Mercedes-Benz Challenge: Gaúchos cravam as duas poles e confirmam favoritismo em Santa Cruz do Sul

– O dia foi da equipe WCR, time de Porto Alegre que prepara os carros dos poles das categorias CLA AMG Cup e C 250 Cup.
– Vencedor da última prova naquela pista, ainda em 2012, Fernando Jr. marcou a pole position entre os pilotos da CLA AMG Cup.
– Luiz Sena Jr. faz primeiro tempo entre os competidores da C 250 Cup e prevê “corrida difícil” neste domingo.
– O paulista Marcelo Hahn é o único piloto de fora do Rio Grande do Sul a vencer nessa pista e sairá da primeira fila.

Os pilotos gaúchos confirmaram o favoritismo neste sábado (27), no Autódromo de Santa Cruz do Sul, e conquistaram as duas pole positions para a quarta etapa da temporada 2015 do Mercedes-Benz Challenge. A prova tem largada prevista para as 11h deste domingo, com transmissão ao vivo à partir das 10h45 pelo BandSports e pelo canal do Mercedes-Benz Challenge no Youtube. Outro destaque local é a equipe WCR Racing, que prepara os carros dos dois pilotos que conquistaram o lugar de honra no grid do evento.

Vencedor da terceira prova do ano, o santa-cruzense Fernando Jr. foi o mais rápido entre os pilotos da CLA AMG Cup com o tempo de 1min28s499. Ele chegou como favorito à primeira posição no grid não só pelo bom momento que vive no campeonato, mas também pelo fato de ser um profundo conhecedor do circuito gaúcho e de seus segredos. A pista de Santa Cruz do Sul é considerada técnica e apresenta trechos de alta velocidade que exigem dos pilotos extrema atenção na busca pelo traçado ideal.

“Nossa equipe trabalhou bastante para esta pole”, declarou o santa-cruzense. “Tínhamos um carro bom desde o primeiro treino, mas economizamos pneus para a sessão decisiva. Com o primeiro jogo de pneus cometi um pequeno erro, mas falei para minha equipe confiar que, na segunda saída, brigaríamos pela pole. E deu tudo certo. Na classificação obtive boa vantagem, mas na corrida a tendência é que os tempos se aproximem bastante. Devemos ter uma prova bastante difícil”, acrescentou.

Paulista completa primeira fila – O treino que definiu o grid de largada para a prova deste domingo terminou com os dois ocupantes da primeira fila separados por 0s482. Marcelo Hahn, único piloto de fora do Rio Grande do Sul a vencer uma corrida do Mercedes-Benz Challenge em Santa Cruz do Sul, vai largar em segundo neste domingo e aparece, novamente, como maior ameaça ao domínio dos gaúchos. Isso porque a distância de cerca de meio segundo para o pole position, na visão de Hahn, não reflete seu real potencial para esta prova.

“Gosto muito desta pista, que é rápida e bastante desafiadora. Mas não estou feliz com o segundo lugar. Na minha melhor volta fui atrapalhado e fiz, inclusive, uma reclamação aos comissários. Não sei se daria para chegar à pole, pois o Fernando conhece muito bem essa pista e, aparentemente, fez um volta perfeita. Mas, na volta em que fui atrapalhado, eu vinha rápido e poderia ter ficado bem mais próximo dele. Talvez a apenas um ou dois décimos”, declarou Hahn.

Líder larga em terceiro – O cearense Adriano Rabelo, líder da temporada de 2015 do Mercedes-Benz Challenge pela categoria CLA AMG Cup, será o terceiro no grid de largada para a corrida deste domingo em Santa Cruz do Sul. Quarto colocado no primeiro treino livre, e líder do segundo, Rabelo mostrou rápida adaptação ao circuito e promete entrar na briga direta pela vitória neste domingo.

“O terceiro lugar é um bom resultado para uma estreia nesta pista, embora a diferença entre o meu tempo (1min29s166) e o do pole position (1min28s499) tenha sido grande. Mas o Fernando é um piloto da cidade que conhece muito bem esta pista. Como a corrida é longa, os tempos devem se aproximar e acredito que possamos ter uma etapa positiva para o campeonato”, opinou. Rabelo soma 55 pontos na tabela, contra 45 de Fernando Jr., o vice-líder. Hahn ocupa a 12a posição, com 13 pontos.

Luiz Sena: de olho no título – Pole position na categoria C 250 Cup, o gaúcho Luiz Sena Jr. diz que ele e seu parceiro na pilotagem do carro da equipe WCR, Cleiton Campos, vão largar pensando no campeonato. A dupla ocupa a quarta colocação na tabela do torneio.

“Será uma corrida de administração por causa do desgaste dos pneus. E a largada vai ser bem complicada por causa do esse, mas eu e meu companheiro de equipe temos a estratégia de fazer uma prova pensando no resultado final e no campeonato. Nosso objetivo é brigar pelo título, e não apenas vencer uma prova, então esse é nosso objetivo maior”, ponderou Sena.

A pole position, no entanto, não era o resultado esperado pelo gaúcho: “Não estávamos conseguindo um bom rendimento e a equipe fez uma revisão no carro e no acerto. No treino anterior demos apenas cinco voltas e estava pensando que largar entre os cinco melhores já seria ótimo”, disse ele. A experiência em Santa Cruz, no entanto, deve pesar a seu favor: “Corri mais de dez vezes aqui e, por isso, me considero em casa”, disse Sena Jr.

O resultado, com pole nas duas categorias, foi muito comemorado pela equipe WCR. “Somos dois gaúchos na pole, estamos aqui na nossa terra e somos membros da mesma equipe – um time que trabalha muito”, elogiou Luiz Sena Jr. “Então, hoje é um dia muito feliz e espero que amanhã seja mais ainda. Para amanhã, a expectativa é de casa cheia, arquibancada lotada. Se nós vencermos, acho que vai ter uma invasão, por que temos muitos amigos aqui. Vamos fazer uma grande festa gaúcha. Mas é melhor esperar o resultado de amanhã para começar a pensar nisso”, comentou o pole position da categoria C 250 Cup.

No mês em que o Autódromo Internacional de Santa Cruz completa dez anos, a organização espera casa cheia neste domingo, quando serão realizadas quatro provas: além do Mercedes-Benz Challenge, também competirão a Stock Car, Fórmula 3 e Brasileiro de Marcas. Compra de ingressos e informações sobre camping e arquibancada estão disponíveis no link http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=STOCKSS15. Outros detalhes sobre a competição podem ser encontrados em www.mbchallenge.com.br. A transmissão ao vivo no canal oficial do Mercedes-Benz Challenge no YouTube acontece no link https://www.youtube.com/user/mbchallengebr.

Confira o grid de largada da categoria CLA AMG Cup
1) Fernando Junior (CLA – WCR), 1min28s499
2) Marcelo Hahn (CLA – Blau Motorsport), 1min28s981
3) Adriano Rabelo (CLA – Cordova Motorsports), 1min29s166
4) Pierre Ventura (CLA – CKR Racing), 1min29s402
5) Luiz Carlos Ribeiro (CLA – Mottin Racing), 1min29s552
6) Cesare Marrucci (CLA – Cordova Motorsports), 1min29s771
7) Arnaldo Diniz Filho (CLA – Comark Racing), 1min29s825
8) Carlos Kray (CLA – CKR Racing), 1min29s898
9) Betão Fonseca (CLA – Center Bus Sambaiba Racing), 1min29s951
10) Fernando Fortes (CLA – Mottin Racing), 1min29s972
11) Cristian Mohr (CLA – RSports Racing), 1min30s045
12) Roger Sandoval (CLA – Mottin Racing), 1min30s070
13) Victor Amorim/Fernando Amorim (CLA – Fiolux RSports Racing), 1min30s252
14) Otavio Mesquita (CLA – VB Motorsport), 1min30s599
15) Cesar Fonseca (CLA – Center Bus Sambaiba Racing), 1min30s825
16) Paulo Totaro (CLA – Scuderia 111), 1min31s977
17) Fernando Poeta (CLA – Mottin Racing), 1min33s101
18) Peter Ferter (CLA – LT Team), 1min42s986
19) Lorenzo/Paulo Varassin (CLA – Hitech Racing), sem tempo
20) Danilo Pinto (CLA – Scuderia 111), sem tempo

Confira o grid de largada da categoria C 250 Cup
1) Luiz Sena Jr/Cleiton Campos (C250 – WCR), 1min33s737
2) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (C250 – Paioli Racing), 1min34s160
3) Marcio Basso/Bruno Mesquita (C250 – Center Bus Sambaiba Racing), 1min34s292
4) Peter Michel Gottschalk (C250 – Paioli Racing), 1min34s849
5) Flavio Andrade (C250 – Hot Car Competições), 1min35s032
6) Max Mohr (C250 – RSports Racing), 1min35s107
7) Christian Germano (C250 – Center Bus Sambaiba Racing), 1min35s382
8) Betinho Sartório (C250 – Paioli Racing), 1min35s654
9) Edson Ferreira (C250 – RSports Racing), 1min36s771
10) Beto Rossi/Claudio Simão (C250 – Divena Racing/RSports Racing), 1min55s610

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *