Moto 1000 GP: Mais uma vitória de Alan Douglas na GP1000

Alan Douglas vence mais uma e é lÁ­der da GP1000 no Moto 1000 GP
Piloto paulista da Pitico Racing completa fim de semana de domÁ­nio em Interlagos e frisa desejo de crescimento conjunto

Mais uma vez, Alan Douglas dos Santos comemorou a vitória na categoria GP1000 do Moto 1000 GP. O piloto paulista da equipe Pitico Racing, terceiro no grid, repetiu o desempenho da abertura da temporada, na sexta-feira (8), e cruzou em primeiro a linha de chegada da prova que complementou neste domingo (10) a primeira rodada dupla da mais nova competição do motociclismo brasileiro, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

Já tendo atestado o rendimento da BMW número 78 da Pitico Racing na primeira corrida do evento, Douglas teve um inÁ­cio de corrida ponderado. Assumiu o segundo lugar logo no inÁ­cio da disputa e, na abertura da quinta volta, superou a BMW número 3 de Luiz Carlos Cerciari, que largou da pole-position. O duelo entre Douglas e Cerciari nas três voltas seguintes manteve os dois pilotos separados por menos de dois décimos de segundo.

A partir da oitava volta, Douglas passou a administrar sua vantagem. Ao mesmo tempo, o catarinense Sarin Carlesso, inscrito com a Suzuki número 62 a Pitico Racing, conseguia boa aproximação em relação a Cerciari. A disputa pelo segundo lugar só foi definida na última volta, com Carlesso superando Cerciari na subida do Café. Diego Faustino, com a Kawasaki 600cc da Mobil Rush Team, foi o quarto colocado, com Joel Soares Júnior, de Honda, em quinto.

Alan Douglas não escondeu a emoção ao fim da corrida. “Eu sou tão novo quanto esse campeonato, e o campeonato vai crescer e eu quero crescer junto, quero evoluir e chegar a ser o melhor piloto do Brasil em pouco tempo”, disse. “Eu devo esse momento Á  minha famÁ­lia, Á  minha namorada, a todo mundo que tem me apoiado”, fez questão de agradecer, citando seus patrocinadores Tutto Moto, Suomy, W2 Boots, Design Pinturas e Pitico Racing.

O lÁ­der do campeonato fez questão de revelar dificuldades enfrentadas na primeira rodada dupla do Moto 1000 GP. “Eu ganhei as duas primeiras corridas e isso pode ter feito parecer que foi fácil, mas não foi nada fácil. Mas por outro lado a minha moto esteve perfeita durante o fim de semana todo, isso me deixou muito confiante. E a equipe fecha o fim de semana com uma dobradinha. Foi fantástico, agora vamos partir para a próxima”, disse.

Carlesso, segundo colocado, também destacou suas dificuldades do fim de semana. “Foi difÁ­cil para encontrar o acerto, para a adaptação aos novos pneus e ao equipamento como um todo. Mas consegui me concentrar, com isso fiz uma largada boa e procurei ficar o tempo todo perto dos dois primeiros. Na última volta, resolvi ir para cima e consegui o segundo lugar”, resumiu o catarinense, que tem o apoio de Vip Car Renault e Vip Car Nissan.

Para Cerciari, terceiro colocado, o saldo foi altamente positivo. “Eu gostei muito, até porque meu objetivo inicial era chegar ao fim da prova, eu já estava parado há algum tempo e a minha condição fÁ­sica não é a ideal”, ponderou o piloto da Cerciari Racing. “Foi fantástico, muito divertido, e agora é tratar de melhorar o condicionamento fÁ­sico e os ajustes da moto, porque a concorrência vai ser cada vez maior e mais forte”, concluiu o piloto.

Na pista, um dos destaques da prova ficou por conta de Juãozinho Simon, que recebeu a bandeirada final em quinto lugar. Ele, contudo, foi desclassificado por não cumprir um drive-thru, anunciado ainda no inÁ­cio da corrida pela direção de prova, por uma irregularidade desportiva no pit lane durante os procedimentos de formação do grid. Simon, também da equipe Pitico Racing, havia feito a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1min43s904.

O Moto 1000 GP tem patrocÁ­nio oficial de Petrobras, Lubrax e BMW Motorrad, apoio de Michelin e Beta Ferramentas e parceria técnica de Servitec DinamÁ´metros, W2 Boots, Vaz, Akrapovic, K&N e MRA. Depois de 16 voltas, o resultado da segunda etapa do Moto 1000 GP na categoria GP1000 foi o seguinte:

1º) Alan Douglas dos Santos (SP/BMW), 28min03s202
2º) Sarin Carlesso (SC/Suzuki), a 3s799
3º) Luiz Carlos Cerciari (SP/BMW), a 4s319
4º) Diego Faustino (PR/Kawasaki), a 34s640
5º) Joel Felipe Soares Júnior (SP/Honda), a 35s887
6º) Osmar Gonçalves (SP/Honda), a 38s985
NÁƒO COMPLETARAM
Daniel Gurgel Mendonça (BA/Honda), a 7 voltas
Jaime Pereira Cristobal (SP/Honda), a 11 voltas
DESCLASSIFICADO
Juãozinho Simon (SP/Honda)
Melhor volta: Douglas, na 12ª, 1min44s106, média de 149,005 km/h

Com o resultado da corrida deste domingo, Alan Douglas vai a 50 pontos na liderança da categoria GP1000, 14 a mais que Cerciari, o vice-lÁ­der. Carlesso é o terceiro, com 30, seguido por Faustino, com 29, Soares Júnior, com 22, e Gonçalves, com 19. O Moto 1000 GP tem patrocÁ­nio oficial de Petrobras, Lubrax e BMW Motorrad, apoio de Michelin e Beta Ferramentas e parceria técnica de Servitec DinamÁ´metros, W2 Boots, Vaz, Akrapovic, K&N e MRA.