NASCAR Euro RaceCar: Ander Vilarino é o Campeão de 2012

O espanhol Ander Vilarino (Chevrolet Camaro) sagrou-se Campeão da temporada 2012 da NASCAR Euro RaceCar, primeiro campeonato da NASCAR disputado na Europa.

Vilarino venceu seis, das doze provas do ano, e somou 667 pontos, sendo o Campeão da Divisão Elite. O francês Romain Thievin (Dodge Challenger) foi o vice, com 651 pontos, e nenhuma vitória. O espanhol Javier Villa (Dodge Challenger) venceu uma prova, e terminou em 3º com 603 pontos. Villa ficou com o Troféu Junior, para pilotos com menos de 25 anos.

O francês Antoine Lioen (Chevrolet Camaro), com 567 pontos, foi o 4º. O francês Romain Iannetta (Dodge Challenger), com uma vitória, terminou em 5º com 566 pontos, seguido pelo compatriota Wilfred Boucenna (Ford Mustang) com 563 pontos. O francês Bruno Cosin (Ford Fusion) levou o Troféu Challenge.

O francês Gael Castelli (Ford Mustang) venceu duas provas. O norte-americano Ben Kennedy (Chevrolet) e o francês Eric Helary (Chevrolet Camaro) venceram uma prova, cada. Eles correram como convidados e não pontuaram no campeonato.

Pela Divisão Open, o francês Simon Escallier (Chevrolet Camaro) foi o Campeão, com cinco vitórias e 617 pontos. O compatriota Alain Grand (Dodge Charger) foi o vice, com 573 pontos. 

O brasileiro Adriano Medeiros (Chevrolet Camaro) venceu uma prova, em Brands Hatch. No campeonato terminou na 20ª posição com 156 pontos.

Foram seis etapas, em sistema de rodada dupla. Na primeira parte da etapa, a Sprint Race, as Divisões Elite e Open disputavam provas separadas. Na segunda parte, a Endurance Race, os pilotos da Elite começavam a prova, e na metade, os piloto da Open assumiam os carros. Os pontos eram contados em separado (a primeira parte valia como etapa da Elite, e a segunda como da Open)

As provas aconteceram em Nogaro (FRA), Brands Hatch (GBR), Spa-Francorchamps (BEL), Tours Raceway (FRA), Valência (ESP), e Le Mans Bugatti (FRA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *