Pick-Up: Pilotos usam o Google para conhecer pista em Minas Gerais

Ferramenta é usada para ajudar pilotos a conhecer nova pista.

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas pessoas para desbravar virtualmente lugares até então desconhecidos agora está nas mãos dos pilotos da Pick-Up Racing. A equipe CKR Racing, que tem patrocÁ­nio da Cimed, da Konrad e da Diadora Aros, aproveita a facilidade proporcionada pelo Google Earth para conhecer o circuito Santa Luzia, de Minas Gerais, palco da próxima etapa da categoria, que ocorre no dia 8 de junho.

“Com o programa foi possÁ­vel conhecer um pouco das caracterÁ­sticas da pista, como a largura e o terreno em que ela se encontra”, explica Giovani Bianchessi, responsável pela telemetria da equipe.

Outro dispositivo fundamental para melhorar o desempenho do piloto é a telemetria. O aparelho usado é o AIM, produzido pela empresa AIM Racing Data Power. Conectado ao computador ele repassa os dados para que possam ser analisados pela equipe e pelos pilotos. Como as picapes realizam poucas voltas durante o fim-de-semana – menos de 100 no total – a utilização dessas ferramentas tem sido importante. “Em pistas novas, ele desenha automaticamente o trajeto após duas ou três voltas. Quando recebemos os dados, comparamos os tempos dos pilotos, podendo melhorar o acerto do carro”, salienta Giovani Bianchessi.

Para o piloto Carlos Kray, as tecnologias implantadas nos carros são fundamentais para melhorar o rendimento da equipe: “É a forma mais exata de demonstrar onde o piloto está usando a melhor tangência e a melhor pilotagem”.

A utilização do AIM permite que, ao final de cada treino, o time discuta o que funcionou e o que precisa ser melhorado. “Nem sempre frear mais dentro da curva significa que estamos mais rápidos. É isso que o AIM nos informa: se ganhamos ou perdemos tempo mudando o ponto de frenagem”, acrescenta Kray.

Já o piloto Anderson Toso se vale de outra tecnologia para conhecer a pista: os simuladores. “Eu tenho um instalado em casa, onde treino em diversas pistas, como em Interlagos, onde já dei mais de mil voltas. É um simulador construÁ­do pela MC Competições e que utiliza o jogo R-Factor, muito próximo da realidade e que permite ter mais conhecimento das pistas que iremos competir durante a temporada”.