Outras: Muita emoção no Troféu São Paulo de Regularidade do Clássicos de Competição

Corrida que fará parte das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo estará aberta para todo e qualquer participante que queira inscrever seu carro. A disputa acontecerá no Autódromo de Interlagos e o vencedor receberá uma TV de Plasma de 42’.


Entre os vários eventos oficiais programados para a comemoração do aniversário da Cidade de São Paulo, um dos mais atrativos, sem dúvida, será o Clássicos de Competição, realizado no Autódromo de Interlagos. Com quatro dias de duração ― de 25 a 28 de janeiro ― proporcionará uma programação extremamente variada e atrativa para os aficionados pelo automobilismo.

Exposição de carros antigos, corrida da categoria Super Classic, show de música, cinema e túnel do tempo são apenas algumas delas. Wilson Fittipaldi Jr. andará com um dos carros construÁ­dos pela única equipe brasileira que participou da Fórmula 1, o Fitti I, a primeira versão desenvolvida pela Fittipaldi para disputar o mundial da categoria.

Mas um dos pontos altos das comemorações será o 1º Troféu São Paulo de Regularidade. Trata-se de uma corrida de regularidade, que permitirá que todos os inscritos possam sentir a emoção de dirigir no Autódromo de Interlagos, oportunidade única. A prova será composta de inúmeras categorias ― carros atuais (com duas divisões: até dois litros e acima de dois litros), clássicos (até dois litros), muscle cars (acima de 2 litros), hot rods e pickups ― que serão disputadas em várias baterias eliminatórias de até um máximo de 50 carros cada. Os pilotos terão, obrigatoriamente, que usar capacete e os carros não poderão estar com os pneus “carecas”, com vazamentos ou soltando muita fumaça.

Os inscritos terão que percorrer toda a extensão do circuito tentando andar o mais próximo possÁ­vel dos três minutos por volta. Ganhará aquele que for mais regular e que conseguir dar mais voltas próximo desse tempo. Cada bateria terá cerca de trinta minutos de duração, o que permitirá que cada concorrente dê, em média, nove voltas a cada eliminatória. A média horária de cada volta deverá andar pela casa dos 80 quilÁ´metros/hora, o que permitirá que os pilotos possam sentir toda a emoção de acelerar no mesmo traçado onde Felipe Massa venceu o último GP do Brasil de Fórmula 1. A única “ajuda” que os participantes poderão levar para dentro do carro será um cronÁ´metro. Nenhum outro instrumento de medição ou localização ― GPS, por exemplo ― poderá ser utilizado.

Segundo Sergio Spagnolo, da Daytona Sports e Marketing, empresa responsável pela organização da competição, “um detalhe que tornará o evento ainda mais interessante será a participação de clubes de colecionadores e aficionados, que nomearão algumas das baterias. Por exemplo, já está fechada a participação do Clube do Fusca do Brasil, então, teremos uma prova que se chamará Clube do Fusca do Brasil”, explica o piloto e organizador. “E isso não significa que somente associados do clube possam participar, todos que tiverem um Fusca e se inscreverem correrão. Esperamos a adesão de vários outros clubes como o Clube do Opala, Clube do V8 e assim por diante”, conclui Spagnolo.

Na quinta e sexta-feiras e no sábado serão realizadas as corridas eliminatórias. No domingo serão disputadas as provas de repescagem, semifinal e final. Na final, o grande atrativo será o confronto entre as diversas categorias. Todas as marcas, de todas as potências, se enfrentarão de igual para igual, já que será mantida a meta de completar a volta perto dos três minutos. O campeão receberá uma TV de plasma com tela de 42’, o segundo um micro computador e o terceiro um CD Player com MP3. Também haverá premiação para todos os vencedores das baterias eliminatórias.

Antes de cada largada os participantes terão que passar por uma área de briefing para receber informações sobre como se comportar durante a prova.  Serão abordados temas que incluem como realizar o melhor traçado pela pista, como proceder em cada uma das partes do circuito, os cuidados, como frear, e até um pouco da história de Interlagos.

Inscrições

As inscrições custam R$ 300, mas até o próximo dia 12 de janeiro elas terão um desconto de 20%, ficando por R$ 240. Do dia 12 até o dia 22 elas poderão ser feitas com 10% de desconto ― R$ 270,00. A partir desta data e até o dia 28 elas terão preço normal. Portanto, o quanto antes a inscrição for feita maior será vantagem do participante.

O Clássicos de Competição conta com o apoio da SP Turismo, TV Bandeirantes, Museu do Automobilismo Brasileiro, APTA e Federação Brasileira de VeÁ­culos Antigos.