Outras: É lançado o Campeonato Sul Brasileiro de Turismo

Nova categoria congregará os estados do Rio Grande do Sul e Paraná em uma disputa sul-brasileira.


Lançado nesta sexta-feira 13, na revenda Via Porto Fiat em Porto Alegre, o carro da categoria promete aliar bom desempenho com baixÁ­ssimo custo. Equipado com motor Fiat 1.8 8v em posição transversal central-traseiro com cambio de 5 marchas também Fiat, o conjunto será vendido com preço subsidiado de custo pelas revendas Fiat credenciadas, como a Via Porto.

A filosofia do campeonato não é a de ser o mais rápido, e sim de unir baixo custo, beleza e competitividade. Testes indicam que o carro, equipado com motor de preparação limitadÁ­ssima e cerca de 140 cavalos deve girar em Tarumã com tempos ao redor de 1.15s e de forma equilibrada entre os carros.

O carro será vendido em duas versões, semi-pronto ou completamente desmontado. O custo estimado para o carro ready-to-race é de R$ 50 mil reais.

Neni e Neco Fornari eram os mais felizes comentando a alegria de ver o que era um projeto para uma prova de 12 Horas de Tarumã se tornar um campeonato, com o aval da Federação Gaúcha de Automobilismo e Federação Paranaense de Automobilismo.

Dentre os presentes, vale destacar Sr. Nestor Valduga, presidente do CTDN e FGA; Sr. Carlos Col, promotor da Stock Car V8; Sr. Urbano da Silva, presidente da APPA/RS e promotor da Copa Interclubes de Marcas & Pilotos; Sr. Ricardo Abreu, vice-presidente da APPA/RS e diversos pilotos e preparadores do automobilismo gaúcho.

As federações Gaúcha e Paranaense, visando implementar o Automobilismo Regional, promoverão a partir de 2007 um Campeonato inter estadual denominado Campeonato Sul Brasileiro de Turismo “STILO”.

O referido Campeonato será composto por seis Etapas, sendo três em cada estado que, serão divulgadas no calendário promocional das Fau’s no mesmo evento que agrega o Campeonato Sul Brasileiro de Protótipos realizado a partir de 2006 com amplo sucesso.
A aquisição do Kit veÁ­culo será diretamente com os fabricantes Fornari e Santoro.

A aquisição dos componentes originais Fiat será através de comprovação de participação no Campeonato expedida pela Fau de origem do piloto que dará direito Á  compra das peças pelo preço de custo.


DADOS DESPORTIVOS


• As Etapas serão compostas de duas provas com trinta minutos de duração.
• Poderão participar até dois pilotos por carro.
• Poderão participar pilotos portadores de Cédulas Desportivas “PGC-B” e “PGC-A”.
• A pontuação atribuÁ­da nas Etapas será a soma de pontos das duas provas.
• Quando houver a participação de dois pilotos, os pontos atribuÁ­dos serão para ambos.
• Largada – Lançada.
• Treinos – Somente coletivos, proibido treinos entre os eventos.


DADOS TÉCNICOS


• Chassis: Tubular spaceframe revestido de chapas de alumÁ­nio
• Assoalho: Plano de madeira
• Difusor traseiro: Fibra de vidro
• Carenagem: Fibra de vidro
• Pára-brisas: Vidro laminado e acrÁ­licos
• Asa traseira: Fibra de Vidro
• Suspensão: Com duplo triangulo e push-rods
• Amortecedores: Fênix (dupla ação sem regulagem)
• Motor: Fiat 1.8 8 válvulas 140 CV
• Câmbio: Fiat Stilo
• Trambulador: Fiat Stilo
• Freios: Pinças Fiat Stilo e discos Fremax nas quatro rodas
• Caixa de direção: Fiat Uno
• Semi eixos: Fiat Stilo
• Rodas: A definir 15 x 7 p
• Pneus: A definir
• Tanque de combustÁ­vel:60 Lt. (Inox)
• Injeção: Fuel Tech
• Peso: 700 Kg aproximadamente