Mercedes-Benz Challenge: Ribeiro é campeão e Gottschalk conquista o bicampeonato

– Gaúcho superou Fernando Fortes na CLA AMG Cup
– No limite da matemática, paulista fecha o ano na frente na C 250 Cup
– Betão Fonseca foi o campeão da CLA AMG Master
– Marcos Paioli e Peter Gottschalk foram os melhores do ano na C 250 Master

Após uma corrida disputadÁ­ssima, em que o tÁ­tulo de campeão da temporada de 2016 do Mercedes-Benz Challenge mudou de mãos algumas vezes, o gaúcho Luiz Ribeiro conquistou neste domingo (11) em São Paulo seu primeiro campeonato na categoria CLA AMG Cup. Com o quarto lugar obtido neste fim de semana em São Paulo, Ribeiro chegou a 102 pontos na tabela, superando o paulista Fernando Fortes – quinto na prova deste domingo -, por uma diferença de 11 pontos.

Em uma decisão ainda mais apertada, na qual campeão e vice fecharam o ano separados por apenas um ponto, Peter Tubarão chegou ao bicampeonato na divisão C 250 Cup mesmo sendo apenas o oitavo a receber a quadriculada em São Paulo. A vitória ficou com seus companheiros de equipe Marcos Paioli e Peter Gottschalk. Com este resultado eles chegaram ao vice-campeonato da C 250 Cup e garantiram, também, o tÁ­tulo da classe Master.

O domingo em Interlagos também foi de festa para Betão Fonseca, que além de disputar o tÁ­tulo de campeão geral na categoria CLA AMG Cup (terminou em quarto lugar na tabela), fechou a temporada como campeão da classe Master da categoria.

“Antes da parada de boxes enfrentamos alguns problemas e comecei a perder posições. Por muito pouco não colocamos em risco, também, o vice-campeonato. Mas meu pessoal trabalhou muito bem durante a parada de box e conseguimos voltar Á  frente de quem a gente mais precisava. Foi um desafio imenso para nossa equipe, já que viemos do regional do Rio Grande do Sul e, neste primeiro ano, tudo foi novidade para nosso time. Conquistamos um resultado maravilhoso”, comemorou Luiz Ribeiro.

A etapa de São Paulo foi vencida por Adriano Rabelo, que mesmo sem condições de chegar ao tÁ­tulo, foi incansável na busca pela liderança da prova. “Deu tudo certo neste fim de semana. Não tivemos um ano bom, e não conseguimos o tÁ­tulo, mas este resultado, ao menos, chegou para coroar o bom trabalho da equipe”, disse Rabelo. Com a vitória obtida em Interlagos, ele fechou a temporada em terceiro na classificação geral.

Vitória na Master – Pela classe Master da CLA AMG Cup, a vitória na prova foi de Fernando Amorim, que subiu ao pódio também na classificação geral na terceira posição. “A prova estava sob controle, mas demoramos muito para fazer a parada de boxes e, com isso, nosso carro perdeu um pouco de rendimento. Felizmente deu tudo certo e conseguimos cumprir nosso grande objetivo, que era vencer na Master e chegar ao pódio na classificação geral”, disse o vencedor.

O tÁ­tulo de campeão da classe Master ficou com Betão Fonseca. “Esse tÁ­tulo foi uma recompensa legal. Zerei em pontos em duas corridas, caso contrário teria condições para ser campeão também na geral. Mas em automobilismo não existe o ‘se’. Então, no ano que vem estou de volta e com força total. Vamos treinar e nos dedicar com carinho. E vamos brigar pelo tÁ­tulo, tentar ser campeão de novo”, declarou.

A temporada de 2016 foi de consagração para a equipe paulista Paioli Racing. O time voltou a subir no degrau mais alto do pódio com a dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk, resultado que garantiu ao grupo um ano invejável: foram oito pole positions em oito provas, além de sete melhores voltas e dos tÁ­tulos de campeão geral da categoria C 250 Cup com Peter Tubarão, campeão da classe Master e vice-campeão geral com Paioli e Gottschalk.

“Tivemos alguns problemas e recebi a bandeirada no limite. O oitavo lugar era a posição que me daria o tÁ­tulo, o que tornou dramático o bicampeonato. Em 2017 permaneço na categoria, e vamos em busca do tri”, disse Tubarão. “Para nossa equipe este ano foi maravilhoso, inesquecÁ­vel e difÁ­cil de repetir”, completou Marcos Paioli.

Veja como terminou a última etapa da temporada de 2016 do Mercedes-Benz Challenge.

1) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports – CLA), 20 voltas em 44min59s727
2) Betinho Gresse (Comark Racing – CLA), a 0s403
3) Fernando Amorim (Sul Racing – CLA M), a 2s281
4) Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing – CLA), 2s960
5) Fernando Fortes (Mottin Racing – CLA), 3s793
6) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba – CLA M), a 4s221
7) Pierre Ventura (CKR Racing – CLA), a 4s463
8) Roger Sandoval (Mottin Racing – CLA), 5s152
9) José Vitte (WCR – CLA M), a 6s275
10) Renato Braga (RSports Racing – CLA), 7s326
11) Marcelo Hahn (Blau Motorsport – CLA M), a 8s132
12) Claudio Dahruj (L3 Motorsport – CLA M), a 9s189
13) Carlos Kray/Henrique Assunção (CKR Racing – CLA M), 9s932
14) Cristian Mohr (WCR – CLA), a 10s807
15) Lorenzo Varassin/Paulo Varasin (Cordova Motorsports – CLA), a 11s684
16) Fernando Poeta (Sul Racing – CLA M), a 12s207
17) Danilo Pinto (Cordova Motorsports – CLA), 14s152
18) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing – C250 M), 15s827
19) Gustavo Magnabosco (Center Bus Sambaiba – CLA), a 33s592
20) Claudio Simão (Center Bus Sambaiba – C250 M), a 36s860
21) Fabio Escorpioni (Ensite Racing Team – C250), a 38s267
22) Flavio Andrade (Hot Car Competições – C250 M), a 1 volta
23) Carlos Guilherme/Sérgio Kuba (Center Bus Sambaiba – C250 M), a 1 volta
24) Bruno Alvarenga/Romualdo Jr. (RSports Racing – C250), a 1 volta
25) Peter Michel Gottschalk (Paioli Racing – C250), a 1 volta
26) Ydenis de Souza/Leandro Reis (RSports Racing – C250), a 1 volta

Não completaram:
27) João Lemos (Ensite Racing Team – C250 M)
28) Beto Giorgi/Otávio Mesquita (L3 Motorsport – CLA)
29) Beto Rossi (RSports Racing – C250 M)

Após oito etapas, o campeonato terminou assim:

CLA AMG Cup
1) Luiz Carlos Ribeiro, 102
2) Fernando Fortes, 91
3) Adriano Rabelo, 90
4) Betão Fonseca, 87
5) Arnaldo Diniz Filho, 86
6) Roger Sandoval, 72
7) Renato Braga, 70
8) Pierre Ventura, 69
9) Marcelo Hahn, 63
10) Fernando Amorim, 63
11) José Vitte, 58
12) Cristian Mohr, 57
13) Claudio Dahruj, 46
14) Lorenzo Varassin, 42
15) Paulo Varassin, 42
16) C.Kray/J.H.Assunção, 38
17) Betinho Gresse, 34
18) Fernando Poeta, 25
19) Fernando Junior, 20
20) Neto De Nigris, 16
21) Beto Giorgi, 12
22) Danilo Pinto, 10
23) Paulo Totaro, 8
24) C.Vinicius, 7
25) Cesar Fonseca, 6
26) Victor Guerin, 5
Daniel Paludo, 5

C 250 Cup
1) Peter Michel Gottschalk, 131
2) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 128
3) Fabio Escorpioni, 118
4) Claudio Simão, 112
5) Flavio Andrade, 97
6) João Lemos, 68
7) C.A.Guilherme, 66
8) Sergio Kuba, 50
9) Bruno Alvarenga, 46
10) Romualdo Magro Jr., 44
11) Mateus Biriba, 40
12) Beto Rossi, 36
13) Ydenis R. de Souza, 32
14) Max Mohr, 24
15) Raphael Teixeira, 22
16) Rodrigo Cruvinel, 22
17) Sérgio Maggi, 17
18) Leandro Reis, 16
19) Vinícius Simão, 15
20) Rodrigo Carvalho, 10
21) Betinho Sartório, 9
22) André Paulo Varasin, 6

CLA AMG Cup Master
1) Betão Fonseca, 120
2) C.Kray/J.H.Assunção, 103
3) Fernando Poeta, 101
4) José Vitte, 99
5) Fernando Amorim, 92
6) Marcelo Hahn, 87
7) Claudio Dahruj, 78
8) Paulo Totaro, 37
9) Neto De Nigris, 26
10) Cesar Fonseca, 11

C 250 Cup Master
1) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 141
2) Flavio Andrade, 123
3) Claudio Simão, 121
4) João Lemos, 105
5) C.A.Guilherme, 91
6) Sergio Kuba, 63
7) Beto Rossi, 37
8) Max Mohr, 26
9) Ydenis Souza, 20
10) Sérgio Maggi, 17
11) Betinho Sartório, 11
12) Romualdo Magro Jr., 10