Outras: 100 Milhas Piracicaba poderá ter mais de 60 carros na pista

Os pilotos que ainda tenham interesse em participar da 18ª edição da 100 Milhas Piracicaba, que será realizada no próximo domingo, dia 19 de agosto, ainda podem se inscrever nas categorias Autocross e Turismo. As duas tradicionais provas acontecem no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

Os grids de largada para as duas provas serão definidos neste sábado (18) em sessões classificatórias distinta, sendo 15 minutos para cada uma. No domingo, a primeira largada acontece Á s 12 horas, para os carros da 60 Milhas de Turismo, que completarão 47 volta. As 100 Milhas de Autocross tem largada prevista para Á s 15 horas e a corrida terá 78 voltas.

Com a reforma da pista, que aumentou a pista em 300 metros, a prova teve o número de voltas diminuÁ­do, anteriormente eram 100 voltas para as gaiolas e 58 para os carros. O aumento no traçado, que agora tem 2070 metros, também foi possÁ­vel aumentar o número de carros na pista.

“Levando em consideração a fórmula elaborada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a capacidade máxima de carros na pista do ECPA é de 35 veÁ­culos para uma competição de longa duração como a 100 Milhas, considerando o comprimento do novo traçado, que agora tem mais de dois mil metros”, informa o organizador da prova, Dito Giannetti.

Acontece que a mesma fórmula matemática da FIA permite que a capacidade total do traçado possa ser excedida em 10%, o que eleva para 38 o número de veÁ­culos admitidos no grid. “Se tivermos mais de 30 carros em cada uma das provas, a festa será completa”, completa, o piloto animado em oferecer um grande evento para a cidade que completou 240 anos no último dia primeiro.

Caso haja mais de 30 inscritos em cada categoria, será necessário realizar duas sessões de tomadas de tempo separadas, com os carros divididos pela numeração par e impar.

Participantes

Entre os participantes das duas tradicionais provas, que mais se parece com um rali indoor, se destacam os pilotos que disputam os certames estaduais e a atual temporada do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra, bem como competidores que vivem de conhecer as pistas do paÁ­s. Entre as gaiolas, já confirmaram presença pilotos do Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Quando aos participantes das 60 Milhas de Turismo, prova preliminar da prova principal onde prevalecem Gols, Pálios e Corsas, a predominância é de pilotos da região e que disputam o paulista de Turismo na Terra.