Nascar: Giuliano Losacco estréia na Nascar no misto de Sonoma

Bicampeão é o primeiro piloto da Stock Car na principal categoria norte-americana.

Giuliano Losacco será o primeiro brasileiro formado pela Stock Car a correr na Nascar. A estréia do bicampeão na Divisão Oeste da principal categoria do automobilismo norte-americano está marcada para 24 de junho no Infineon Raceway, em Sonoma. A prova será preliminar da Nextel Cup, a mais importante da Nascar. Antes, no dia 6, Losacco testará o Chevrolet da Bill McNally Racing no mesmo circuito misto do Estado da Califórnia.

Aos 29 anos – foi o mais jovem campeão da Stock Car ao conquistar o título de 2004 -, o piloto da equipe Medley já confirmou participação também na etapa do dia 29 de julho no oval do Evergreen Speedway, em Monroe. “Preferi correr inicialmente num tipo de traçado ao qual estou mais familiarizado. É a melhor forma de conhecer a pista e um carro bastante diferente do Stock Car”, explicou Losacco.

A Bill McNally foi fundada em 1986 e é dirigida pelo ex-piloto do mesmo nome. A equipe foi tricampeã da Nascar Nextel de 1999 a 2001. Na Divisão Oeste, a Bill McNally é o braço executivo do programa de desenvolvimento de pilotos da Richard Childress Racing, uma das maiores escuderias da Nascar Nextel. Entre as atuais estrelas da Nascar revelados pela equipe estão Kerry Earnhardt e Clint Bowier.

“Essa foi a forma que escolhemos para colocar os pés na Nascar. Temos a humildade de reconhecer que os brasileiros ainda são desconhecidos nos Estados Unidos. É impossível entrar diretamente na Nascar Nextel porque as equipes contam com patrocínios sólidos e preferencialmente recorrem aos pilotos norte-americanos. O programa de desenvolvimento vai me oferecer a possibilidade de mostrar o que sei e, quem sabe, despertar a atenção do meio”, explicou Losacco.

No ano passado, Losacco realizou um teste com o Chevrolet da Ski Motorsport no oval curto de Greenville, na Carolina do Sul. A equipe corre na Busch Series, outra categoria de acesso da Nascar Nextel. Com viagem para os Estados Unidos prevista para a noite desta quinta-feira, Losacco fará uma escala da Carolina do Norte. Domingo, assiste à corrida da Nextel Cup em Charlotte. Apesar da empolgação com a oportunidade, faz questão de lembrar que está satisfeito na Stock Car e que a experiência na Nascar, por enquanto, é apenas uma chance que não poderia ser desperdiçada. “Vivo como piloto profissional no Brasil e me sinto muito bem na Stock Car.”

Até agora, o único brasileiro a ter corrido na Nascar foi Christian Fittipaldi. Atualmente na Stock Car, Christian, no entanto, percorreu o caminho inverso, depois de participar de diversas provas nas temporadas de 2002 e 2003 nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, estreou na Stock Car no ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *