Outras: Shell recomenda cuidados com o veículo antes do fim de semana prolongado

O feriado do Dia Mundial do Trabalho se aproxima e aproveitá-lo para viajar é sempre uma ótima opção. Mas, para garantir uma viagem tranqüila e segura, alguns cuidados com o veículo são indispensáveis antes de pegar a estrada:

· Motor
Antes de viagens longas, é aconselhável providenciar a manutenção do sistema de alimentação de combustível (limpeza do carburador ou bicos injetores para o caso de injeção eletrônica) e a regulagem do motor. Um carro bem regulado consome menos e garante sempre um bom desempenho.

· Troca de óleo
O motorista não pode esquecer de observar o período de troca recomendado pelo fabricante e, principalmente, deve usar apenas lubrificantes de alta qualidade, como toda a linha de lubrificantes Shell Helix. Os produtos da Shell têm agentes de limpeza ativa que garantem a limpeza do motor, protegendo-o contra o desgaste e aumentando a performance e vida útil do veículo.

Seguem algumas indicações dos produtos da família Shell Helix:

Shell Helix Ultra — Desenvolvido e testado nas pistas de Fórmula 1 sob as mais severas condições de uso, é o lubrificante usado pela Ferrari em sua fábrica de Maranello.

Shell Helix Plus — Indicado para motores de alto desempenho, que possuem injeção eletrônica multiponto, catalisadores, multiválvulas ou turbinados, é o lubrificante mais recomendado pela indústria automobilística mundial.

Shell Helix Super — Líder de vendas da Shell em mais de 100 países, possui fórmula exclusiva com aditivos criteriosamente balanceados para garantir ao motor máxima proteção.

Shell Helix Alta Km — Produto desenvolvido especialmente para veículos com mais de 100 mil quilômetros de estrada. Possui aditivos antidesgastantes, o que possibilita uma proteção duas vezes maior ao carro.

· Filtro de combustível e filtro de ar
O motorista deve verificar o período de troca dos filtros, substituindo-os caso necessário. Filtro de ar obstruído reduz o desempenho do motor e aumenta o consumo de combustível.

· Pneus
Para proporcionar segurança à viagem, os pneus devem estar em boas condições e com a pressão adequada. O Manual do Proprietário indicará a calibragem ideal para eles.

· Freios
Devem-se examinar as pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluído e possíveis vazamentos. Além disso, o motorista não pode esquecer de checar o funcionamento do freio de mão, que pode ser necessário em uma emergência.

· Direção
Deve estar alinhada, com as rodas balanceadas e o amortecedor em bom estado.

· Limpadores de pára-brisa
O motorista deve verificar se a borracha está gasta ou ressecada, se o motor dos limpadores funciona, se há água no reservatório e se o esguicho está desentupido e direcionado corretamente.

· Bateria e radiador
Os níveis de água devem ser checados, lembrando que, na bateria, a água deve ser destilada.

· Faróis, lanternas, luzes traseiras, luz de freio, pisca-pisca, pisca-alerta
Verificar se há lâmpadas queimadas e se os faróis estão regulados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *