Porsche GT3 Brasil: Em treino emocionante, Constantino Júnior faz a primeira pole da temporada

Temporada começa com novo sistema de classificação no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

O novo sistema de classificação implantado pelo Porsche GT3 Cup Challenge Brasil para a temporada de 2009 fez com que a emoção das corridas se estendesse também para os treinos. E transformou a luta pela pole position em uma verdadeira batalha, da qual Constantino Júnior saiu-se vencedor com direito a novo recorde da pista: 1:23.083. As duas provas iniciais serão realizadas em Curitiba como preliminares do WTCC (Campeonato Mundial de Carros Turismo).

Inspirado na Fórmula 1, o novo sistema de classificação divide o treino em duas partes. Na primeira, andam todos os pilotos. Os dez primeiros classificados partem para o “Top 10” para definir as cinco primeiras filas do grid. No Qualifying 1, os 11 primeiros classificados ficaram no mesmo segundo. Passaram para o “Q2” Constantino, Tom Valle, Miguel Paludo, Ricardo Baptista, Guilherme FigueirÁ´a, Marcelo Ometto, Clemente Lunardi, Sérgio Ribas, Maurizio Billi e Otávio Mesquita, que terminaram nesta ordem. Marcel Visconde, o 11º colocado, fez exatamente o mesmo tempo de Mesquita (1:24.631), mas ficou com a pior posição porque sua marca foi obtida depois do concorrente, conforme determina o regulamento da FIA.

O Q2 teve três pilotos ocupando a pole position nas fases decisivas do treino. Ricardo Baptista foi o primeiro a marcar um bom tempo. Depois, Paludo e Constantino se revezaram na ponta, enquanto Baptista e Valle lutavam pelo terceiro lugar. Paludo fez um excelente tempo (1:23.600, o melhor do final de semana até ali) e parecia ter assegurado a pole. No último minuto do treino, Constantino conseguiu uma volta fantástica em 1:23.083, assegurando a posição de honra. Também no final, Baptista tomou o terceiro lugar de Valle.

O quinto lugar ficou com Sérgio Ribas, em um de seus melhores desempenhos. Mesquita, Lunardi, FigueirÁ´a, Billi e Ometto completaram os dez primeiros colocados. O novo sistema de classificação agradou Á  maioria dos pilotos. “Cria uma nova emoção: é preciso monitorar uma série de parâmetros para conseguir um bom lugar no grid. Consegui um tempo fantástico por uma combinação de fatores favoráveis”, explica.

A prova 1 tem largada prevista para as 10h20. O resultado desta prova define o grid da prova 2, que acontecerá Á s 14:35. As duas corridas tem duração prevista de 25 minutos mais uma volta.

O grid de largada para a primeira prova deste domingo é o seguinte:

Q1

1) 00-Constantino Júnior, 1:23.083, média de 160,10 km/h
2) 77-Miguel Paludo, 1:23.600
3) 27-Ricardo Baptista, 1:23.760
4) 99-Tom Valle, 1:23.807
5) 64-Sérgio Ribas, 1:24.007
6) 51-Otávio Mesquita, 1:24.147
7) 7-Clemente Lunardi, 1:24.251
8) 9-Guilherme FigueirÁ´a, 1:24.251
9) 34-Maurizio Billi, 1:24.281
10) 8-Marcelo Ometto, 1:24.719

Q2
11) 55-Marcel Visconde, 1:24.631
12) 52-Beto Posses, 1:24.666
13) 3-LuÁ­s Zattar, 1:25.005
14) 36-Charles Reed, 1:25.020
15) 5-AntÁ´nio Hermann, 1:25.042
16) 10-Adalberto Baptista, 1:26.026
17) 31-Marcos Barros, sem tempo