Racing Festival: Trofeo Linea e F-Futuro Fiat abrem treinos em Curitiba

Pilotos podem encontrar pista molhada nos preparativos para a penúltima etapa

Ao contrário desta quinta-feira, marcada pelo tempo firme, calor moderado e céu sem nuvens, é grande a possibilidade de que pilotos do Trofeo Linea e da Fórmula Futuro Fiat encontrem a pista molhada na abertura dos treinos livres da quinta e penúltima rodada dupla da temporada. A meteorologia prevê chuvas não apenas ao longo da sexta-feira, mas também durante o restante do final de semana na região de Pinhais, onde fica o Autódromo Internacional de Curitiba.

No Trofeo Linea, o desafio é impedir que a enorme vantagem livrada pelo atual campeão e lÁ­der Cacá Bueno (Itaú/GT) se transforme na conquista antecipada do tÁ­tulo. Cacá soma 90 pontos contra 57 dos mais diretos perseguidores, o irmão e companheiro de equipe Popó e Allam Khodair (Itaú/Sinal). Se fechar o domingo com 36 a mais que o segundo colocado, aplicando-se o descarte dos dois piores resultados, nem precisará das provas do fechamento do calendário no Velopark (RS) no fim de outubro para chegar ao bi. “Se o tÁ­tulo vier, ótimo, mas a meta aqui é administrar a diferença”, disfarça o vencedor de quatro das oito corridas disputadas.

O problema é que os adversários não estão tão otimistas com a possibilidade de adiar a definição. “Precisamos tirar muitos pontos dele, e isso não será fácil”, resume Christian Fittipaldi, 7º colocado com 30 pontos. Em meio Á  montagem dos boxes da Fitttipaldi Racing e enquanto aguardava a chamada para testar o novo motor que equipará o Trofeo Linea em 2012, o ex-piloto da Fórmula 1 e Fórmula Indy começava a imaginar uma forma de voltar ao pódio depois dos dois quinto lugares na rodada mais recente em Interlagos. O quarto colocado, Giuliano Losacco (Pater Racing), é outro que prefere deixar as contas de lado. “Tenho de pensar apenas em fazer a minha parte”, sintetiza, animado com a vitória – a segunda na categoria e a primeira neste ano – em São Paulo.

Se no Trofeo Linea o caminho Á  frente de Cacá Bueno parece dos mais tranquilos, na Fórmula Futuro Fiat o jogo ainda está completamente aberto. O “local” John Louis, único veterano do segundo ano da escolinha criada por Felipe Massa, lidera com 91 pontos, contra 83 do mineiro Guilherme Silva e 74 do carioca Luir Miranda. Louis venceu três provas, correrá em casa, mas não está disposto a baixar a guarda. Nesta quinta-feira, depois de visitar o Hospital Pequeno PrÁ­ncipe na companhia dos meninos da categoria, dos pilotos do Trofeo Linea e conhecer a fábrica da Fiat Powertrain em Campo Largo, Louis correu aos boxes para acompanhar os trabalhos em seu carro.

“Curitiba é uma pista curta, então o equilÁ­brio entre os competidores deverá ser maior ainda. Então qualquer detalhe pode fazer a diferença e por isso acho importante ver a montagem do carro, checar se está tudo ok, conversar com os mecânicos”, disse Louis. Silva ficou impressionado com a tecnologia empregada na unidade da Fiat Powertrain. “Vimos uma estrutura incrÁ­vel hoje. A fábrica é muito organizada e moderna, e o curioso para mim foi ver que existem poucas pessoas trabalhando na montagem dos 800 motores que saem dali diariamente, quase toda feita por robÁ´s. Os trabalhadores estão lá para garantir o bom funcionamento das máquinas”. Sobre as provas do fim de semana na capital paranaense, Silva disse que espera tirar a diferença de oito pontos que o separa da liderança. “Fiz uma dia e meio de treinos aqui em Curitiba, o que considero pouco, mas pelo que conversei com os outros pilotos ninguém tem muita quilometragem nessa pista. Até mesmo o John, que correu a temporada passada, justamente em Curitiba perdeu os treinos livres por estar em uma competição de kart. Então, com todo mundo no mesmo nÁ­vel de conhecimento da pista, espero aproveitar bem os treinos livres para levar vantagem na classificação e corridas.”

A programação desta sexta-feira em Pinhais:

10h30-11h00 – Fórmula Futuro Fiat (1º treino livre)
11h10-11h40 – Trofeo Linea (1º treino livre)
13h30-14h00 – Fórmula Futuro Fiat (2º treino livre)
14h10-15h10 – Trofeo Linea (2º treino livre)
16h40-17h10 – Fórmula Futuro Fiat (3º treino livre)

Ingressos poderão ser retirados nas bilheterias do autódromo no sábado (das 8 Á s 17 horas) e no domingo (das 8 Á s 14 h)