Prévia do Grande PrÁªmio da Malásia: Sepang

O composto mais duro da gama de pneus 2013 da Pirelli estreia na Malásia, com uma cor totalmente nova. O pneu duro P Zero Laranja foi designado para Sepang juntamente com o médio P Zero Branco, já visto na Austrália.

Os dois compostos mais duros na gama da Pirelli são ideais para as temperaturas extremas e a superfÁ­cie abrasiva da Malásia. Sepang também é bem conhecido pelas suas chuvas torrenciais de monção, o que torna bastante provável que os pneus intermediários Cinturato Verde e de chuva forte Cinturato Azul serão vistos em algum momento ao longo do fim de semana.

“Eu poderia descrever Sepang como genuinamente extremo: tanto em termos de clima quanto de superfÁ­cie da pista. Isto significa que será um dos fins de semana mais exigentes para os pneus em todo o ano. Pela primeira vez veremos o novo composto duro Laranja na competição, cuja cor foi escolhida para torná-lo mais fácil de distinguir do médio Branco na televisão. A designação de pneus para a Malásia é a mesma do ano passado, mas os compostos agora oferecem mais desempenho e a degradação programada aumentou nesta temporada”, diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

“No ano passado, a estratégia vencedora foi a de três paradas, numa corrida mista, que teve pista molhada e seca, com final emocionante entre Fernando Alonso e Sergio Perez, numa disputa focada nos pneus. Podemos esperar três paradas novamente, mas mais uma vez, é provável que o clima dite as regras. Mesmo que não chova, os pilotos podem esperar umidade de 80% na região e temperatura ambiente de mais de 30 graus centÁ­grados”, completou Hembery.

O pneu do ponto de vista do circuito:

A Malásia apresenta uma das superfÁ­cies mais abrasivas na qual os carros vão competir em todo o ano, o que é parte da razão do porquê os dois compostos mais duros da gama foram nomeados.
O pneu duro P Zero Laranja tem uma janela de trabalho maior do que a o médio P Zero Branco. Isto faz com que formem uma combinação ideal, capaz de lidar bem com qualquer eventualidade. As caracterÁ­sticas de durabilidade do novo pneu rÁ­gido são próximas aos do pneu médio do ano passado, resultando em tempos de volta que são em torno de 0,4s a 0,5s mais rápidos do que a especificação dura de 2012.
A pista de Sepang é construÁ­da sobre o que era antigamente um pântano, com uma superfÁ­cie essencialmente desigual. No entanto, o asfalto foi refeito em 2007, o que suavizou a maioria das ondulações – embora algumas permaneçam.
No ano passado, os compostos duro e médio também foram escolhidos para o GP da Malásia. Os cinco melhores pilotos adotaram uma estratégia de três paradas: intermediário-chuva-intermediário-slick. Bruno Senna por sua vez, em quinto lugar, parou quatro vezes.
Notas técnicas dos pneus:

A pista da Malásia coloca pesadas demandas laterais sobre os pneus, é a segunda maior carga lateral do ano, depois de Barcelona. Isso pode levar Á  acumulação de calor no interior do pneu, o qual pode atingir um máximo de 130 graus centÁ­grados.
Os treinos no Grande Prêmio da Malásia, no passado, foram frequentemente interrompidos pela chuva forte, e a corrida foi suspensa no inÁ­cio de 2009, com apenas metade dos pontos sendo distribuÁ­dos. Este ano a Pirelli tem uma nova especificação do composto intermediário Cinturato Verde e do pneu para chuva forte Cinturato Azul, com uma nova construção projetada para melhorar a tração e prevenir patinagens.
Embora os nÁ­veis de aderência sejam altos na Malásia, a chuva frequente tem o efeito de lavar o emborrachamento da pista durante a noite, o que significa que muitas vezes há uma superfÁ­cie “verde” no inÁ­cio de cada sessão. Embora uma trilha seca possa emergir rapidamente por causa das altas temperaturas ambientes, a drenagem de Sepang não é particularmente boa, o que pode levar Á  acumulação de água em poças.