NASCAR Nationwide Series: Tony Stewart vence abertura da temporada em Daytona

Tony Stewart (Chevrolet) venceu nesse sábado (23/02), a Drive4COPD 300, no Daytona International Speedway, etapa de abertura da NASCAR Nationwide Series. Foi a 11ª vitória de Stewart na categoria. Sam Hornish Jr. (Ford) e Alex Bowman (Toyota) completaram os três primeiros.

Uma “Big One” envolveu treze carros de carros, faltando cinco voltas para o final. Entre os envolvidos: Austin Dillon (Chevrolet), Kasey Kahne (Chevrolet), Jamie Dick (Chevrolet), Matt Kenseth (Toyota), Johanna Long (Chevrolet) e Michael Annett (Ford), que foi levado ao Centro Médico, para exames. O piloto, com dores no peito e no esterno, foi levado para um Hospital.

A prova recomeçou para mais duas voltas em bandeira verde, com Regan Smith (Chevrolet) na liderança. Na última volta, ao tentar bloquear Brad Keselowski (Ford), Smith levou um toque, iniciando uma enorme confusão atrás.

A confusão envolveu além de Smith e Keselowski: Justin Allgaier (Chevrolet), Brian Scott (Chevrolet), Dale Earnhardt Jr. (Chevrolet), Elliott Sadler (Toyota) e Kyle Larson (Chevrolet) .

Stewart, da Richard Childress Racing, que já tinha se livrado da confusão anterior, novamente passou ileso. Para vencer pela sétima vez em Daytona, pela NNS, sendo cinco nas últimas seis provas de fevereiro no circuito.  Ele empatou com Earnhardt Jr., como recordista de vitórias em Daytona pela NNS.

Enquanto Stewart recebia a bandeirada, o Chevrolet do novato  Larson praticamente se desmontava. O motor e a suspensão dianteira voaram, atravessando uma cerca e um portão das arquibancadas. Larson saiu ileso do que sobrou do carro, foi para o Centro Médico, examinado e liberado.

Hornish Jr. em segundo, conquistou o seu melhor resultado na categoria. Bowman foi o terceiro.

Earnhardt Jr. terminou em quarto, seguido por Parker Kligerman (Toyota).  Scott, Allgaier, Eric McClure (Toyota), Robert Richardson Jr. (Chevrolet) e Travis Pastrana (Ford) fecharam os dez primeiros.

Nelsinho Piquet (Chevrolet) terminou na 11ª posição.

Pole-position, Trevor Bayne (Ford) abandonou na 101ª volta, devido Á  quebra da transmissão. Kyle Busch (Toyota), que dominou o começo da prova, também abandonou, com problemas no motor, uma volta antes de Bayne.

Pole-position para a Daytona 500, abertura da Sprint Cup, Danica Patrick (Chevrolet) abandonou logo na 31ª volta, com problemas no motor.

Vinte pilotos lideraram ao menos uma volta, com 34 trocas de liderança. Smith liderou o maior número de voltas, 23, seguido por Busch com 22 e Sadler e Kenseth, com 13. Stewart foi lÁ­der em apenas três.

Foram sete bandeiras amarelas, nas voltas: 9-11,32-35,65-70,86-89,101-106,117-118,120-120.

A NASCAR confirmou que 28 espectadores foram atingidos por destroços, com 14 sendo levados a um hospital. Segundo informações da ESPN, dois espectadores estão em estado grave.

Como Stewart não pontua no campeonato, Hornish Jr. lidera o campeonato com 42 pontos, seguido por Bowman com 41. Piquet é o oitavo com 33.

A próxima etapa acontece em Phoenix, no próximo sábado.