Pick-Up: Dudu Massa estréia em Santa Cruz do Sul neste final de semana

Depois de uma temporada em que teve de se habituar a praticamente todos os circuitos do calendário, piloto paulista retorna ao campeonato tendo que encarar outras três “novidades” na categoria dos utilitários.

Ausente da primeira etapa da Pick-up Racing, realizada no mês de abril em Curitiba (PR), o paulista Dudu Massa (Línea Sucralose) fará neste final de semana sua reestréia na categoria dos utilitários da Stock Car. Dudu renovou contrato com a equipe Full Time Sports após fechar acordo de patrocínio com a fabricante de adoçantes e produtos dietéticos Linea, e viverá uma experiência nova em Santa Cruz do Sul.

Além de não conhecer a pista gaúcha – inaugurada em 2005 com corridas da Copa Clio e da extinta Fórmula Renault –, Massa terá um fim de semana incomum no circuito. A programação do evento prevê a realização de três treinos ao longo da sexta-feira, sendo dois livres, e um classificatório. Já no sábado os pilotos da Pick-up Racing não sairão dos boxes, e retornarão para a pista apenas no domingo, dia da corrida.

“É uma programação diferente da normal, mas a quantidade de treinos será a mesma”, apontou Massa. “O lado bom desse formato é que o piloto não esfria de um treino para o outro, e pode ir para a classificação com as reações do carro ainda frescas na cabeça. O lado ruim é que, se houver algum tipo de problema mais sério com o carro, em virtude, principalmente, de um acidente, pode não haver tempo suficiente para os reparos. E isso pode eliminar um piloto da sessão de classificação, por exemplo”, acrescentou o estreante.

Correr em um circuito novo não é exatamente uma novidade na carreira de Dudu Massa na Pick-up Racing. Na temporada de 2008, que marcou sua estréia no automobilismo nacional, ele competiu em cinco pistas desconhecidas. Neste ano, além de Santa Cruz do Sul, o paulista de 23 anos vai estrear no Rio de Janeiro e, naturalmente, na recém-confirmada pista de rua de Salvador.

“Estou numa fase natural de aprendizado, e aproveitar ao máximo as corridas é a melhor forma de acelerar o processo de adaptação aos circuitos”, disse Dudu. “No ano passado adquiri bastante quilometragem nos circuitos por onde passamos, e na temporada 2009 terei mais três novos desafios. Depois disso, acho que ficará faltando conhecer, apenas, as pistas de Londrina e Brasília para ter todo o calendário da Stock Car na cabeça”, continuou.

Em seu ano de estréia nas picapes, Massa foi um dos três únicos pilotos do grid que marcaram pontos em todas as etapas que disputou na temporada. Os outros foram Gustavo Sondermann e Kau Machado. Ausente da prova de Belo Horizonte em virtude de uma cirurgia a que foi submetido, ele chegou à zona de pontos em São Paulo (duas vezes), Campo Grande, Caruaru, Fortaleza, Curitiba e Tarumã.

“Em minha temporada de estréia, fiquei muito feliz por ter conseguido terminar todas as provas e, principalmente, por receber a bandeirada sempre marcando pontos”, reconheceu o piloto. “Tenho uma sintonia muito grande com a equipe Full Time, e isso ajuda bastante. Em Santa Cruz do Sul, certamente a experiência do time vai ser fundamental na minha adaptação”, encerrou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *