Racing Festival: Trofeo Linea e F-Futuro Fiat abrem treinos em Curitiba

Pilotos podem encontrar pista molhada nos preparativos para a penúltima etapa

Ao contrário desta quinta-feira, marcada pelo tempo firme, calor moderado e céu sem nuvens, é grande a possibilidade de que pilotos do Trofeo Linea e da Fórmula Futuro Fiat encontrem a pista molhada na abertura dos treinos livres da quinta e penúltima rodada dupla da temporada. A meteorologia prevê chuvas não apenas ao longo da sexta-feira, mas também durante o restante do final de semana na região de Pinhais, onde fica o Autódromo Internacional de Curitiba.

No Trofeo Linea, o desafio é impedir que a enorme vantagem livrada pelo atual campeão e líder Cacá Bueno (Itaú/GT) se transforme na conquista antecipada do título. Cacá soma 90 pontos contra 57 dos mais diretos perseguidores, o irmão e companheiro de equipe Popó e Allam Khodair (Itaú/Sinal). Se fechar o domingo com 36 a mais que o segundo colocado, aplicando-se o descarte dos dois piores resultados, nem precisará das provas do fechamento do calendário no Velopark (RS) no fim de outubro para chegar ao bi. “Se o título vier, ótimo, mas a meta aqui é administrar a diferença”, disfarça o vencedor de quatro das oito corridas disputadas.

O problema é que os adversários não estão tão otimistas com a possibilidade de adiar a definição. “Precisamos tirar muitos pontos dele, e isso não será fácil”, resume Christian Fittipaldi, 7º colocado com 30 pontos. Em meio à montagem dos boxes da Fitttipaldi Racing e enquanto aguardava a chamada para testar o novo motor que equipará o Trofeo Linea em 2012, o ex-piloto da Fórmula 1 e Fórmula Indy começava a imaginar uma forma de voltar ao pódio depois dos dois quinto lugares na rodada mais recente em Interlagos. O quarto colocado, Giuliano Losacco (Pater Racing), é outro que prefere deixar as contas de lado. “Tenho de pensar apenas em fazer a minha parte”, sintetiza, animado com a vitória – a segunda na categoria e a primeira neste ano – em São Paulo.

Se no Trofeo Linea o caminho à frente de Cacá Bueno parece dos mais tranquilos, na Fórmula Futuro Fiat o jogo ainda está completamente aberto. O “local” John Louis, único veterano do segundo ano da escolinha criada por Felipe Massa, lidera com 91 pontos, contra 83 do mineiro Guilherme Silva e 74 do carioca Luir Miranda. Louis venceu três provas, correrá em casa, mas não está disposto a baixar a guarda. Nesta quinta-feira, depois de visitar o Hospital Pequeno Príncipe na companhia dos meninos da categoria, dos pilotos do Trofeo Linea e conhecer a fábrica da Fiat Powertrain em Campo Largo, Louis correu aos boxes para acompanhar os trabalhos em seu carro.

“Curitiba é uma pista curta, então o equilíbrio entre os competidores deverá ser maior ainda. Então qualquer detalhe pode fazer a diferença e por isso acho importante ver a montagem do carro, checar se está tudo ok, conversar com os mecânicos”, disse Louis. Silva ficou impressionado com a tecnologia empregada na unidade da Fiat Powertrain. “Vimos uma estrutura incrível hoje. A fábrica é muito organizada e moderna, e o curioso para mim foi ver que existem poucas pessoas trabalhando na montagem dos 800 motores que saem dali diariamente, quase toda feita por robôs. Os trabalhadores estão lá para garantir o bom funcionamento das máquinas”. Sobre as provas do fim de semana na capital paranaense, Silva disse que espera tirar a diferença de oito pontos que o separa da liderança. “Fiz uma dia e meio de treinos aqui em Curitiba, o que considero pouco, mas pelo que conversei com os outros pilotos ninguém tem muita quilometragem nessa pista. Até mesmo o John, que correu a temporada passada, justamente em Curitiba perdeu os treinos livres por estar em uma competição de kart. Então, com todo mundo no mesmo nível de conhecimento da pista, espero aproveitar bem os treinos livres para levar vantagem na classificação e corridas.”

A programação desta sexta-feira em Pinhais:

10h30-11h00 – Fórmula Futuro Fiat (1º treino livre)
11h10-11h40 – Trofeo Linea (1º treino livre)
13h30-14h00 – Fórmula Futuro Fiat (2º treino livre)
14h10-15h10 – Trofeo Linea (2º treino livre)
16h40-17h10 – Fórmula Futuro Fiat (3º treino livre)

Ingressos poderão ser retirados nas bilheterias do autódromo no sábado (das 8 às 17 horas) e no domingo (das 8 às 14 h)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *