Stock: Motores começam a roncar em Santa Cruz do Sul

Com expectativa de muito frio, pilotos equipes iniciam, nesta sexta-feira os treinos livres para a quarta etapa.

A programação da Stock Car tem início nesta sexta-feira em Santa Cruz do Sul. A partir das 8h15 da manhã começam os treinos livres oficiais no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, envolvendo três divisões da principal categoria do automobilismo nacional: a Copa Nextel, em sua quarta etapa, a Copa Vicar, divisão de acesso e que realizará sua terceira prova do, e a Pick Up Racing, em sua segunda etapa da temporada. Serão duas sessões para cada divisão, sendo que a Pick Up ainda realizará seu treino classificatório.

No domingo, a quarta etapa da Copa Nextel Stock Car abrirá a relação de atrações no circuito, a partir das 11h, com transmissão da Rede Globo (compacto e o final da prova ao vivo). Em seguida, às 13h, será a vez da Copa Vicar, com transmissão do Speed Channel e RaceTV (www.racetv.com.br), enquanto às 14h17 será a vez da Pick Up Racing, que será mostrada pela Rede Vida, Speed Channel e RaceTv.

Frio à parte (a meteorologia prevê 1º Celsius pela manhã), a Copa Nextel Stock Car deve esquentar o clima em Santa Cruz do Sul. Afinal, será a quarta prova do ano e o histórico até aqui mostra que o equilíbrio deve predominar já nos treinos, quando pilotos e equipes buscarão o melhor acerto do carro ao traçado gaúcho.

Essa situação, especialmente neste princípio de temporada, é resultado da chegada do novo modelo utilizado, que tornou a competição ainda mais emocionante. Nas três provas disputadas, São Paulo, Curitiba e Brasília, o pódio reuniu nove pilotos diferentes, que confirmam esse equilíbrio.

A prova em Santa Cruz marca a metade da primeira fase que determinará quem estará na Super Final brigando pelo título o que dá ainda mais importância para a disputa de domingo, que terá 32 voltas no circuito de 3.530m.

A novidade da etapa é o pits top para troca de pneus e reabastecimento. Ele será parecido com o de Brasília, com uma janela para ambos da 10ª a 20ª -, sendo que a única diferença que os pneus só poderão ser trocados assim que acabar o reabastecimento. O motivo é que a previsão é de troca dos pneus do lado direito, o mesmo da entrada do tanque de combustível.

Os mais bem colocados da Copa Nextel Stock Car após três provas são os seguintes: 1) Valdeno Brito, 39 pontos; 2) Allam Khodair, 36; 3) Paulo Salustiano, 32; 4) Ricardo Maurício, 31; 5) Antonio Pizzonia, 30; 6) Max Wilson, 28; 7) Thiago Camilo, 27; 8) Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto, 26; 10) Átila Abreu, 25; 11) Daniel Serra, 20; 12) Marcos Gomes, 19; 13) Nonô Figueiredo, 16; 14) Xandinho Negrão e David Muffato, 14.

Copa Vicar

A Copa Vicar fará sua terceira etapa, ou seja, exatamente 1/3 do calendário, e o momento é o de buscar pontos. Como o regulamento prevê o descarte dos dois piores resultados, os participantes da divisão de acesso da Stock Car não podem relaxar. O paranaense Diogo Pachenki, da ALM Pachenki Motorsport (Chevrolet), tem 37 pontos, um a mais que o segundo colocado, o paulista Rafael Daniel, da FTS Competições (Peugeot), que soma 36. Felipe Lapenna, da Full Time Sports (Peugeot), aparece em terceiro lugar, com 28 pontos.

A classificação após duas provas é a seguinte: 1) Diogo Pachenki, 37; 2) Rafael Daniel, 36; 3) Felipe Lapenna, 28; 4) Juliano Moro, 26; 5) Tiago Gonçalves, 25; 6) Afonso Bastos, 19; 7) Cássio Homem de Mello e Júlio Campos, 16; 9) Lucas Finger, 14; 10) Leonardo Vital, 13.

Pick Up Racing

A Pick Up Racing volta à pista para sua segunda prova do ano. O paranaense Júlio Campos, da AMD Racing (Mitsubishi), venceu a primeira, em Curitiba, em um final de prova espetacular, com quatro milésimos numa briga emocionante com o paulista Cadú Pasetti, da Gramacho Racing (Chevrolet). A terceira colocação ficou com Thiago Riberi, também da Gramacho Racing.

Os cinco mais bem colocados após a primeira etapa são os seguintes: 1) Júlio Campos (PR), 25 pontos; 2) Cadú Pasetti (SP), 20; 3) Thiago Riberi (SP), 16; 4) Sérgio Ramalho (PE), 14; 5) Fabrício Lançoni (SP), 12.

Torneio de Pit Stop

Cássio Eidt foi o vencedor do torneio de PitS top, realizado na tarde desta quinta-feira, na Praça Getúlio Vargas, uma das ações promocionais da quarta etapa da Copa Nextel Stock. Ele conseguiu trocar o pneu de um stock car em 1mnin10seg e, como prêmio estará no carro da Esso na volta de apresentação da prova, no domingo. “Nunca imaginei que um dia além de andar em carro da Stock Car eu estaria nele na hora da largada, agora só preciso conter a ansiedade e esperar o domingo chegar”, disse.

Cássio foi um dos quatro ouvintes da Rádio Atlântida que foram sorteados para participar do torneio. O evento contou com a participação de pilotos da categoria, Antonio Pizzonia, Paulo Salustiano, Diogo Pachenki, Sergio Ramalho, Lucas Finger e Eduardo Leite, que também atenderam aos vários fãs presentes.

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *