NASCAR Sprint Cup Series: Ryan Newman vence em Phoenix

Ryan Newman (Chevrolet) venceu no sábado (10/04), a Subway Fresh Fit 600 no Phoenix International Raceway. 7ª etapa da NASCAR Sprint Cup Series. Foi a primeira vitória de Newman no ano e 14ª na categoria. Jeff Gordon (Chevrolet) e Jimmie Johnson (Chevrolet), parceiros na Hendrick Motorsports, completaram os três primeiros.

Faltando quatro voltas para o final Scott Riggs (Chevrolet) acertou o muro, provocando a última bandeira amarela, e levando a prova para o tempo extra. Os pilotos foram para os boxes, com alguns como Newman e Gordon, optando por trocar apenas dois pneus e outros, como o lÁ­der no momento, Kyle Busch (Toyota), colocando quatro pneus novos. Gordon e Newman apareceram na frente, com Busch caindo para a 8ª posição.

Com a bandeira verde agitada, a duas voltas do final, Newman relargou melhor, superando Gordon para vencer pela primeira vez pela Stewart-Haas, encerrando um jejum de 78 provas. A última vitória de Newman havia sido em Daytona em 2008, pela Penske Racing.

O tetracampeão e lÁ­der do campeonato, Johnson, liderou 113 voltas, terminando em 3º, após perder tempo no último pit stop. Mark Martin (Chevrolet), que também trocou apenas dois pneus, foi o 4º, seguido por Juan Pablo Montoya (Chevrolet), que liderou 104 voltas e ganhou quatro posições nas duas voltas finais. Matt Kenseth (Ford) chegou em 6º. LÁ­der em 113 voltas, Kyle Busch cruzou em 8º.

O pole-position A.J.Allmendinger (Ford), liderou poucas voltas no começo da corrida, terminando em 15º.

Recuperado da cirurgia no joelho, Denny Hamlin (Toyota), foi o 30ª colocado. Logo na 15ª volta ele, Kasey Kahne (Ford) e Kurt Busch (Dodge), se tocaram entre as curvas um e dois, com os danos nos carros encerrando as chances de um bom resultado do trio na prova.

Casey Mears acompanhou a prova dos boxes, pronto para substituir Hamlin, caso fosse necessário. Na prova seu carro foi guiado por Riggs. Â

Johnson lidera o campeonato com 1073 pontos. Kenseth é o 2º, com 1037.

A próxima etapa, a Samsung Mobile 500, no Texas Motor Speedway, acontece no domingo (18/04).

Final:

1 – Ryan Newman (Chevrolet) – Stewart-Haas – 378 voltas
2 – Jeff Gordon (Chevrolet) – Hendrick – 378
3 – Jimmie Johnson (Chevrolet) – Hendrick – 378
4 – Mark Martin (Chevrolet) – Hendrick – 378
5 – Juan Montoya (Chevrolet) – DEI/Ganassi – 378
6 – Matt Kenseth (Ford) – Roush – 378
7 – Carl Edwards (Ford) – Roush – 378
8 – Kyle Busch (Toyota) – Gibbs – 378
9 – Clint Bowyer (Chevrolet) – Childress – 378
10 – Joey Logano (Toyota) – Gibbs – 378
11 – Marcos Ambrose (Toyota) – Waltrip – 378
12 – Dale Earnhardt Jr. (Chevrolet) – Hendrick – 378
13 – Kevin Harvick (Chevrolet) – Childress – 378
14 – Robby Gordon (Toyota) – Gordon – 378.
15 – A.J. Allmendinger (Ford) – RPM – 378
16 – Brad Keselowski (Dodge) – Penske – 378
17 – Martin Truex Jr. (Toyota) – Waltrip – 378
18 – Sam Hornish Jr. (Dodge) – Penske – 378
19 – David Ragan (Ford) – Roush – 378.
20 – David Reutimann (Toyota) – Waltrip – 378
21 – Scott Speed (Toyota) – Red Bull – 378
22 – Greg Biffle (Ford) – Roush – 378
23 – Tony Stewart (Chevrolet) – Roush – 378
24 – Jamie McMurray (Chevrolet) – DEI/Ganassi – 378
25 – Jeff Burton (Chevrolet) – Childress – 378
26 – Regan Smith (Chevrolet) – Furniture Row – 378
27 – Bobby Labonte (Chevrolet) – TRG – 378
28 – Scott Riggs (Chevrolet) – Keyed-Up – 377
29 – Paul Menard (Ford) – RPM – 377
30 – Denny Hamlin (Toyota) – Gibbs – 376
31 – Elliott Sadler (Ford) – RPM – 375
32 – David Gilliland (Ford) – Front Row – 374
33 – Kevin Conway (Ford) – Front Row – 371
34 – Terry Cook (Dodge) – Whitney – 367
35 – Kurt Busch (Dodge) – Penske – 366
36 – Travis Kvapil (Ford) – Front Row – 309
37 – Brian Vickers (Toyota) – Red Bull – 288
38 – Joe Nemechek (Toyota) – NEMCO – 281
39 – Kasey Kahne (Ford) – RPM – 276
40 – Max Papis (Toyota) – Germain – 214
41 – Johnny Sauter (Chevrolet) – Baldwin – 161
42 – Dave Blaney (Toyota) – Prism – 160
43 – Michael McDowell (Toyota) – Prism – 149

Campeonato:

1. Johnson 1073; 2. Kenseth 1037; 3. Biffe 981; 4. Harvick 961; 5. Jeff Gordon 948.