Porsche Cup: Cavaleiro Rodrigo Pessoa faz seu primeiro treino com o Porsche Challenge

Campeão olímpico de hipismo em 2004 disputará três corridas em 2011. Primeiro contato com o carro aconteceu em Interlagos.

Dos cavalos de hipismo para os 420 cavalos do motor do Porsche 911 GT3 Cup. Rodrigo Pessoa, campeão olímpico de hipismo nos jogos de Atenas, em 2004, acelerou pela primeira vez nesta terça-feira (04 de abril) o carro que usará em três corridas da categoria Porsche Challenge a partir de agosto. No teste, ele recebeu a orientação de Nonô Figueiredo, piloto consultor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Pessoa teve como maior objetivo conhecer o carro e suas reações, sem se preocupar em ser rápido. Na primeira saída, Pessoa fez algumas voltas no banco do passageiro, ao lado de Nonô; na segunda, eles inverteram posições. “O mais difícil é encontrar a coordenação certa nas mudanças de marcha, especialmente das mais altas para as mais baixas. Dei algumas voltas com o Nonô mostrando as coisas e isso foi muito útil para acelerar o aprendizado.” O teste chegou a ser interrompido pela chuva, mas logo o sol voltou a brilhar sobre Interlagos. Pessoa e Nonô voltaram à pista em carros separados para outras avaliações.

Nesta temporada, Rodrigo Pessoa disputará três corridas da categoria Challenge: Curitiba (20 de agosto), Rio de Janeiro (17 de setembro) e Interlagos (27 de novembro, esta disputada como preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1). Ele já pilotou karts em provas de longa duração e fez em 2006 um teste em Hockenheim com um Mercedes-Benz pilotado por Bernd Schneider no Campeonato Alemão de Turismo (DTM). “Mas agora é diferente: vou poder conhecer o carro e os limites mais a fundo”, explica.

Nonô, por sua vez, considera prematuro emitir um veredito baseado em apenas um dia de testes. Mas acredita que Pessoa tem bom potencial no automobilismo. “Todo carro de corrida requer atenção, concentração e disciplina. Para chegar a ser campeão olímpico, é preciso ter essas mesmas qualidades. Ele tem tudo para andar bem”, avalia o piloto de Stock Car e consultor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Nascido em Paris em 29 de novembro de 1972, Rodrigo Pessoa começou a montar aos quatro anos de idade e participou de sua primeira competição aos oito. Além da medalha de ouro olímpica (Atenas 2004), ele tem no currículo três títulos mundiais individuais (1998-1999-2000), campeão panamericano (2007) e duas medalhas de bronze olímpicas por equipes (Atlanta 1996 e Sidney 2000).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *