Mundial de Endurance: FIA recebe pedido de data para o Mundial de Endurance

CBA e Emerson Fittipaldi propõem 6 Horas de São Paulo para o dia 15 de setembro

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) confirmou ontem, em Paris, a solicitação oficial da inclusão do Brasil no calendário do Campeonato Mundial de Endurance de 2012. O pedido foi feito pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e uma das organizadoras do evento junto com Emerson Fittipaldi. O bi-campeão mundial de F-1 (1972 e 1974) e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianapolis (1989 e 1993) é também o vencedor da penúltima edição da versão original da prova, então conhecida como 6 Horas de Interlagos. Na tarde nublada do dia 11 de junho de 1967 Emerson e seu irmão Wilson Fittipaldi Júnior levaram um Karmann Ghia-Porsche à vitória na competição. Ao contrário dessa época, no ano que vem a prova terá um formato diferente, como explica Emerson:

“Naquela época corríamos em três baterias de duas horas, porém, em 2012, a competição terá seis horas seguidas de muitas brigas entre os protótipos mais sofisticados do automobilismo mundial.”

Para Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, o pedido enviado à FIA não apenas formaliza a intenção de realizar um evento de porte internacional do País, mas, principalmente, respeita os trâmites regulamentares, processo nem sempre obedecido:

“Num passado recente fomos surpreendidos com o cancelamento de eventos internacionais que sequer estavam em nosso calendário ou cujos organizadores jamais entraram em contato com a CBA. A participação de Emerson Fittipaldi nesta empreitada é um aval que qualquer promotor mundial gostaria de ter.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *