Outras: Stock Paulista é atração no final de semana

No próximo final de semana, dias 9, 10 e 11 de junho, acontece a sexta etapa do Campeonato Paulista de Stock, programada para o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, com entrada gratuita. Trata-se de uma realização da Associação dos Pilotos da Stock Paulista, em conjunto com a Federação de Automobilismo de São Paulo. As duas entidades vêm efetuando um trabalho para levar o público a Interlagos para assistirem as etapas do Paulista.


Para esta 6ª etapa foram distribuÁ­dos 100.000 convites em faculdades em São Paulo. Entre as parceiras na distribuição dos convites estão a Uniban, com a Srta. Ana Lucia que distribui os convites entre todas as unidades da Universidade, a Universidade Mackenzie que a distribuição é coordenada pelo Vladimir e a USP Universidade de São Paulo que tem o Lupércio Tomaz na coordenação e Faculdades Taboão da Serra, através do senhor João Garcia; e também contamos com a distribuição de convites com os co-patrocinadores Pirelli Pneus, Ecopads Pastilhas de Freios, Rodas Binno, Corsa Macacões, Newton Auto Peças, São Paulo Turismo, com Marcello Borg e Raquel Yumi, Freio Fremax, Gráficos Burti, Grupo 4000 Rescue, Shock Machine e Screen Race, além do clube organizador, o Automóvel Clube da Lapa


As equipes da Stock Paulista, Escuderia Lobo, Big Power Competições, Show Boll/Coruja Competições Tigueis Competições, Iost Ridel Competições, CRT Competições, Luck-Car Competições, Stock Rossati Competições, também as categorias CTC Pick-up, através do grande piloto Célio Debes Jr, a categoria Formula São Paulo, a categoria Spyder Racer Car do Peter, a Escola de Pilotagem Alpie do Aldo Piedade, e do Centro de Pilotagem do Beto Manzini.


A 6ª etapa promete muitas emoções durante todo o final de semana, sendo uma atração para o Dia dos Namorados. Sem falar que o Paulista serve de preparação para aqueles que querem ingressar na principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car Brasil.


Classificação


Após 5 etapas, o campeonato da Stock Paulista Super esta em poder do piloto Mauricio Olio, da equipe Big Power Competições, com 62 pontos, em 2º lugar esta o piloto Sergio Luiz Nachreiner, também da equipe Big Power Competições, 60 pontos, na 3ª  colocação está o piloto Carlos de Carvalho Crespo, Show Boll/Coruja Competições, 59 pontos, na 4ª  está o piloto de Araras-SP João Ometto Neto, Escuderia Lobo de Camillo Christófaro o Lobo do Canindé, 52 pontos, e em 5º lugar vem Carlos Eduardo Placucci, outro piloto da Escuderia Lobo, com 20 pontos. Placucci reside e trabalha em Miami, mas, mesmo assim, vem participando da categoria neste ano.


Na Stock Paulista Light, a liderança é de Rodrigo Mendes de Andrade Garcia, equipe Coruja Competições, com 82 pontos, em 2º esta Cássio Paoletti Junior,  Show Boll/Coruja Competições, 55 pontos, na 3ª  posição Maria Izabel Carneiro de Mello, Tigueis Competições, com 40 pontos  na 4ª colocação vem Leandro Paulino Mussio, da Tigueis Competições, 24 pontos, e na 5ª colocação está Ana CecÁ­lia Carneiro de Mello, também da equipe Tigueis Competições, com 20 pontos.


Tanto na Stock Paulista Super como na Light, o campeonato é formado de 11 etapas e os pilotos podem descartar os 3 piores resultados


História da Stock Paulista


Nascia em Março de 1981 a categoria Hot-Car, criada pelo Professor Rubens Antonio Carpinelli, atual presidente da Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo, e Orlando Francisco de Paula Casanova Gonzáles, assumiu prontamente o titulo de categoria turismo mais rápida e competitiva.


Ao longo de seus 25 anos, consagrou grandes nomes do automobilismo estadual e nacional como Paulo de Mello Gomes (Paulão), Carlos Alberto Dias Alves, Walmir Hisgué Benavides, Toninho da Mata, José Bel Camilo entre outros.


Em 1990 foi criada pelo Camillo João Christófaro, filho do Grande Camillo Christófaro a Associação Paulista de Pilotos e a categoria passaram a chamar Super-Stock, que durante todos estes anos foram introduzidas muitas mudanças técnicas.


Sempre como base na Stock Car Brasileira, atualmente os carros da categoria utilizam o motor de 6 cilindros e a carroceria utilizada é a do Omega.


Em 2006 a categoria passou a chamar Stock Paulista, com duas divisões :  Stock Paulista Super (para pilotos experientes) e a Stock Paulista Light (para pilotos com a carteira de piloto B, porém iniciando no automobilismo) em cada categoria os três melhores recebem troféus.


A mais nova alteração para que tenha um melhor  equilÁ­brio entre os carros, foi  a implantação de pneus Pirelli 285/645 r.18 nacional.