Porsche vence a final, mas Mercedes de Xandinho Negrão leva o tÁ­tulo do Império Endurance Brasil

Ricardo MaurÁ­cio e Marcel Visconde levaram a melhor nas Quatro Horas do Velopark, mas regularidade do piloto da Mercedes falou mais alto; Prova definiu outros seis campeões

Xandinho Negrão é o campeão do Império Endurance Brasil 2020! O piloto da Mercedes conquistou o tÁ­tulo neste final de semana ao cruzar a linha de chegada na terceira colocação das Quatro Horas do Velopark. A prova foi vencida por Marcel Visconde e Ricardo MaurÁ­cio, que competem a bordo de uma Porsche 911 GT3 R. O resultado também deu ao dono do carro #09 o tÁ­tulo da categoria GT3.

“Estou muito feliz com essa conquista. Foi um ano diferente: comecei correndo com meu primo André, depois com o Ricardo Zonta e o Ricardo Baptista e, no final, fizemos um trio muito legal nas últimas três etapas com meu pai (Xandy Negrão) e com o Andreas. É nosso terceiro ano na categoria e já conquistamos o bi da GT3 e, pela primeira vez, o tÁ­tulo na geral. Quero agradecer especialmente ao Andreas, que guiou muito, na chuva e no seco e fez três stints. Ele está de parabéns”, afirmou Xandinho após a prova.

A prova do Velopark ainda definiu outros seis campeões. Na P1, categoria que reúne os carros mais rápidos do grid, Henrique Assunção e Anderson Toso ficaram com a taça ao cruzarem a linha de chegada na primeira posição entre os protótipos, depois que Pedro Queirolo e David Muffato foram punidos por irregularidades em uma das paradas obrigatórias. A dupla, que competiu a maior parte do campeonato ao lado de Carlos Kray e Fernando Fortes, fez questão chamar os dois para comemorar a conquista inédita.Â

“Este é um tÁ­tulo que deve, sim, ser dividido por quatro. Foi a força deste quarteto, que esteve unido na maior parte das provas, que tornou possÁ­vel a conquista deste tÁ­tulo. Só tenho a agradecer aos meus companheiros, Á  toda equipe e Á  organização do campeonato por este momento fantástico”, afirmou Toso.

“Demorou para cair a ficha de que alcançamos o tÁ­tulo da categoria. Chegamos aqui tratando isso como uma possibilidade remota, mas o problema que o Queirolo e Muffato tiveram acabou nos colocando em condição de alcançar este troféu. E sem dúvida isso só foi possÁ­vel por conta da força e união do nosso quarteto”, completou Assunção.

Fortes, que participou das duas vitórias do quarteto que compete a bordo do protótipo AJR #175, comemorou a conquista: “Estou muito feliz por colaborar com este resultado. Foi um ano de muito aprendizado e de duas vitórias emocionantes aqui no Velopark. Estou muito feliz, tanto por mim, quanto por meus companheiros”, vibrou.

Kray, que competiu as etapas de Goiânia – onde os campeões ficaram em terceiro – e justamente no Velopark – palco da primeira vitória do time campeão – enalteceu a união do time: “Infelizmente tive que ficar fora de duas corridas por conta da Covid, mas o mais importante é de fato poder celebrar este momento em um time que é formado por grandes amigos”.

FAVORITOS CONFIRMAM TÁTULO DA P2 e P3

Com a ausência do protótipo Sigma comandado por Jindra Kraucher e Aldo Piedade Jr. da decisão, o trio formado por Rubens Ghisleni, Lucas e Hardy Kohl não precisava sequer alinhar no grid para ficar com o tÁ­tulo. No fim, confirmaram a taça com a segunda colocação na prova vencida por Fernando Poeta e Claudio Ricci.

“Chegamos aqui com o tÁ­tulo encaminhando, no fim nem precisávamos ter corrido. Mas tentamos buscar a vitória mesmo assim. Trabalhamos para isso. Infelizmente a vitória não veio, mas nossa regularidade foi essencial ao longo do ano”, afirmou Lucas Kohl, que ao lado do pai e de Ghisleni, venceu três das seis corridas da temporada.Â

“Fomos constantes. Tivemos problemas somente em uma corrida e por isso fomos coroados com o tÁ­tulo”, afirmou Ghisleni. “Da minha parte só tenho a agradecer aos meus parceiros que guiaram muito ao longo do ano. E parabenizar toda a organização do Império Endurance Brasil, que realizou um campeonato fantástico, mesmo em um ano tão difÁ­cil como foi 2020”, completou Hardy Kohl.

Na P3 o tÁ­tulo foi de Aldoir Sette, outro franco favorito, que também venceu metade das corridas da temporada. Neste sábado, cruzou a linha em segundo lugar ao lado do jovem Bruno Smielevsk. A vitória ficou com o trio formado por Bruna Tomaseli, Fernando Fortes e Fernando Ohashi. O resultado foi suficiente para assegurar a conquista inédita.

“Este é um tÁ­tulo que eu perseguia há muito tempo. É o 18º tÁ­tulo da minha carreira de piloto, somando com outras categorias. E são momentos como este que renovam nossas energias para seguir competindo e buscando troféus. Estou muito feliz e ansioso para buscar o bicampeonato em 2021”, afirmou Aldoir Sette na cerimÁ´nia de premiação do campeonato.

ESTREANTES CAMPEÁ•ES NA GT4 E GT4 LIGHT

A bordo de uma Mercedes AMG, Léo Sanchez e Átila Abreu dominaram a categoria GT4 em 2020. No total, a dupla que disputou a sua primeira temporada no Império Endurance Brasil ficou entre os três primeiros colocados em todas as seis provas que compuseram o calendário do campeonato. Em três delas foram vencedores: uma em Curitiba e duas no Velopark.

“Este foi nosso primeiro ano no Império Endurance Brasil e terminar a temporada com tÁ­tulo logo na estreia é muito gratificante. Só tenho a agradecer a todos que torceram por nós, Á  minha famÁ­lia, ao Átila e toda a organizção deste campeonato fantástico”, afirmou Sanchez.

“Conseguimos fazer uma grande corrida aqui no Velopark, não só confirmando o tÁ­tulo com mais uma vitória, mas também alcançando a quarta colocação na geral, nosso melhor resultado do ano. Estamos muito felizes e agora é trabalhar para o ano que vem. Certamente estaremos de volta e com surpresas”, completou Átila Abreu.Â

Já na GT4 Light, Tuca Antoniazi ficou com tÁ­tulo tendo conquistado apenas duas vitórias, justamente nas duas primeiras provas do campeonato. Depois, apostou na regularidade, ficando entre os três nas etapas do Velopark, Goiânia e Curitiba.  Desta forma, o modesto quinto lugar na grande final já foi suficiente para garantir a taça de campeão.Â

“Foi com emoção do inÁ­cio ao fim”, afirmou Antoniazi. “As Ginettas vinham mais rápido ao longo de toda a temporada, mas conseguimos ser mais regulares, completamos todas a provas e este foi o nosso diferencial para esta conquista. Agora é comemorar, porque a sensação ser campeão é maravilhosa”, finalizou on piloto.Â

PAI E FILHO DOMINAM A GT3 LIGHT

A festa de Natal da famÁ­lia Ribas, que compete a bordo de um Aston Martin, será com troféu de campeão exposto em lugar de destaque. Com a vitória deste final de semana, a dupla de pai e filho Sérgio e Guilherme Ribas coroou o amplo domÁ­nio que tiveram sobre a Ferrari de Ricardo Mendes e Tom Filho, principais rivais na briga pelo tÁ­tulo. No total, Sérgio e Guilherme Ribas conquistaram cinco vitórias em seis corridas.

“Foi um ano fantástico e temos que agradecer também ao reforço do Julio Campos nas etapas de Goiânia e de Curitiba. Ele foi muito importante não só guiando, mas também nos ajudando com toda a estratégia em todas as corridas”, afirmou Sérgio Ribas, “Estamos muito felizes com esta conquista, ainda mais em um ano tão difÁ­cil. Vencer em famÁ­lia é um prazer enorme também. Vamos comemorar muito esta conquista”, completou o filho.