrapassagens não são tão fáceis, tem de certa forma valor dobrado. Amanhã vamos saber o resultado de tudo isso, e quem sabe podemos terminar com uma vitória”, disse Betão Fonseca.

 

Neste sábado, quando foram realizadas as sessões livres e de classificação, a temperatura ambiente na casa de 35oC. Foi o que mais chamou a atenção dos pilotos em relação ao novo circuito. “Pela manhã o calor foi mais forte, e isso serve como previsão para a corrida de domingo, que será às 10h. O ideal será sempre refrigerar o carro saindo do vácuo. Sempre que estivermos na reta oposta ou na reta dos boxes, a tendência será sair da linha do carro da frente, para dar ar menor quente ao motor”, opinou o gaúcho Roger Sandoval, que fechou a prática classificatória em terceiro.

 

Melhor paranaense – O melhor piloto local no grid para a corrida deste domingo será Raijan Mascarelo. Ele fechou a disputa decisiva a apenas 0s040 do tempo de Betão Fonseca, e mesmo tendo liderado praticamente todo o treino, não se disse frustrado com o resultado. “Nosso carro está constante, e mesmo que tenhamos perdido a pole, a chance de disputar as primeiras posições na prova é real. Espero que tenha chegado o nosso dia”, comentou o piloto. O líder do campeonato na CLA AMG Cup é o Fernando Júnior, que largará da quinta posição.

 

O português João Lemos admitiu que o resultado obtido neste sábado surpreendeu a ele e a sua equipe. Na categoria C 250 Cup, foi a primeira pole do piloto, apesar dele já ter experiência prévia neste circuito. “O resultado superou muito as minhas expectativas, pois Londrina é uma pista muito técnica. Andei aqui há cerca de um ano com protótipos, e debaixo de uma chuva torrencial. Como as condições mudaram muito, não sabíamos ao certo o que esperar”, comentou Lemos.

 

A segunda posição ficou com a dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk, que se recuperou de problemas enfrentados nos treinos livres para chegar a este resultado. “Este treino foi especialmente difícil, pois praticamente não tivemos a oportunidade de treinar. Demos apenas dez voltas nos ensaios livres, o que torna esta segunda posição um ótimo resultado”, encerrou Paioli. O primeiro colocado na tabela da C 250 Cup, Claudio Simão (SC), largará em quinto.

 

Confira o grid de largada para a quinta etapa da temporada de 2017 do Mercedes-Benz Challenge:

 

CLA AMG Cup

1) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing), 1m19s548

2) Raijan Mascarello (Mottin Racing), 1m19s588

3) Roger Sandoval (Mottin Racing), 1m19s955

4) Lorenzo Varassin (Cordova Motorsports), 1m20s031

5) Fernando Júnior (WCR), 1m20s197

6) Fabio Escorpioni (Hot Car Competições), 1m20s277

7) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports), 1m20s282

8) Paulo Varassin (Cordova Motorsports), 1m20s510

9) Pierre Ventura (Cordova Motorsports), 1m20s776

10) Danilo Pinto (Cordova Motorsports), 1m20s808

11) Fernando Amorim (Mottin/Sul Racing), 1m20s830

12) Renato Braga (Rsports Racing), 1m21s197

13) Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing), Sem tempo

14) Fernando Poeta (Mottin/Sul Racing), Sem tempo

15) José Vitte (WCR), Sem tempo

 

C 250 Cup

1) João Lemos (PGL Racing), 1m24s032

2) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing), 1m24s308

3) André Moraes Jr. (PGL Racing), 1m24s378

4) Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel (Brandão Motorsport), 1m24s476

5) Claudio Simão (Center Bus Sambaiba Racing), 1m24s780

6) Carlos Machado (Center Bus Sambaiba Racing), 1m24s973

7) Peter Michael Gottschalk (Paioli Racing), 1m25s272

8) Flavio Andrade (Hot Car Competições), 1m25s372

9) Cello Nunes (Rsports Racing), 1m25s723

10) Alexandre Navarro (Rsports Racing), 1m25s766

11) Beto Rossi (Paioli Racing), 1m26s308

12) Ciro Lobo/Fabio Peterson (Center Bus Sambaiba Racing), 1m27s295

13) Carlos Alberto Guilherme/Sergio Kuba (Center Bus Sambaiba Racing), 1m27s295

14) Luiz Barcellos (Center Bus Sambaiba Racing), Sem tempo

Compartilhar
TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *